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Em novembro de 2012 comprei a minha primeira câmera Full Frame. Embora tenha feito vários trabalhos com a 5D mark II, não ha nada como lidar todos os dias com uma.

Esse meu contato diário me fez reparar num problema que deve acontecer a quem, como eu, passou os últimos anos trabalhando com câmeras com sensor APS-C, que é o caso da Canon 7D e 60D. Para quem ainda não sabe, o sensor APS-C dá um zoom nas lentes de 1.6x, ou seja uma lente de 50mm passa a ser uma lente de 80mm. Com isto, habituado a usar a 24-70mm nas APS-C, que na realidade fica uma 38-112mm, sempre que quero fazer uma imagem a 70mm verifico de novo para a lente ou tento rodar mais para confirmar se está mesmo nos 70mm. A imagem dos 70mm numa Full Frame como a 6D, é equivale á imagem a 44mm na 7D ou 60D, isso me obriga a dar vários passos em frente para conseguir a imagem pretendida, por isso que as lentes 135mm e a 70-200mm são muito usadas e indispensáveis nas câmeras full frame.

zoom2
Outro problema de adaptação tem a ver com o posicionamento do zoom digital de 5X e 10X, aquele que fica no canto superior esquerdo nas 5D mkII, 7D, 60D, T4i, etc e nos ajuda muito a fazer o foco. Na 6D esse botão existe mas tem outra função, o botão de zoom digital para o foco está posicionado do lado da tela como pode ver na imagem a cima. Esse “problema” surgiu na 5D mark III, onde foi colocado lado esquerdo da tela.

wb
Outro problema que encontrei na 6D é o balanço de brancos, este muito parecido com o que temos na 60D. Para ajustar o Kelvin tem de se clicar em ‘Q’ depois ‘INFO’ ajustar na roda o valor, clicar em ‘SET’ e por fim ‘Q’. Nas 5D ou mesmo na 7D esse botão de WB está no topo como pode confirma na imagem a cima.

Quanto ao aplicativo da Canon para Smartphones, ele não funciona no modo vídeo, por isso é inútil.

Preços:
Para mim, acho a diferença de preços entre os modelos correta, até acho até que a diferença de preço entre a 6D e 5D mark II poderia ser maior.
O que ganhamos em ter uma 5D mark III( US$3,499 promoção $3,149) para a 6D(US$2,099 promoção $1,860)
– A 5D mark III tem muito menos moiré e aliasing (raramente aparece)
– Saída para phones
– 2 entradas de cartão de memória
– Em Abril terá saída limpa via HDMI a 4:2:2
– Tela com 3’2 polegadas contra a 3′ da 6D. Parecendo que não, deu uma boa diferença lado a lado.
– Shutter speed máximo 1/8000 contra 1/4000 da 6D
– Botão direto para o balanço de brancos.
– Proteção da tela de vidro, na 6D é de plástico

O que ganhamos em ter a 6D(US$2,099 promoção $1,860) comparando com a 5D mark II (US$2,199 promoção $1,799)
– Nova tecnologia, a 5D tem mais de 4 anos
– Qualidade de imagem com ISO superior a 3200
– Gravação com menos compressão em All-I como a 5D mark III
– Pelo que me pareceu nos testes tem mais latitude (observe os prédios as fundo no escuro)
– Timecode para sincronismo de várias câmeras
– tela com mais pixels e mais qualidade
O que a 5D mark II é melhor em comparação á 6D
– Shutter speed máximo 1/8000 contra 1/4000 da 6D
– Cartão de memória CF, a 6D é SD

Nota final:
Para quem quiser fazer um bom investimento a melhor, sem duvida é a 5D mark III, mas se estiver com dinheiro contado ou quiser investir numa lente boa, porque lentes são para toda a vida, invista na 6D, ela tem os problemas de aliasing e moiré, mas vamos pensar um pouco, se virmos na internet os melhores vídeos até hoje foram feitos com 5D mark II , 7D ou mesmo 60D, cameras que tem esse problema e que não apareceram nos vídeos. Se trabalha com publicidade pode ser um problema, mas se trabalha com cinema tem a chance de trocar uma roupa ou não ter o foco nesses objetos que fazem o aliasing ou moiré. Para quem faz casamentos acho que passa despercebido aos noivos.

fotografia-(3)
Os testes foram feitos em São Paulo.
Uma noite na Paulista e um mês depois perto da Locall.
Voltei para fazer os testes pois sempre vi na internet que o comportamento da 6D com ISOs altos era melhor que a mark III. Como pensei que tinha feito algo errado( estava sozinho na paulista depois da meia noite, com as 3 câmeras e varias lentes como duas 85mm 1,2 L, 35mm 1.4 L e 24-70mm) pudesse ter escapado alguma configuração. Um mês depois refiz os testes e o resultado foi o mesmo.
Todas as câmeras estavam com a mesma abertura, ISO, PS em Neutro e mesma lente, a Canon 50mm 1.2

Agradeço a elitecam pelo empréstimo das câmeras e lentes e ao Flávio Terra.

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