A câmera broadcast profissional mais acessível e flexível do mundo para HD e Ultra HD!

A Blackmagic Design anunciou hoje o lançamento da URSA Broadcast, uma nova câmera broadcast profissional de ponta, desenvolvida tanto para programas de estúdio quanto produções ao vivo. A URSA Broadcast funciona com lentes B4 HD broadcast existentes, tanto para produções HD quanto Ultra HD, e conta com sensor 4K, grande alcance dinâmico de vídeo expandido, botões e controles tradicionais externos tradicionais, filtros ND ópticos integrados, gravadores duplos de CFast e SD e muito mais. A Blackmagic URSA Broadcast está disponível agora por apenas US$ 3,495 através de revendedores Blackmagic Design no mundo todo.


A URSA Broadcast é duas câmeras em uma: uma câmera de campo incrível para filmagens no estilo UPJ e trabalhos de programação, e também uma câmera de estúdio profissional. A câmera possui controles broadcast tradicionais e uma qualidade de imagem sensacional, tudo em um design compacto que é ideal para trabalhos de produção exigentes com ritmo acelerado. O segredo é o novo modo de vídeo expandido da URSA Broadcast, que capta imagens incríveis com tons de pele precisos e cores vibrantes. Assim, os clientes não precisam fazer correção de cores antes de levar as imagens ao ar, o que torna a URSA Broadcast perfeita para noticiários, esportes ao vivo, programas de bate-papo, competições e muito mais. Com a URSA Broadcast, os usuários podem filmar, editar e levar suas histórias ao ar mais rápido que nunca.

A URSA Broadcast também foi desenvolvida para trabalhar com equipamentos e sistemas tradicionais que os teledifusores profissionais já possuem. Por exemplo, os clientes podem utilizar suas lentes B4 HD e Ultra HD com a URSA Broadcast. Ao contrário de outras câmeras broadcast, a URSA Broadcast grava vídeos 1080i ou 2160p em cartões SD, UHS-II e CFast acessíveis, utilizando arquivos padrão .mov e, futuramante, .mxf, que será adicionado via atualizações. A URSA Broadcast utiliza os formatos de gravação DNx145, DNx220X ou ProRes, então o vídeo não precisa ser copiado ou transcodificado. Isso agiliza o trabalho com vídeos da URSA Broadcast, já que é compatível com praticamente todos os sistemas broadcast e programas de edição existentes.

O encaixe de lente B4 e o sensor correspondente da URSA Broadcast oferecem profundidade de campo mais ampla, assim os clientes broadcast podem filmar sem refocalizar constantemente. O encaixe de lente possui um sistema óptico de alta precisão com correção de aberração esférica desenvolvido especialmente para adequar-se ao sensor da câmera. O encaixe de ?” permite que o usuário use lentes HD ou Ultra HD existentes. Como as lentes B4 são parfocais e possuem uma profundidade de campo extremamente ampla, a imagem permanece focalizada durante a ampliação e redução do zoom. Ou seja, os usuários podem trabalhar com mais rapidez, pois não é necessário trocar lentes ou refocalizar entre primeiros planos, planos médios ou gerais. A URSA Broadcast também suporta comando eletrônico completo de lentes B4 para que os usuários possam ajustar o foco, a íris e o zoom usando os controles da câmera ou remotamente com um switcher ATEM ou ATEM Camera Control Panel. Além disso, os clientes podem trocar o encaixe de lente B4 padrão por um encaixe opcional EF, PL ou PL para utilizar de tudo, desde lentes fotográficas de baixo custo até lentes cinematográficas de tamanho grande.

