Há pouco mais de um ano a Panasonic GH1 foi hackeada. Na altura criou grande alvoroço no mundo HDSLR , muitos afirmavam que a qualidade de imagem ficava superior à Canon 5D.
A GH2, que foi lançada em outubro de 2010, é melhor, em algumas características, que as Canon. Comparada com a 60D e 7D, a GH2 praticamente não tem problemas com Moire, menos problemas de Rolling Shutter e imagem mais nítida em alguns casos.
O principal problema da GH2 é a compressão de vídeo, problema esse que foi, segundo parece, nesta versão hakeada.
So que os problemas não terminam ai, é bastante complicado trabalhar com esta versão, embora muitos dos patches veem da antiga GH1, que facilita a quem a usava, se não, vai levar algum tempo até se familiarizar com ela, praticamente tem de fazer um curso de tentativa/erro para saber o que pode ou não fazer.
As soluções que tem agora é perceber o código fonte e aprender como a camera funciona, ou esperar que saiam testes falando de como utilizar. Penso que a segunda opção é a melhor e por isso sempre que sair alguns tutoriais os coloco aqui no blog.

Se quizer testar pode baixar o firmware feito Vitaliy Kiselev pode fazer o download  aqui.

 

GH2 hack footage – 4:3 MJPEG for true LOMO anamorphic 2.35:1 cinemascope

Teste feito no vídeo:

The purpose of these settings is for those with 2x stretch anamorphic lenses to get true 2.35:1 cinemascope from the GH2, rather than the more extreme 3.55:1 aspect ratio generated the lenses when used in 1080p 16:9 mode. I much prefer the less extreme cinema standard of 2.35:1 or 2.39:1, since that is what these anamorphic lenses were intended to make with 4:3 35mm film.

Today I have found MJPEG settings that seem to work well for recording quality and so sharing them here. I’ll also share my further tests here. There is always room for improvement and new discoveries. The GH2 is good hardware, faster than the GH1 so who knows how high we can push it?

Rather than use 1440×1080, 1280×960 is necessary to avoid corruption, unexpected clip curtailment and enable the much higher bitrates.

Bitrate with my settings is approx. 80Mbit (variable). VLC Player reports a stream between 65,000kb and 85,000kb per second. 80,000kb is 78Mbit (http://www.google.co.uk/search?hl=en&safe=off&biw=1504&bih=877&q=80000+kb+in+megabits&aq=f&aqi=&aql=&oq=). Please correct me if I am wrong on anything technical. The footage looks great so far in this mode.

720p Width: 1280
720p Height: 960
F1 Quality=280
F1 Table=4
F2 Quality=250
F2 Table=10
F3 Quality=225
F3 Table=24
F4 Quality=200
F4 Table=48

Lens was a LOMO 35mm 2x anamorphic in OCT18 mount.

COMPARTILHAR
Premiado Diretor de Fotografia e filmmaker que vive em Bauru, São Paulo Estudou cinema na New York Film Academy; AIC Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Fez Direção de Fotografia de diversos Longas Metragens e Documentários que foram exibidos na TV e participaram em festivais nacionais como Festival de Brasilia, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival de Gramado, É tudo Verdade e festivais internacionais como: Festival Internacional Fronteiras, Festival de Cinema Los Angeles, Festival Internacional Del Nuevo Cine Latino-Americano Havana/Cuba, Cineteca Nacional do México, Festival FILMAR (Genebra/ Suíça ), Festin em Lisboa/Portugal. Destaque para o filme "Fome" que entrou em cartaz em 2016 em 10 cidades em 7 estados.