banners
Ok, tudo depende da sua profissão ou do que está querendo fazer.

Trago aqui este tema por ver milhares de pessoas reclamando de quem vive gravando videos na vertical. Eu mesmo já falei com um fabricante sobre a vantagem de termos 2 câmeras ou uma câmera rotativa que possamos usar o celular na vertical mas a gravação ser feita na horizontal.

Uma das vantagens de gravar na vertical e essa é a principal razão que os leigos o fazem é a firmeza e estabilidade de gravar na vertical, quando se grava na horizontal temos de usar as duas mãos para não tremer tanto. Outra razão é o que se pretende fazer com o vídeo, se é só para mostrar aos amigos e ficar sempre no celular ou mesmo tablet, vale sim a pena gravar na vertical, pois para ver o vídeo basta segurar novamente o celular com uma mão.
Entrando agora numa parte mais técnica, grande parte dos objetos são na vertical ou tem lados perfeitamente vertical, como uma moto por exemplo, até mesmo nós somos na vertical dos pés a cabeça e é neste ponto que quero dar exemplos.
As lojas de roupa são o grande exemplo disso, basta irmos a um shopping para vermos essa vantagem, os desfiles são gravados na vertical porque tem mais linhas (full HD fica com 1920 na vertical e 1080 na Horizontal) e depois na tv montada na vertical na loja vai parecer uma tv com o dobro do tamanho. Veja exemplos abaixo.
pic 2

91577bcbead6f5fafdbdc9704ec9eae0

92e24465a6322bdcda0abfd1604c3d9e

Alem deste uso e não sei se seria essa a intenção do Tim Burton, gravando ou fotografando, no carnaval do Rio, a gravação na vertical de uma pessoa possibilita gravar de corpo inteiro sem ter de recuar, assim como encher a imagem com outros assuntos que não lhe interessam. Se depois quiser usar a imagem para retirar um frame, ao gravar uma pessoa na vertical dos pés a cabeça vai ter 1920 linhas, enquanto se gravar na horizontal dos pés a cabeça vai ter apenas 1080 linhas.
Por isso cada um grava como gosta e viva a liberdade de criação 🙂

Segue 2 exemplos de vantagens de gravar na vertical sem ter de recuar:
v1

v2

Premiado Diretor de Fotografia e filmmaker que vive em Bauru, São Paulo Estudou cinema na New York Film Academy; AIC Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Fez Direção de Fotografia de diversos Longas Metragens e Documentários que foram exibidos na TV e participaram em festivais nacionais como Festival de Brasilia, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival de Gramado, É tudo Verdade e festivais internacionais como: Festival Internacional Fronteiras, Festival de Cinema Los Angeles, Festival Internacional Del Nuevo Cine Latino-Americano Havana/Cuba, Cineteca Nacional do México, Festival FILMAR (Genebra/ Suíça ), Festin em Lisboa/Portugal. Destaque para o filme "Fome" que entrou em cartaz em 2016 em 10 cidades em 7 estados.

5 COMENTÁRIOS

  1. Hoje comentei isto: Um dos concelhos legais para quem produz conteúdo para youtube, é que veja a plataforma na qual os vídeos tem mais views, caso seja o smartphone pense em produzir vídeos na vertical para fazer testes já que a forma mais confortável de segurar o celular é naturalmente a vertical. Então filmar na vertical pode ser sim algo bom para muitos conteúdos. Eu consumo conteúdo de vídeo já na cama com meu celular, e é um saco segurar o celular na horizontal.