A URSA Broadcast conta com um sensor de imagem 4K de alta qualidade e um novo modo de vídeo expandido com faixa dinâmica e fidelidade de cores aprimorada. O sensor foi desenvolvido tanto para HD quanto Ultra HD, produzindo imagens com textura e detalhes refinados, tons de pele precisos, cores vibrantes e grande alcance dinâmico. As imagens da URSA Broadcast foram desenvolvidas para utilização sem necessidade de correção de cores adicional. Isto agiliza a edição, o que é fundamental em ambientes broadcast com ritmo acelerado. O sensor de alta resolução é uma grande vantagem, mesmo trabalhando em HD, porque capacita o processamento subpixel de imagem e suavização, resultando em imagens supernítidas.

A URSA Broadcast foi desenvolvida para ser a câmera mais resistente e com o maior número de recursos disponível. Ela inclui tudo que os clientes precisam em um corpo compacto e portátil de liga de magnésio que é sólido e leve o suficiente para uso em qualquer lugar. Há um display de status LCD externo de alta visibilidade para verificar as informações críticas de filmagem, uma tela de toque desdobrável para a análise de planos de imagem sem a necessidade de um monitor de set extra, conexões profissionais, como 12G-SDI e áudio XLR, microfones estéreo embutidos, entre outros. Além disso, todos os controles da câmera são redundantes, incluindo a alimentação, assim, se qualquer coisa der errado em campo, a câmera ainda pode ser usada.

A URSA Broadcast também inclui filtros de densidade neutra (ND) com compensação IR para rapidamente reduzir a quantidade de luz entrando na câmera. Os filtros de 1/4, 1/16 e 1/64 stops foram especialmente desenvolvidos para corresponder à colorimetria da câmera e oferecer latitude adicional, mesmo sob condições de iluminação adversas. Isso permite que os clientes utilizem diferentes combinações da abertura e do ângulo do obturador para obter uma profundidade de campo mais rasa ou níveis específicos de desfoque de movimento em uma variedade mais ampla de situações. Os filtros IR compensam uniformemente os comprimentos de onda tanto do vermelho distante quanto do infravermelho para eliminar a contaminação IR. E os filtros ND são verdadeiros filtros ópticos com um mecanismo de precisão que os posiciona rapidamente no lugar quando o controle giratório do filtro ND é rodado.

A Blackmagic URSA Broadcast coloca os botões de controle, chaves, botões giratórios e dials na parte externa da câmera, oferecendo acesso direto às configurações de câmera mais importantes. Os controles estão dispostos de maneira lógica, sendo fáceis de lembrar, assim os cinegrafistas podem operar a câmera sem ter que olhar para os botões, procurar por menus ou tirar os olhos da ação. O LCD de status de alta visibilidade também exibe informações como código de tempo, configurações do obturador e das lentes, bateria, status de gravação e níveis de áudio. O display de status inclui retroiluminação e foi desenvolvido para ser visto com facilidade tanto em estúdios pouco iluminados quanto ao ar livre sob luz solar direta.

A URSA Broadcast inclui gravadores duplos de C-Fast 2.0 e SD/UHS II. Ambos os tipos de mídias são padrão, não proprietárias, acessíveis e comumente disponíveis na maioria das lojas de eletrônicos. Os usuários podem gravar arquivos DNxHD 220X, DNxHD 145 ou ProRes de 10 bits e qualidade profissional com metadados, tornando a URSA Broadcast fácil de integrar aos fluxos de trabalho e infraestrutura broadcast existentes. A URSA Broadcast também é capaz de gravar arquivos CinemaDNG RAW de 12 bits sem perda que são compatíveis com fluxos de trabalho de pós-produção de alto nível. Com compartimentos duplos para cada tipo de mídia, a URSA Broadcast oferece gravadores redundantes e gravação ininterrupta. Quando o primeiro cartão estiver cheio, a gravação continua no próximo cartão automaticamente, assim ele pode ser trocado enquanto a gravação continua no outro.

