Em momento histórico, filmes brasileiros superam produções estrangeiras em salas de exibição do país.

Pela primeira vez na história, há mais salas de cinema exibindo filmes nacionais do que internacionais. No momento 51,6% dos espaços no Brasil estão ocupados por produções feitas no país. “Tropa de Elite 2” encabeça a lista, com 32,4%, seguido por “Nosso Lar, com 15,8% e “Eu e Meu Guarda-Chuva”, com 3,4%. E o mais impressionante é que esse número vai aumentar.

“A partir do próximo fim de semana entram no circuito mais 40 cópias de ‘Tropa de Elite 2’ – coisa que eu nunca vi”, afirmou Paulo Sérgio Almeida, cineasta e diretor do portal Filme B, em entrevista ao iG. “E esse filme ainda tem uma grande dificuldade, que é a censura de 16 anos – o ‘Avatar’, por exemplo, é pra toda família.”

Paulo mostrou otimismo quando questionado sobre a possibilidade de 2010 superar o mítico 2003, ano apontado como o melhor para o cinema nacional após a retomada, totalizando 22 milhões de espectadores. “Ontem eu diria que não, mas hoje ninguém sabe onde ‘Tropa de Elite 2’ vai chegar”, disse.

De acordo com ele, até o momento os filmes brasileiros totalizam um público de 11,5 milhões – número que deve engordar 500 mil com “Nosso Lar” e muito mais com o novo “Tropa”. “Não sei até onde vai um filme que deve fazer mais de 3 milhões na primeira semana e ainda cresce no circuito”, completou – até esta quarta-feira o longa-metragem já batia a marca dos 2,4 milhões.

Muito mais otimista está Marco Aurélio Marcondes, distribuidor do filme que conversou com o iG por telefone em sua passagem por São Paulo. “Nossa meta original é que o ‘Tropa’ chegue aos 6,5 milhões de espectadores, mas têm pessoas falando em até 12 milhões”, contou.

“Em sua primeira semana ele já superou todos: ‘Homem-Aranha’, ‘Avatar’, ‘Era do Gelo 3’. No momento estou pesquisando na internet o ‘Titanic’, que ele já deve ter superado também, pois não teve uma abertura muito boa”, disse Marcondes, feliz com o aumento previsto para a próxima semana, que deve subir “Tropa 2” para 780 salas em todo o país.

“Estive ontem no shopping Eldorado, em São Paulo, por volta das 16h, e ouvi do gerente do cinema que já haviam vendido todos os ingressos do dia e as duas primeiras sessões do dia seguinte. Esses cinemas estão demandando mais cópias, pois o crescimento é exponencial”, explicou, citando como exemplo a cidade de Macaé, no litoral do Rio de Janeiro, onde um cinema pequeno fez 7 mil pessoas neste fim de semana.

“Eu acho que isso demonstra a força do cinema brasileiro. Quanto mais filmes nacionais em cartaz, melhor. Eu acho que o ‘Tropa 2’ colabora com isso sem dúvida”, encerrou.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br

3 COMENTÁRIOS

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Mariana Moraes, Balaio Filmes and André Pires, HDSLR. HDSLR said: Nunca Antes na História Deste País Exibem-se Nos Cinemas Mais Filmes Nacionais que Internacionais https://filmmakers.pro.br/?p=2790 […]