A correção de cor do novo clipe 360º da cantora Ivete Sangalo foi feita no DaVinci Resolve 12 Studio. Lançado em dezembro de 2015, “O Farol” é o primeiro clipe de Ivete em mais de 10 anos.

Baixe aqui GRATIS o DaVinci RESOLVE 12

A O2 é considerada uma das maiores produtoras e finalizadoras do Brasil. Conhecida por diversos longas-metragens e series de TV, além de filmes publicitários veiculados ao redor do mundo. O DaVinci Resolve Studio é a solução de correção de cor escolhida pela O2 Pós para todos os projetos. Comandada por Paulo Barcellos, a equipe da O2 Pós foi capaz de entregar o clipe num prazo de menos de duas semanas.

“Para conseguir o efeito de 360º, desenvolvemos um “rig” com 4 câmeras. Isso acaba gerando uma enorme quantidade de material, o que torna o processo de finalização muito devagar.” O DaVinci Resolve Studio 12 possui um novo recurso que permite transferir o processo de renderização para máquinas ociosas na rede. Isso nos permitiu dividir as tarefas e assim acelerar dramaticamente o processo de correção de cor, colaborando para a entrega no curto prazo que tínhamos.”

O DaVinci Resolve Studio também ajudou a O2 Pós na hora de equalizar as imagens das quatro câmeras. A funcionalidade “Color Match”, permite que utilizemos uma cartela de cor na filmagem e o software automaticamente usa essa informação como referência para equilibrar as câmeras, permitindo que todos os ângulos do video pudessem ser emendados na hora da geração do video 360º sem que a diferença entre as cameras fosse notada.

“O recurso de equilibrar as câmeras automaticamente é incrível”, comenta Barcellos. “Isso foi realmente essencial pois qualquer diferença de cor entre as câmeras tornaria a emenda de uma camera para outra notável, pois diferente de um filme tradicional, não estamos cortando de uma camera para outra e sim usando todas as câmeras ao mesmo tempo para formar uma imagem única.”

Para criar o clipe de realidade virtual que dá ao público a sensação de estar no set com a Ivete Sangalo, a equipe da O2 Pós trabalhou com uma imagem plana aberta e que depois foi “projetada” numa esfera virtual 360º. Isso acabou resultando num video com aspecto e resolução bem diferentes de formatos para telas tradicionais, mas o DaVinci Resolve Studio é capaz de trabalhar com qualquer formato, mesmo atípico, sem problemas.

Barcellos comenta: “Uma coisa boa do DaVinci Resolve Studio é que ele é capaz de abrir praticamente qualquer formato de video e em qualquer resolução. Nenhum projeto da O2 Filmes sai sem ter passado pelo Resolve. