A sigma apresentou hoje oficialmente as lentes E-mount Sony e L-mount que anunciamos ontem,. São elas a Sigma 35mm f/1.2 FE de US $1,499.00, a Sigma 14-24mm f/2.8 FE de US $1,399.00 e a Sigma 45mm f/2.8 FE de US $549.00. Mas isso não foi tudo, no final apresentaram a menor camera full frame do mundo e com características muito boas para quem quer trabalhar com ela no modo vídeo.

A nova camera é a Sigma FP (Fortissimo Pianissimo) full frame chega com um sensor Bayer de 24MP L-mount e deverá chegar ao mercado na primavera.
Quanto ao que nos interessa que é modo video ela grava a 4k UHD H.264 no modo all-i ou GOP a  23.98p, 25p ou 29.97p e full HD a 23.98p, 25p, 29.97p, 59.94p, 100p ou 119.88p. Mas se usar um SSD externo usando USB 3.1 (GEN1) poderá gravar em Raw CinemaDNG bruto em 8, 10 ou 12 bits ou usando um gravador externo via HDMI fica limitado a 4:2:2 8-bit. A Sigma ja anunciou que o ATOMOS Ninja Inferno e o Blackmagic Video Assist 4K  vão ter suporte para a camera.
Atenção: a função de visualizar a gravação na camera será implementada posteriormente com uma atualização de firmware, para que, a partir do seu lançamento, já se possa gravar em CinemaDNG.

 

SIGMA recria um novo Sistema de câmara. A câmara full-frame de bolso mais pequena e leve do mundo chegou ao Mercado

O ambiente em volta da fotografia e da criação de arte encontra-se em mudança radical. Atualmente quando um utilizador tem a possibilidade de ter uma câmara com objetivas intermutáveis e uma câmara de um smartphone, usa-las com flexibilidade consoante os seus propósitos, com esta realidade a SIGMA parou e questionou o real valor de uma câmara digital.

Como resultado, a SIGMA colocou o desafio de desenvolver uma câmara digital orientada para o utilizador que reflita a ideia de “como a câmara deve ser” de forma mais flexível e focada na realidade do dia a dia, sem se conformar com os padrões e ideias dos fabricantes que se encontram focados numa visão centrada em categorização de câmaras e hierarquia.

Full-frame de bolso ?Impressionante portabilidade e poder

O “mais pequeno e leve corpo possível” com que cada um possa expressar a sua criatividade quando quiser, combinado com um “sensor full-frame” que se coaduna com ocasiões sérias e profissionais sem comprometer a qualidade de imagem, e “uma qualidade soberba de construção” que faz desta câmara o link perfeito para usar com um sistema de objetivas de alta-performance.

Escalável ? Escalabilidade versátil

Um “sistema aberto e liberal” que permite usar a câmara com objetivas e acessórios, quer sejam da SIGMA ou de outras marcas, utilizando um conjunto de adaptadores, completa a noção de “escalabilidade versátil” que torna a câmara adaptável a qualquer tipo de cenários.

Intuitivo ? Ecrã Completo, liberando funcionalidades de captação de imagem

Um “Interface (UI) altamente intuitiva” que permite mover de modo de imagem em ecrã completo para modo de filmagem cine só com um dedo, tornando-se numa “ferramenta intuitiva e realmente criativa” que vai para além das diferenças de estilo e de género.

Tornando uma prioridade conseguir juntar estes três conceitos e sem necessitar mudanças, a SIGMA selecionou somente os elementos e mecanismos que são realmente necessários sem comprometer a criação da SIGMA fp como a “nova câmara digital que a SIGMA pode oferecer atualmente”.

É um corpo de câmara que muda a sua configuração com grande flexibilidade focada no utilizador. É uma ferramenta que permite ao utilizador ter o prazer de experimentar uma nova forma de utilização da câmara que lhe permitirá descobrir novas formas de se expressar. É um novo sistema de câmara que vem mudar o paradigma das “câmaras digitais”. A SIGMA fp foi criada para levar o potencial da “captação de imagem” ao infinito.

