A Blackmagic Design anunciou hoje a Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K, uma nova câmera digital cinematográfica portátil com sensor de imagem Super 35 6K HDR completo, 13 stops de faixa dinâmica, um encaixe de lente EF e ISO nativo duplo de até 25.600 para desempenho incrível sob pouca iluminação. O novo modelo dá seguimento à popularidade da Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K, porém com sensor Super 35 de resolução 6K que proporciona uma qualidade de imagem superior. O modelo com encaixe de lentes EF é compatível com uma ampla gama de lentes de fabricantes como Canon, Zeiss, Sigma e Schneider.

A Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K está disponível agora por US$ 2,495 (excluindo taxas) através de revendedores Blackmagic Design no mundo todo.

Principais Recursos da Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K

  • Perfeita para filmes independentes, documentários, blogues e muito mais.
  • Desenvolvida em um corpo composto de fibra de carbono e policarbonato.
  • Empunhadura multifunção permite uso com uma das mãos.
  • 2 modelos com 6K a 6144 x 3456 e 4K a 4096 x 2160.
  • Compatível com lentes MFT ou EF.
  • 13 stops de ampla faixa dinâmica para looks cinematográficos.
  • ISO de até 25.600 para desempenho incrível sob pouca iluminação.
  • Gravação em resolução completa a até 60 fps ou 120 fps janelado.
  • Formatos de arquivo abertos compatíveis com programas populares.
  • Gravadores de cartões SD, UHS-II e CFast integrados.
  • Incrível qualidade de gravação Blackmagic RAW.
  • Tela de toque de 5” integrada possibilita focalizar com precisão durante gravações em 6K.
  • SO Blackmagic também utilizado nas câmeras URSA Mini e URSA Broadcast.
  • Inclui ciência de cores Blackmagic de quarta geração.
  • Inclui saída HDMI de tamanho grande para monitoramento com sobreposições de status.
  • Entrada miniXLR profissional com 48 V de alimentação fantasma.
  • LUTs 3D podem ser aplicadas tanto no monitoramento quanto na gravação.
  • Porta USB-C permite gravação direta em unidades externas.
  • Gerador de código de tempo integrado para sincronizar filmagens multicâmera.
  • Compatibilidade com captura de fotogramas de até 21,2 megapixels.
  • Localizada em 11 idiomas populares.
  • Compatibilidade com controle remoto de câmera via Bluetooth.
  • Alimentação via entrada DC 12 V e capacidade de recarregar baterias via USB-C.
  • Inclui DaVinci Resolve Studio completo para pós-produção.

Disponibilidade e Preço

A Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K está disponível agora por US$ 2,495 (excluindo taxas) através de revendedores Blackmagic Design no mundo todo.

O design elegante da Blackmagic Pocket Cinema Camera inclui um número incrível de recursos de cinema digital de ponta em um corpo portátil e miniaturizado. Feita de fibra de carbono e policarbonato, a câmera conta com uma empunhadura multifunção que coloca todos os controles de gravação, ISO, balanço de branco e ângulo do obturador na ponta dos dedos. Por se tratar de uma câmera digital cinematográfica avançada, o sensor foi desenvolvido para reduzir o ruído térmico, proporcionando sombras mais limpas e ISO mais elevado. Além disso, o LCD de 5 polegadas permite obter o foco perfeito em resoluções 4K e 6K.

Com um sensor Super 35 6144 x 3456 e encaixe de lentes EF, a Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K suporta lentes fotográficas EF maiores para que os clientes possam criar imagens cinematográficas com profundidade de campo mais rasa, fundos desfocados criativos e efeitos bokeh sofisticados. Isto significa que eles podem filmar em 6K e, depois, na pós-produção, usar zoom e reenquadrar para a criação de planos gerais e close-ups, tudo a partir de uma única câmera e sem perda de qualidade da imagem.

Tanto a Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K quanto a 6K possuem incríveis 13 stops de alcance dinâmico, o que significa que elas preservam mais detalhes nas áreas mais claras e escuras de uma imagem do que as câmeras de vídeo comuns. Isso permite aos clientes definir a exposição para uma cena interna, como um café, e manter os detalhes da luz brilhante do lado de fora entrando pela janela. Eles obtêm ainda mais cores do que o espaço de cor DCI-P3 padrão usado nos longas-metragens.

