Com as filmagens do “Cromossomo 21″dei-me conta que a luz do super aquecimento nunca apareceu na 60D, enquanto na 7D foram quatro vezes, isto em mais de um mês de filmagens. Podia ser o acaso ou posição das câmeras etc, etc nem liguei muito pois bastava desligar tirar a bateria e ligar de novo a 7D e problema resolvido perdendo simplesmente uns 10 segundos nessa operação.
Ontem andando na net depareime com este teste no vimeo com o título “Canon 60D Teste de Resistencia”(vídeo a baixo).
Neste teste Jason Myres colocou a 60D gravando continuamente durante mais de oito horas para saber quantos vídeos consecotivos a Canon 60D poderia fazer sem aparecer o sinal de super aquecimento.

Configurações:
Vídeo: 1920x1080p / 30fps (29.97) H.264
Modo: Automatic w/ “Tungsten” White Balance

Cartões de memória: SanDisk 8GB Extreme classe 6 SDHC

Processo: Cada vídeo foi gravado até o limite de 4.28GB (cerca de ~ 12min.) Uma vez que a câmera parou de gravar. A temperatura do cartão SD girava em torno de 38 graus C depois de cada gravação. Demorou entre 40 a 60 segundos fazendo a troca de cartões, depois foi ficando mais rápido.
O procedimento de troca do cartão, basicamente, foi assim:

-Alterar o número do cartão.
-Ejetar o cartão da 60D.
-Iniciar a transferência dos dados do cartão para o computador atual.
-Inserção e cartão novo formatado.
-Iniciar a próxima gravação.
Leitura da temperatura da câmera e ambiente. Essa leitura foi feita com um termômetro infravermelho Ryobi.

Os dados foram coletados no início de cada gravação, mantendo o termômetro infravermelho 1-2 cm da superfície de ensaio.
Durante o ensaio, a temperatura ambiente da sala foi mantida entre 21-26 graus.
A temperratura da Handycam Sony (usada para gravar a 60D) atingiu um pico de cerca de 42 graus
Cada bateria LP-E6 durou cerca de 11 ou 12 vídeos, o que equivale a cerca de 140 minutos de gravação.

21 COMENTÁRIOS

  1. Interessante que trabalhamos dois meses atrás com a T2i (a ESQUENTADA!) em área aberta bem debaixo do sol, estava um tempo muito quente, de vez em quando vinham algumas nuvens para aliviar o pessoal da produção rsrs. Ficamos impressionados por ela não travar e nem se queixar de aquecimento. E olha que algumas imagens captadas foram 1080 60P.

    Estamos satisfeitos com a T2i. Ainda não travou com aquecimento.

  2. Bom saber que pode continuar gravando.

    Eu tava num casamento filmando com a 7D e qdo deu o sinal de temperatura, parei de gravar, desliguei e esperei um pouco. Ela deu sinal 2 vezes, estava super quente e o cartão pegando fogo.

    Dá proxima vez vou continuar gravando mesmo com o aviso pra ver o que acontece. Agora retirar a bateria e continuar acho arriscado. Vcs sempre fazem isso?

  3. A minha 7D com firmware 1.2.3 continua esquentando, a 30 e 24 fps não chega a desligar mas a 60fps desliga.
    Será que se eu reinstalar o firmware resolve o problema?

    Recentemente comprei a 60D e estou feliz da vida, lcd articulado é show, não esquentou nenhuma vez, o cartão SDHC é mais barato e a qualidade é a mesma da 7D, quanto ao corpo ser de plástico, não me incomoda porque voce não vai sair batendo ou derrubando a camera né?
    tá aprovadissima!

  4. Bom eu tenho uma 60D e estou feliz. Já trabalhei com 7D e 5D mark ii. 60D e 7D são praticamente idênticas 7D leva vantagem em alguma coisa. porem nem uma nem outra chega perto da tão deseja 5D mark ii só não tenho uma porque as condições não permitem. porem com a 60d ou a 7d com um bom jogo de lentes pode se aproximar.

    5D MARK II é a melhor do mercado sem duvidas. A canon elaborou este cmos de 35mm que foi genial.

  5. Ola amigos tenho uma 7d e uma 60D uso mas em eventos a 60d pelo visor ,e cara as diferenças estao no corpo e velocidade nao vejo a hora de me desfazer da 7d e ficar so com a 60d a canon criou diferenças muito bobas ,se voces querem qualidade e pouco custo va de 60D sempre vou a eventos,festas, no cristo redentor e pao de açucar vejo muita 60d se esta informaçao foi utiu vejo no meu ponto de vista a canon que encher os bolsos,e as diferenças sao muito bobas, a diferença do corpo de plastico da 60d sao minimas e ninguem vai jogar a camera no chao certo ou seja se quiser jogar dinheiro fora e encher o bolso da canon pense ,um abraço a todos.

  6. Independente do cartão usado a 60D ou a t2i ou qualquer outra canon só vai gravar continuamente 12 minutos, pois o sistema de gravação do cartão é o fat 32 e este aceita somente arquivos de no max. 4gb. A T2i ou qualquer outra canon não grava em 1080 60p. Somente a sony nex-fs100 grava em 1080 60p, em seu codec sem vergonha AVCHD de 24mbps. Tanto a t2i como a T3i são esquentadeiras mesmo, mas percebi que dependendo do cartão usado ela não esquenta. Acredito que o cartão vagabundo, por esquentar de mais, transfere o calor para o sensor que fica muito proximo ao slot SD.