Depois de esperar e desesperar pela Blackmagic Production Camera 4K, ela finalmente chegou ao mercado e com uma ótima noticia, seu preço descera US $1000. No entanto… não era só essa surpresa que a câmera nos reservava.
Assim que as primeiras câmeras foram sendo entregues tivemos bastantes elogios a sua qualidade e alguns comentários alarmantes.
Um dos “problemas” apresentados por usuários e que me chamou bastante a atenção é que esta camera tem um péssimo ISO comparado as câmeras concorrentes, só se usa ISO a 200 e 400, o ISO a 800 já dá muito ruido e ao contrario de cameras com a ARRI Alexa em que nos ISOs muito altos ela dá um ruido que parece película e por isso perfeitamente usável, a BMPC4K dá um ruido bem desagradável como podem ver no vídeo a baixo.
video_800

video_400
Outro problema na BMPC4K é os conhecidos blooming ou pontos negros, que também vieram nas primeiras Pocket e foram resolvidos com atualização de firmware (Veja a baixo vários exemplos).
zqgh
BgtKMffIgAEJPmR

Outro problema estranho que está acontecendo com algumas BMPC4K e que foi relado pelo Sebastian Wober, tem a ver com o sensor. Segundo ele conta, em todas as imagens captadas aparecerem centenas de pontos brancos (confira imagem a baixo), Esses dead pixels se notavam principalmente nas areas escuras e com pouca luz. Ele entrou em contato com a Blackmagic Design para obter algum feedback sobre o assunto e eles rapidamente lhe enviaram uma nova. Assim que recebeu , a primeira coisa foi fazer esse teste de dead pixels e infelizmente o problema continuou. No entanto duas horas depois voltaram a fazer o mesmo teste e os pixels brancos tinham desaparecido completamente!
Ele não sabe o que fez desaparecer esses pixels brancos e ainda espera por uma resposta de Blackmagic.
bm4k_scr_both(Imagem antes e 2 horas depois)
Alem disso ainda temos problemas que se conseguem contornar externamente , que é o caso da bateria interna que dura 90 minutos, temos de usar praticamente sempre uma bateria externa e a não formatação do SSD na câmera , temos de formatar o SSD no computador.

No entanto esta camera tem bastantes pontos positivos, principalmente se conseguir chegar a 1600 de ISO.

Alguns videos interessantes feitos com ela:
Comparando BMPC 4K / ARRI-ALEXA

Comparando BMPC 4K / Canon C100

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá, sei este este post é antigo, porém, continua atual. Tenho uma BMPC 4K e estou com todos estes problemas citados acima, além de algumas linhas verticais na imagem quando gravo em 4K Pro Res HQ em baixas exposições. Existe alguma maneira de diminuir estes problema das linhas verticais e os ruídos?