A Blackmagic Pocket Cinema Camera possui ISO de ganho duplo de até 25.600, o que significa que os modelos 4K e 6K são otimizados para minimizar granulação e ruídos em imagens, mantendo o alcance dinâmico completo do sensor. O ISO nativo de 400 é ideal para cenas com iluminação no set. O ganho é definido automaticamente conforme os clientes ajustam a configuração ISO na câmera, portanto é fácil captar imagens incríveis mesmo quando não houver tempo para instalar luzes.

O novo modelo 6K grava até 50 fps em 6144 x 3456 a 16:9, 60 fps em 6144 x 2560 a 2.4:1 ou 60 fps em 5744 x 3024 a 17:9. Para taxas de quadro mais elevadas, é possível janelar o sensor e gravar até 120 fps em 2.8K 2868 x 1512 a 17:9. Também é possível trabalhar em 6:5 anamórfico usando lentes anamórficas em 3.7K 3728 x 3104 a 60 fps.

A Blackmagic Pocket Cinema Camera usa formatos de arquivo de padrão aberto, assim os clientes não desperdiçam tempo transcodificando mídias. A Blackmagic Pocket Cinema Camera grava arquivos padrão da indústria, Apple ProRes de 10 bits em todos os formatos de até 4K ou Blackmagic RAW de 12 bits em todos os formatos de até 6K. E o melhor de tudo, os arquivos de mídia funcionam em todos os sistemas operacionais, portanto os clientes podem formatar cartões e discos de mídia em HFS+ para Mac e ExFAT para Windows.

A Blackmagic Pocket Cinema Camera possui gravadores de cartão CFast e SD UHS-II integrados, além de uma porta de expansão USB-C para gravação direta em discos externos. É possível usar cartões SD comuns para HD, enquanto os cartões UHS-II e CFast de alto desempenho podem ser usados para 4K e 6K nativo ao usar Blackmagic RAW. Imagine captar mais de uma hora de imagens 6K de resolução completa em um único cartão SD UHS-II de 256 GB.

O Blackmagic RAW é um novo formato revolucionário desenvolvido para captar e preservar a qualidade dos dados do sensor da câmera. Formatos de vídeo como H.264 são altamente compactados, além de adicionarem ruídos e artefatos estranhos e causarem perda definitiva de detalhes do sensor original. O Blackmagic RAW elimina este problema e oferece imagens impressionantes com detalhes e cores incríveis em toda a pipeline de produção, da câmera à edição, colorização e masterização. O codec também salva configurações de câmera como metadados para que os clientes possam ajustar os valores de ISO, balanço de branco e exposição na câmera ou substitui-los mais tarde sem nenhuma perda de qualidade. Os arquivos Blackmagic RAW também são pequenos e rápidos de usar, ou seja, fáceis de trabalhar.

A traseira da Blackmagic Pocket Cinema Camera inclui uma tela de toque de 5 polegadas ampla e brilhante que facilita o enquadramento dos planos de imagem e o foco de alta precisão. É como contar com um Blackmagic Video Assist integrado à câmera. A tela de toque exibe informações críticas durante a filmagem, além de oferecer menus de configuração de câmera e controles intuitivos para focar com o toque. As sobreposições de tela mostram status, histograma, indicadores de foco e pico, níveis, guias de enquadramento, controles de reprodução e muito mais.

Com o SO Blackmagic avançado, os clientes dispõem de um sistema operacional de câmera intuitivo e fácil de usar que utiliza tecnologia de última geração. A interface usa gestos de toque e deslizamento simples para o ajuste de configurações, inserção de metadados e visualização do status de gravação. Os clientes também têm controle total sobre recursos de câmera avançados, como ferramentas de foco e exposição, LUTs 3D, HDR, entrada de metadados, código de tempo, configurações Blackmagic RAW e muito mais.

