2013_Mini_Cooper_S_Countryman_535870_i0
A Sony A7s para mim é como um Mini Cooper, pequeno, rápido, econômico, potente, feito pela BMW, um dos carros com melhor performance e mesmo tendo ganho o Rally Dakar 2014, você tem sempre de justificar porque o comprou. kkkkk

 

Vale a pena lembrar que num vídeo ( quer seja filme , documentário ou outro) o importante é a história que detêm mais ou menos 70% da importância, ficando os restantes 30% divididos igualmente pela imagem e pelo som.

A A7s finalmente chegou ao mercado e finalmente poderemos comprovar o que tanto se falou e especulou sobre esta câmera graças os milhares de testes que invadiram o youtube e vimeo. Mas
não há teste melhor que aquele feito por nós, por isso tive a oportunidade de a testar antes de comprar, embora poucas duvidas restassem.
Um dos testes foi feito durante o workshop do Gui Dalzoto. Os participantes comprovaram, num local que mal conseguíamos ver, a qualidade da câmera a 80.000 de ISO, segue o vídeo
https://vimeo.com/100765062

A A7s, como qualquer câmera fotográfica, tem um limite de gravação interno de até 29 minutos e 59 segundos, essa limitação se deve a uma lei europeia de impostos, em que diz que qualquer câmera que grave 30 minutos ou mais consecutivos passa para a categoria de câmeras de vídeo e o imposto de câmeras de vídeo na Europa é muito superior ao das câmeras fotográficas. No entanto existem outras soluções ja exploradas na GH4 e 5D mark III que é o uso de um gravador externo. A sony sabendo disso e sabendo que quem quer gravar com mais qualidade prefere sempre a gravação externa, se aliou à Atomos e desenvolveu o gravador Shogun que possibilita a gravação até 4k com uma excelente tela de 7″. Prefiro esta solução porque posso alterar de camera e não perco o gravador. Quanto ao Preço, o Shogum vai ser vendido por USD$2000, um excelente preço quando comparado a monitores de 7″ de qualidade que chegam a mais de USD$2000 como o caso dos SmallHD . O Atomos Shogun tambem é compatível com a Panasonic GH4 e outras cameras.
shugun

Uma das características que mais gostei desta camera foi a latitude. Como pode ver nos frames a baixo retiradas do teste, na 5D não se consegue ver nada por baixo da mesa, enquanto na A7s temos toda a imagem, isto , para quem faz videos de casamento pode ser a diferença (por exemplo na dança) entre ter os noivos em destaque e as pessoas ao fundo sem se ver o rosto e conseguir ver os pais se emocionando.

Canon 5D mark III (F4 , foco no candeeiro preto e branco )
5Dneutro

Sony A7s F4 , foco no candeeiro preto e branco )
A7s lot

A A7s tem a possibilidade de gravar em modo full frame ou crop de 1.5 ou seja com uma lente de 50mm pode alterar para fica uma lente de 75mm
Segue o vídeo de testes que fiz durante 3 dias no Rio de janeiro nos intervalos da gravação de um longa metragem.

workcor

Câmera na mão Sony A7s lente Tamron 24-70mm
Adaptador metabones locado na HDVloc

COMPARTILHAR
Premiado Diretor de Fotografia e filmmaker que vive em Bauru, São Paulo Estudou cinema na New York Film Academy; AIC Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Fez Direção de Fotografia de diversos Longas Metragens e Documentários que foram exibidos na TV e participaram em festivais nacionais como Festival de Brasilia, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival de Gramado, É tudo Verdade e festivais internacionais como: Festival Internacional Fronteiras, Festival de Cinema Los Angeles, Festival Internacional Del Nuevo Cine Latino-Americano Havana/Cuba, Cineteca Nacional do México, Festival FILMAR (Genebra/ Suíça ), Festin em Lisboa/Portugal. Destaque para o filme "Fome" que entrou em cartaz em 2016 em 10 cidades em 7 estados.

13 COMENTÁRIOS

  1. Cara animal o review, parabéns pela iniciativa de publicar aí e tirar várias dúvidas nossas. O site é demais.

    Sobre o que eu penso da SONY A7s:
    Parece ser legal a câmera, principalmente se sair mesmo esse gravador em 4k e tal. Porém, enfim, ainda me parece muito a Blackmagic Pocket que para você usar, tem que por ela num shoulder / tripé / steady obrigatoriamente porque a empunhadura é ruim. Pra usar corretamente as lentes que você investiu nos últimos anos (Lentes EF) tem que comprar um adaptador de $400. No caso da Sony A7s ainda para ter uma tela decente, pois pelo que vi o viewfinder dela é bem +/- tem que acoplar uma tela extra, que custa pelo menos mais uns $ 500, se for esse que anunciaram (que também grava) + $ 2000 dai volta que você não consegue acomplar e ter hergonomia sem um shoulder, tripé,… E acaba virando um frenkstein gigante que para usar em eventos onde precise de resposta rápida você tem um negócio gigante, com cabo que se desconectar PUFF já era, que daí pra ajustar vc vai ter que separar o monitor,……… Enfim, não sei se só o ISO e a Latitude compense todo esse investimento extra a câmera sabe. Na real não sei se essa é a câmera pra esse tipo de uso como se está dizendo. É de se avaliar bem ainda.

    MINHA OPINIÃO, sem ver e usar a câmera. Quem sabe tudo seja diferente. Mas são as coisas que fico pensando sabe.

    Imagem que me refiro, para ter corpo de produção.
    http://static.bhphoto.com/images/multiple_images/images500x500/IMG_384935.jpg