 

A URSA Broadcast utiliza conectores padrão da indústria televisiva, de forma que os usuários não precisam de cabos caros e proprietários. A câmera conta com conexões 12G-SDI multitaxa para saída de vídeo e entrada de alimentação de retorno de programa. Ambas as conexões alternam a velocidade automaticamente para trabalhar com todos os formatos HD e Ultra HD de até 2160p60 com um único cabo. Além disso, a URSA Broadcast inclui saída de monitoramento HD-SDI, 2 entradas LANC, áudio XLR balanceado com alimentação fantasma, código de tempo e entrada de sincronização. Um conector Hirose de 12 pinos fornece comando de lentes broadcast digitais e analógicas para alimentar e controlar lentes SD, HD e Ultra HD. Também há uma conexão de alimentação com XLR de 4 pinos e alimentação DC de 12 V e uma saída de monitoramento HD-SDI que podem ser utilizadas para plugar visores eletrônicos Blackmagic ou monitores de terceiros.

A Blackmagic Design também criou uma linha completa de acessórios que foram especificamente concebidos para funcionamento perfeito com a URSA Broadcast. Os clientes podem acrescentar um Blackmagic URSA Viewfinder ou um Blackmagic URSA Studio Viewfinder de 7 polegadas. Também há encaixes para microfone, placas de bateria V-Lock e Gold padrão, encaixes de lente opcionais e muito mais. Os novos modelos Blackmagic Camera Fiber Converter, Blackmagic Studio Fiber Converter e ATEM Camera Control Panel permitem que os clientes montem uma cadeia completa de câmeras broadcast por centenas de milhares de dólares a menos que as cadeias de câmera tradicionais. Os conversores de fibra permitem que os usuários estendam e alimentem suas câmeras a até 2 km de distância utilizando cabos de fibra óptica no padrão SMPTE. Isso inclui uma alimentação de câmera Ultra HD, 3 alimentações de retorno HD, controles de câmera ao vivo comuns com múltiplos canais de intercomunicação e conexões para headsets de intercomunicação padrão da indústria televisiva, tudo em um design IP compacto baseado em vídeo que permite conexão e controle a partir de um switcher de produção ao vivo.

“A URSA Broadcast permite que os clientes tirem o máximo proveito do seu investimento em câmeras e lentes, pois ela pode ser redefinida e utilizada em qualquer tipo de projeto, seja no estúdio ou em campo. É como ter duas câmeras em uma”, disse Grant Petty, diretor executivo da Blackmagic Design. “A URSA Broadcast é interessante porque traz a tecnologia das câmeras broadcast profissionais de ponta ao alcance de todos, desde os produtores AV e webcasters até os profissionais de teledifusão, pelo mesmo preço de uma DSLR comum.”