Com a mesma ciência de cores de quarta geração do modelo topo de linha URSA Mini Pro G2, a Pocket Cinema Camera oferece tons de pele precisos e cores fiéis em cada plano de imagem. A ciência de cores de quarta geração da Blackmagic usa uma curva de gama dinâmica de 12 bits complexa desenvolvida para captar mais dados de cores nos realces e sombras, para que os usuários obtenham imagens com aparência superior. A ciência de cores também cuida de parte do complexo processamento de imagem do Blackmagic RAW, de modo que os dados de cores e faixa dinâmica do sensor são preservados por meio de metadados que podem ser usados na pós-produção.

A câmera inclui um conector HDMI de tamanho grande para monitoramento com suporte para HDR e saída de 10 bits limpa. Há também uma conexão miniXLR com alimentação fantasma de 48 volts para encaixe de microfones profissionais, uma entrada de 3,5 mm para microfones de câmeras de vídeo e um conector de alimentação DC profissional com trava.

Câmeras digitais cinematográficas gravam em um espaço de cor logarítmico para preservar o alcance dinâmico, o que é ótimo para pós-produção, mas esses arquivos podem ser exibidos com menos contraste e saturação quando visualizados em um monitor. As LUTs 3D resolvem este problema, pois permitem que os clientes apliquem um “look” ao monitor para ter uma ideia de como ficarão as imagens durante a edição. A Pocket Cinema Camera é compatível com arquivos LUT 3D de 17 e 33 pontos padrão da indústria, mas também é possível trabalhar com as LUTs incluídas, como Extended Video, Film to Video, Film to Rec.2020 e muito mais.

Os clientes também contam com recursos de câmeras profissionais, como o gerador de código de tempo, que permite filmar com mais de uma câmera e manter perfeita sincronia. Basta ligar um gerador de código de tempo externo como o Tentacle Sync no conector de áudio de 3,5 mm e a câmera detectará automaticamente o timecode e fará o casamento com o gerador interno. Agora, cada câmera pode iniciar e parar a gravação e todos os planos de imagem de todas as câmeras terão o mesmo código de tempo. Imagine filmar um festival de música com várias câmeras itinerantes! E o melhor de tudo, o novo DaVinci Resolve 16.1 irá automaticamente encontrar e sincronizar as imagens de todas as câmeras para que os clientes não desperdicem tempo organizando milhares de planos de imagem.

A Blackmagic Pocket Cinema Camera utiliza baterias padrão LP-E6 removíveis e também conta com um conector de alimentação DC com trava para que o usuário nunca precise se preocupar com perda de energia no meio de uma filmagem. O kit de alimentação AC incluso pode ser utilizado para alimentar a câmera e carregar a bateria simultaneamente. A porta de expansão USB-C também pode ser usada para carregar a bateria a partir de carregadores portáteis, carregadores de celulares ou até mesmo o seu laptop. Também é possível adicionar um Blackmagic Pocket Battery Grip opcional, que permite utilizar duas baterias e estender o tempo de uso da câmera significativamente.

Os modelos Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K e 6K incluem uma versão completa do DaVinci Resolve Studio, que é o mesmo software usado em Hollywood para criar longas-metragens de ponta, seriados de TV, comerciais e muito mais. O DaVinci Resolve inclui uma nova página de corte revolucionária com ferramentas de edição inteligentes e recursos inovadores, concebidos para ajudar o usuário a encontrar rapidamente as imagens necessárias, editá-las em conjunto e realizar a entrega com rapidez. Além da nova página de corte, os clientes obtêm as lendárias ferramentas de edição profissional, correção de cores avançada, pós de áudio e efeitos visuais do DaVinci, tudo em um único aplicativo de software.

“A Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K inclui o imageamento 6K e a compatibilidade com lentes EF que os clientes vinham pedindo”, disse Grant Petty, diretor executivo da Blackmagic Design. “Ela tem todos os recursos incríveis do modelo 4K que os clientes adoram, mas agora adiciona montagem EF, resolução 6K para imagens de qualidade ainda maior e muito mais. Além disso, com os recursos de assistência de vídeo integrados, os clientes não precisam adquirir e transportar equipamentos extras. O DaVinci Resolve Studio também está incluído, transformando a câmera em uma solução completa que permite que qualquer pessoa seja criativa e conte uma história”.