A Canon apresentou duas novas filmadoras profissionais 4k com sensor de 1 polegada e 12 stops e zoom de 15x equivalente a uma lente 25.5-382.5mm , a XF400 e a XF405 a preço baixo direcionadas a quem faz jornalismo, videos corporativos e industriais de baixo orçamento, a partir de $3000 USD.

Embora o preço seja bom não quer dizer que as características sejam fracas, ela grava em 4:2:2 em todos os modos exceto a 50/60p que grava a 4:2:0 35Mbps. Quanto a cor ela grava em full HD em 10-bit e em 4K a 8-bit com um bitrate de 150Mbps em 4K usando o codec  XF-AVC. Quanto a câmera lenta ela grava a 120fps em fullhd

Premiado Diretor de Fotografia e filmmaker que vive em Bauru, São Paulo Estudou cinema na New York Film Academy; AIC Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Fez Direção de Fotografia de diversos Longas Metragens e Documentários que foram exibidos na TV e participaram em festivais nacionais como Festival de Brasilia, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival de Gramado, É tudo Verdade e festivais internacionais como: Festival Internacional Fronteiras, Festival de Cinema Los Angeles, Festival Internacional Del Nuevo Cine Latino-Americano Havana/Cuba, Cineteca Nacional do México, Festival FILMAR (Genebra/ Suíça ), Festin em Lisboa/Portugal. Destaque para o filme "Fome" que entrou em cartaz em 2016 em 10 cidades em 7 estados.