Um dos grandes problemas que vivemos nos dias de hoje é saber exatamente a diferença entre o que os fabricantes de hardware falam e o resultado que vamos ter no software que usamos. Além deste problema ainda temos o problema que todas as marcas só fazem demonstrações e publicidades direcionadas aos gamers ficando a nós editores a busca pelo mundo nebuloso da YouTube onde vemos especialistas que a primeira coisa que fazem quando compram uma nova placa ou notebook é fazer um vídeo do open box outro da instalação e logo em seguida um review falando como se já usassem há meses.
No entanto com as horas perdidas vendo diversos reviews conseguimos chegar ao dominador comum e ele é o Dell XPS de 15 polegadas. Nos testes que considerei melhores para edição sempre apareceu tanto o modelo atual como o do ano passado.

Como nota em relação a Apple e com dor no coração a Apple se transformou no que eles mais lotavam e criticavam que era a IBM por a IBM vender caro e não arriscar em nada. Hoje a Apple está presa ao passado e tem medo de apostar, vemos varias coisas que eles trazem como novidade como a barra de toque nos Notebook Pro em vez das teclas F1 a F12 mas o Windows ja tem há vários anos toque na tela que é bem mais pratico e fácil que estar tocando e procurando onde ficam os icons na barra, ou até as inovações no iPhone. Hoje usamos Apple por causa dos softwares que ou saem primeiro ou são exclusivos para MAC / IOS e é isso que nos prende a marca, o desenvolvimento de terceiros.
Outra coisa que notei é o quanto as lojas estão obsoletas. Na minha ultima ida a NAB Show em Las Vegas fui na Apple Store comprar um iPad para um amigo e levei a foto com o modelo e preço, entrei e fui imediatamente atendido por uma menina que pediu o meu nome e nada mais, vendo que não me perguntava o que queria disse que queria o ipad … ela me interrompeu dizendo que já estava na fila de atendimento e dai a pouco vinha alguém me atender, esperei uns minutos e até vi as caixas do iPad que pretendia, quando veio o cara me atender ele fez o pedido no iPhone dele e ficou ali do meu lado falando da vida, perguntei se poderia pegar a caixa mas ele me falou que o pedido já tinha sido feito e assim que estivesse pronto ele recebia uma mensagem, mais uns minutos se passaram e finalmente ele foi buscar a caixa, estive quase 20 minutos na loja usando 3 pessoas onde se fosse noutra loja estaria pouco mais de 2 minutos.

Vamos então aos testes:

Teste 1, janeiro 2017
O primeiro, feito por Lee Morris, um consagrado fotografo e proprietário da  Fstoppers.com usou 5 notebooks testando apenas o Premiere CC 2017.1. Ele transferiu o mesmo projeto para os 5 computadores e mandou exportar com as mesmas configurações e codificação.

Dell XPS 15 9550 i7 6700HQ, 16 GB RAM, GTX 960M; Surface Book i7 – 6600U, 16 GB RAM, GTX 965; HP Zbook Studio G4 i7 7700HQ, 16 GB RAM, Quadro M1200;Dell Inspiron 15 7000; i7 7700HQ;16 GB RAM;GTX 1050 Ti; MacBook Pro 15-Inch i7 7700HQ;16 GB RAM; Radeon Pro 555

Resultados (Menor tempo é melhor)
Surpreendentemente, o computador mais antigo, o Dell XPS 15, conseguiu tornar a filmagem mais rápida e o novo MacBook Pro foi de longe o mais lento.

1. Dell XPS 15 9550: 3:35
2. Dell Inspiron 15 7000: 3:44
3. HP Zbook Studio G4: 4:35
4. Surface Book: 5:01
5. MacBook Pro 15-Inch: 6:04

Ok os Apple fans poderão dizer que tem a aceleração GPU no Windows pelas placas Nvidia mas ele fez novamente o teste com a aceleração GPU desativada e deu praticamente os mesmos resultados.

