Jonas Kessel é um videojornalista que como a maior parte trabalha sozinho, sem ninguem para ajudar nas configurações de luz, som ou dividir o peso do kit.
Tambem me deparo com o mesmo problema, pois fazendo jornalismo cinematográfico preciso de um kit completo. Mas sempre que me preparo para fazer uma reportagem penso no que é realmente necessário para que consiga um excelente impacto visual com o menor numero de acessórios.
Quando Jonas filma para noticiários gosta de misturar movimentos mecânicos, movimentos naturais e imagens paradas. Isso implica ter tripé, suporte de ombro e um slider. Para movimentos mecânicos usa o ’s Pocket Dolly v2.0 para viagem. Afirma que o slider foi fantástico no trabalho que fez no deserto da Mongólia (video a baixo), usou o tripé Manfrotto 190Cx carbon fibre Q90 4-section,que é um tripé menor e mais leve, feito em carbono, um tripé que quanto a mim não é aconselhável a quem tem de fazer um trabalho rápido , por exemplo filmar manifestações ou qualquer outro que tenha que montar a câmera rapidamente.

Quanto ao Documentário de Jonas Kessel para a Sociedade da Ásia chamado “No limite do deserto” aborda um problema de preocupação global, a ameaça de desertificação. Na China, os desertos estão se expandindo, tirando o sustento de grande parte dos cidadãos do país mais populoso do mundo. A China perdeu cerca de 660 mil milhas quadradas de terra para os desertos, entre 2005 e 2009. Enquanto não há uma solução única para o combate à desertificação, Kulun Qi, uma área seca no nordeste no interior da Mongólia, tem mostrado sinais de esperança e que podem, eventualmente, trabalhar como um exemplo para os outros povos prejudicados pela invasão dos desertos.


“No limite do deserto” documenta as tentativas e o esforço colaborativo entre a população local, as iniciativas governamentais e não governamentais na luta para combater o crescimento dos desertos na China com o plantio de árvores formando enormes barreiras.

Camera: Canon 5D mark II
Lentes:
– Canon L f/2.8 14mm USM
– Canon L f1/.4 24mm USM
– Canon L f/1.2 50mm USM
– Canon 65mm 1-5x Macro
– Canon L f/2.8 70-200mm USM
Acessórios:
KesslerCrane Pocket Dolly v2 Traveler Size
Tripés: Manfrotto
Audio: Zoom H1 HandiMic
Microfone: Rhode Video
Follow Focus

COMPARTILHAR
Premiado Diretor de Fotografia e filmmaker que vive em Bauru, São Paulo Estudou cinema na New York Film Academy; AIC Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Fez Direção de Fotografia de diversos Longas Metragens e Documentários que foram exibidos na TV e participaram em festivais nacionais como Festival de Brasilia, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival de Gramado, É tudo Verdade e festivais internacionais como: Festival Internacional Fronteiras, Festival de Cinema Los Angeles, Festival Internacional Del Nuevo Cine Latino-Americano Havana/Cuba, Cineteca Nacional do México, Festival FILMAR (Genebra/ Suíça ), Festin em Lisboa/Portugal. Destaque para o filme "Fome" que entrou em cartaz em 2016 em 10 cidades em 7 estados.