Camera: Canon 5D

O vídeo da receita de Macarons foi realizado pela produtora francesa Datafone, para a Carte Noire.

Receita:

Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 30 a 35 macarons (3cm), dependendo do tamanho que forem feitos

Ingredientes

100g de claras de ovo em temperatura ambiente (O ideal é separar a clara da gema e deixar em um potinho
tampado na geladeira por mais ou menos 5 dias, mas sempre use em temperatura ambiente, ok?)
110g de farinha de amêndoas bem fina
200g de açúcar de confeiteiro
50g de açúcar refinado
Corante alimentício em gel na cor desejada
Fêves de Cacau (Opcional)

Ingredientes para a ganache de chocolate branco

200g de chocolate branco picado
100g de creme de leite fresco
15g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

Modo de preparo

1. Bata a farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro no processador. Bata usando a tecla pulsar, de 3 a 4 vezes, não deixando bater mais que 30 segundo em cada vez. Passe por uma peneira e reserve.

2. Bata as claras em neve na batedeira, quando estiverem com volume e já brancas, adicione o açúcar refinado em chuva. Acrescente o corante em gel e deixe bater por mais alguns instantes até que fique firme, porém flexível.

3. Para a macaronage, primeiro coloque 1/3 do merengue e misture até que fique uniforme. Acrescente o restante do merengue e envolva rapidamente com uma espátula de silicone. Tente fazer a menor quantidade de movimentos possíveis. Lembre-se de como você incorpora claras a massa de bolos, delicadamente e com movimentos envolventes…mas aqui tem que ser mais rápido e preciso, não podemos misturar demais, ok?
O ponto da massa é uniforme, porém com textura…se ficar muito líquido, provavelmente você misturou demais e a massa perdeu sua estrutura. Transfira para o saco de confeiteiro e molde os círculos do tamanho desejado sobre o silpat ou o papel manteiga (eles devem estar apoiados em uma forma). Salpique as favas de cacau picadinhas.

4. Bata com a forma na bancada por 3 a 4 vezes até que todo o ar, que eventualmente possa estar dentro dos macarons saia. Coloque a forma sobre outra forma de abas baixas. Deixe descansar em temperatura ambiente por 60 minutos ou até que ao tocar o macaron, o mesmo não grude na ponta dos dedos. Deve ser formada uma casquinha.. Não deixe perto do fogão ou lugar úmido. Dê preferências para lugares frescos e secos.

5. Enquanto o macaron seca, pré aqueça o forno a 150 graus. Depois do período de descanso, leve ao forno pré aquecido por 16 a 18 minutos. Para saber se está bom, dê leves toques na superfície, ela deve estar seca e com som levemente oco. Retire do forno e retire o silpat ou papel manteiga imediatamente da forma e transfira para uma superfície fria ou gelada (pode ser a bancada da cozinha). Se a bancada não estiver muito fria, borrife água fria e assim a temperatura irá baixar e ao causar o choque térmico o macaron irá desgrudar facilmente. Nunca tente desenformar antes que eles estejam completamente frios, ok?

Se mesmo assim eles ficarem mais “resistentes”para sair da forma, leve rapidamente ao freezer e depois desenforme.

6. Depois de desenformado, guarde em recipiente hermeticamente fechado e leve a geladeira. Recheie no dia seguinte e sirva em temperatura ambiente.

7. Para a ganache. Pique o chocolate branco e coloque em uma tigela. Leve o creme de leite ao fogo, quando levantar uma leve fervura, despeje sobre o chocolate e deixe descansar 1 minuto. Depois de 1 minuto, comece a homogenizar a mistura do centro para fora, ou seja, misture (sem incorporar ar) partindo do centro para fora. Quando estiver em temperatura ambiente, acrescente a manteiga e misture novamente. Não coloque a manteiga com a ganache quente ou morna, ok? Deve estar pelo menos a temperatura ambiente. Transfira para um saco de confeitar e leve ao refrigerador para firmar.

Observações:
Os macarons ficam mais saborosos no primeiro ou segundo dia após o preparo. Deixe na geladeira (mesmo depois de recheados) e quando for consumir, deixe em temperatura ambiente por mais ou menos 30 minutos e então sirva.
Você pode substituir uma proporção de farinha de amêndoas por alguma outra farinha de nozes, como castanha do brasil, nozes, avelã e pistache. Use a proporção para a receita acima de 80% da farinha da noz escolhida de 20% de farinha de amêndoa. Ou seja, para 200g totais, 40g de farinha de amêndoas e 160g de farinha de pistache (ou outra de sua preferência).
Você pode fazer várias combinações de recheio ou então usar o macaron para decorar bolos ou sobremesas.

fonte da receita: http://comumapitadadeacucar.blogspot.com.br/2012/05/macarons-com-ganache-de-chocolate.html

1 COMENTÁRIO