Principais Recursos da Blackmagic URSA Broadcast

  • Sensor 4K, faixa dinâmica de vídeo expandido, controles e botões externos tradicionais, filtros ND ópticos integrados, gravadores duplos de cartões CFast e SD.
  • Câmera broadcast HD e Ultra HD avançada com encaixe B4 de ?”.
  • Novo modo de vídeo expandido com faixa dinâmica e fidelidade de cores aprimorada, além de textura e detalhes impressionantes, tons de pele precisos, cores vibrantes e grande alcance dinâmico.
  • Suporte completo para comando eletrônico de lentes B4 para ajuste de foco, íris e zoom usando os controles da câmera, ou remotamente com um switcher ATEM ou ATEM Camera Control Panel.
  • Gravadores CFast e SD/UHS-II duplos integrados que permitem gravações de alta qualidade sem limites de duração.
  • Gravação de vídeos 1080i ou 2160p em arquivos padrão .mov utilizando DNx145, DNx220X ou ProRes para compatibilidade com fluxos de trabalho e infraestrutura broadcast existentes. O padrão de arquivo .mxf será adicionado em atualizações futuras.
  • Suporte para DNxHD 220X, DNxHD 145, Apple ProRes 4444 XQ QuickTime, ProRes 4444 QuickTime, ProRes 422 HQ QuickTime, ProRes 422 QuickTime, ProRes 422 LT QuickTime e ProRes 422 Proxy QuickTime, CinemaDNG RAW, CinemaDNG RAW 3:1, CinemaDNG RAW 4:1.
  • Filtros ND de 1/4, 1/16 e 1/64 stops de alta qualidade com compensação IR desenvolvidos especificamente para corresponder à colorimetria e ciência de cores da URSA Broadcast.
  • Controles completamente redundantes, incluindo controles broadcast externos que oferecem acesso direto às configurações de câmera mais importantes como chave de alimentação externa, roda de filtros ND, ISO, obturador, balanço de branco, botão de gravação, controles de ganho de áudio, controle de lente e transporte, botão de alta taxa de quadro e muito mais.
  • Encaixe de lentes B4 intercambiável incluído como padrão. Encaixes EF, PL e F opcionais disponíveis separadamente.
  • Display de status para verificação rápida do código de tempo, configurações do obturador e das lentes, bateria, status de gravação e níveis de áudio.
  • Inclui todas as conexões padrão, incluindo entradas duplas de áudio XLR de mic/linha com alimentação fantasma, 12G-SDI para o monitoramento com sobreposição gráfica para status da câmera e um XLR de 4 pinos separado para a alimentação de visores, além de jack para fone de ouvido, LANC para comando remoto e conexão de 4 pinos padrão para a alimentação DC de 12 V.
  • Microfones estéreo de alta qualidade integrados para gravação de som.
  • Tela de toque de 4 polegadas desdobrável para monitoramento no set e configurações de menu.
  • Blackmagic SDI Control Protocol para controle externo ou controle por iPad via Bluetooth®, 2 x LANC de 2.5 mm para controle de lente e gravação.

Disponibilidade e Preço

A Blackmagic URSA Broadcast está disponível agora por apenas US$ 3,495 através de revendedores Blackmagic Design no mundo todo.

Acessórios para Blackmagic URSA Broadcast

  • Blackmagic Camera Fiber Converter.
  • Blackmagic Studio Fiber Converter.
  • ATEM Camera Control Panel (disponível em 2018).
  • Blackmagic URSA Broadcast Shoulder Kit, com rosetas integradas, suporte para trilhos e trava rápida integrada para tripé e alça superior.
  • Blackmagic URSA Viewfinder, um visor de alta resolução que inclui um display OLED em full HD e um sistema óptico em vidro para o foco perfeito.
  • Blackmagic URSA Studio Viewfinder, incluindo tela de 7”, suporte articulável de tensão variável, suporte para as mãos, controles externos e muito mais.
  • URSA VLock Battery Plate, que oferece compatibilidade com baterias de terceiros.
  • Encaixe intercambiável para lentes EF, F e PL.

Imagens para Imprensa

Fotos da Blackmagic URSA Broadcast e de todos os outros produtos da Blackmagic Design estão disponíveis em www.blackmagicdesign.com/br/media/images

Sobre a Blackmagic Design

A Blackmagic Design cria os melhores produtos do mundo para edição de vídeo, câmeras digitais cinematográficas, corretores de cor, conversores de vídeo, equipamentos de monitoramento de vídeo, roteadores, switchers de produção ao vivo, gravadores de disco, monitores de forma de onda e escâneres de filme em tempo real para as indústrias de longas-metragens, pós-produção e transmissão televisiva. As placas de captura DeckLink da Blackmagic Design introduziram uma revolução de qualidade e acessibilidade na pós-produção, enquanto seus produtos de correção de cor DaVinci, premiados com o Emmy™, dominam a indústria do cinema e da televisão desde 1984. A Blackmagic Design continua oferecendo inovações revolucionárias, incluindo os produtos 6G-SDI e 12G-SDI e fluxos de trabalho em 3D estereoscópico e Ultra HD. Fundada por líderes mundiais na engenharia e edição de pós-produção, a Blackmagic Design possui escritórios nos Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Singapura e Austrália.