Um erro muito comum cometido por cinegrafistas iniciantes é o de ignorar o Sound Design .

O design de som trás para qualquer vida para qualquer filme e pode ser a cereja do bolo. Quantos filmes que nos lembramos so por causa do design de som ou quantas vezes pulamos da cadeira por causa dele. Por isso não negligencie o som ou ache uma perca de tempo. Se lembre, um som ruim acaba com um filme.

Por isso a Cinecom fez este vídeo com 5 dicas mostrando como melhoras o design de som do seu filme.
(video em inglês)

Um excelente exemplo para de um design de som perfeito é o filme Dunkirk de Christopher Nolan . Este filme sobre a Segunda Guerra Mundial, mostra a história dos soldados britânicos que estão presos nas praias de Dunkirk. O filme combina imagens de luta excelentes e um design de som ainda mais intenso. Os editores de som fizeram um trabalho impressionante trazendo o filme à vida com sons hiper-realistas. Eles criam uma trilha sonora rica, densa e imersiva que incorpora ambientes difíceis e situações perigosas.

Mas o que fez esse design de som tão bom e intenso? Qual é o segredo dele? Bem, é bastante simples, eles fizeram uso de ilusão auditiva chamada The Shepard Tone. Neste vídeo abaixo, eles o explicam de modo simples.
(video em inglês)

COMPARTILHAR
Premiado Diretor de Fotografia e filmmaker que vive em Bauru, São Paulo Estudou cinema na New York Film Academy; AIC Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Fez Direção de Fotografia de diversos Longas Metragens e Documentários que foram exibidos na TV e participaram em festivais nacionais como Festival de Brasilia, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival de Gramado, É tudo Verdade e festivais internacionais como: Festival Internacional Fronteiras, Festival de Cinema Los Angeles, Festival Internacional Del Nuevo Cine Latino-Americano Havana/Cuba, Cineteca Nacional do México, Festival FILMAR (Genebra/ Suíça ), Festin em Lisboa/Portugal. Destaque para o filme "Fome" que entrou em cartaz em 2016 em 10 cidades em 7 estados.