Conclusão:
Os novos processadores Kaby Lake intel que vem nestes caríssimos notebooks não fazem grande diferença, sobretudo se analisarmos pelo Adobe Premiere que até estão piores e pode comprovar isso em diversos testes de benchmark. Mas claro que temos de destacar que um notebook de um ano e meio deu melhores resultados que os que chegaram ha um mes no mercado com novos processadores e placa gráfica com mais memoria. Por isso a grande conclusão deste primeiro teste é que nem sempre o computador mais caro é o melhor para edição.

Teste 2, janeiro 2017

neste segundo teste, feito pelo youtuber Max Yuryev, foram testados 3 modelos:
Macbook Pro 2016 2,6GHz i7, 512GB SSD, 16GB RAM, 460 4G $2800
Razer Blade 2,6GHz i7, 512GB SSD, 16GB RAM, GTX1060 6GB $2000
DELL XPS 9550 2,6GHz i7, 1TB SSD, 32GB RAM, GTX960M 2GB $2500

Resultados:
Nestes testes destaco o fato que ele usou o programa que dá para instalar Windows 10 no MAC e surpreendentemente o windows 10 no macbook pro tem melhor desempenho não so no Premiere mas  também teste de multi-core, GPU (FPS), pontuação no execução de jogo e frames por segundo. Outro teste que ele fez MUITO importante é o teste usando a bateria ou ligado na energia e ai os notebooks quando ligados na bateria tem um desempenho pior enquanto o Macbook Pro mantém os resultados.

Testes:
Transcoding 5 minutos de video para H.265, Dell XPS foi o melhor , mas 15 minutos ambos tiveram o mesmo resultado.
Estatização de imagem no Premiere 4k 20 segundos, Macbook Pro foi o mais rápido, nos teste de 4K 5 minutos os resultados foram muito proximos embora quando usando a energia o Razer foi 5 minutos mais rapido que o Macbook Pro e 1 minuto mais rápido que o DELL. Testes de 5 minutos de vídeo em Full HD o Razer foi o mais rápido quando ligado na energia com 3:22 minutos contra 6:47 minutos do MacBook Pro, ou 5:21 minutos quando usando Windows 10 e 5:15 no DELL ligado na energia, mas quando usa a bateria gastou 6:08 minutos enquanto o DELL na bateria apenas gastou mais 18 segundos fazendo o tempo de 5:33.

Teste 3 e 3a, fevereiro e junho de 2017

Realizados por Western Gents United entre o MacBook Pro 15 com touch bar e Dell XPS 9560
Teste 3 de tempo de renderização no Premiere e encoder num outro programa de desconheço conta o final cut X

Teste 3a renderização video RED 8K Premiere vs Final Cut pro X . Normalmente quando trabalhamos com arquivos da fotográficas da Sony, Canon , Panasonic que usam o H264  temos uma renderização mais rápida no FCPx no entanto quando entra em arquivos com outro tipo de codec ele é bem mais lento que o Première o Davinci Resolve.

Teste 4 Dezembro de 2016

Teste realizado por Justin Brown 15” Macbook Pro 2016 vs 15” Macbook Pro 2015 vs Dell XPS 15 

Premiado Diretor de Fotografia e filmmaker que vive em Bauru, São Paulo Estudou cinema na New York Film Academy; AIC Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Fez Direção de Fotografia de diversos Longas Metragens e Documentários que foram exibidos na TV e participaram em festivais nacionais como Festival de Brasilia, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival de Gramado, É tudo Verdade e festivais internacionais como: Festival Internacional Fronteiras, Festival de Cinema Los Angeles, Festival Internacional Del Nuevo Cine Latino-Americano Havana/Cuba, Cineteca Nacional do México, Festival FILMAR (Genebra/ Suíça ), Festin em Lisboa/Portugal. Destaque para o filme "Fome" que entrou em cartaz em 2016 em 10 cidades em 7 estados.

19 COMENTÁRIOS