A Câmara full-frame mais pequena e leve do mundo

Com a dimensão de 112.6×69.9×45.3mm e um corpo com um peso de 370g, sem bateria e cartão, a SIGMA fp é a câmara mirrorless full-frame mais pequena e leve do mundo. Inclui um sensor Bayer retro iluminado full-frame de 35mm com 24.6 megapixéis reais para imagens de alta qualidade.

Protegido à frente e nas laterais com uma liga de alumínio fundido para uma maior robustez e condutividade termal, o corpo compacto da SIGMA fp está criada com uma estrutura resistente e selada em 42 pontos resistente a salpicos e pó, tornando-a a câmara perfeita para utilização durante muitas horas sob todos os tipos de meteorologia. Com um corpo pequeno e uma grande adaptabilidade, a SIGMA fp reforça o prazer das imagens com qualidade full-frame, seja qual for o cenário de captação.

Obturador electrónico para uma variedade de configurações

“É possível fotografar quando quiser, onde quiser” – para compreender este conceito, a SIGMA fp incorpora na sua construção um obturador sem partes mecânicas para uma captação de imagens silenciosa. Isto permite fotografar sem ter de se preocupar com o barulho numa situação onde teria de hesitar a captação da imagem com uma câmara convencional devido ao ruído do obturador. Faz como que não haja impacto no obturador numa sessão de captação de imagens contínua a um rácio de 18 frames/segundo, eliminando até os mais pequenos movimentos e tremores.

Com a ausência de um obturador mecânico, em que a performance pode alterar numa operação de captação continua, significa que a SIGAM fp é uma câmara com uma maior fiabilidade.

Melhores opções para fotografia artística e criação de vídeos

A SIGMA fp está na vanguarda da incorporação de funções que ajudam a explorar a criação fotográfica e cinematográfica.

Por exemplo, para além de um elevado número de modos diferentes de cor, a SIGMA fp introduz o modo “Teal and Orange”, inspirado pela técnica de gradação de cor usada em filmes de Hollywood. Cada modo tem um slider que permite ajustar os efeitos a aplicar, dando maior controlo em cada criação.

A SIGMA fp é a primeira câmara SIGMA que inclui a funcionalidade de ajuste da curva de tom juntamente com “fill Light”, uma funcionalidade de ajuste especial da SIGMA Photo Pro, e ambos estão disponíveis na câmara. Foram também incorporados os botões “TONE” e “COLOR” para um acesso rápido a cada um dos menus de controlo de tom e modos de cor. Com estas novas funções e uma larga variedade de elementos operacionais, a SIGMA fp torna simples e fácil de criar uma imagem, com recurso às funções da câmara, seja fotografia ou vídeo.

Funções avançadas de geração de fotografia e vídeo 

A SIGMA fp emprega um conjunto de tecnologias avançadas para a geração de imagem e vídeo. A função Auto HDR toma partido do obturador eletrónico para tirar múltiplas fotografias de diferentes exposições (3 frames para fotografia e 2 frames para vídeo) de uma só vez, que depois podem fundir-se numa só imagem ou vídeo com uma margem dinâmica que não poderia ser alcançada com um disparo normal.

A função Cinemagraph permite um estado híbrido entre fotografia e vídeo na forma de GIFs animados nas partes em que a imagem estática continua a mover-se. Com esta funcionalidade, a SIGMA fp é capaz de criar Cinemagraphs na câmara.

Nota: A função Auto HDR em modo Cine e a funcionalidade Cinemagraph irão estar disponíveis através de update do firmware calendarizado para uma data posterior.

 

L-Mount

A SIGMA fp usa a L-Mount da Leica, caracterizada por uma distância focal de flange curta, largo diâmetro, e durabilidade superior. Para objetivas intermutáveis, adicionalmente à vasta panóplia de escolha de objetivas SIGMA, podem ser usadas objetivas de outros fabricantes devido à L-Mount Alliance com a Leica Camera AG e a Panasonic Corporation. Com o adaptador SIGMA MOUNT CONVERTER MC-21, as objetivas SIGMA SA e SIGMA CANON EF podem ser usadas em L-Mount, tornando-se assim o melhor aproveitamento do investimento em objetivas.

Transição intuitivo entre os modos Still e Cine

Ir do modo Still para Cine só com um toque no botão selector. Cada modo conta com um sistema operacional e display especialmente desenvolvido para tornar possível concentrar-se em captar a imagem sem stress.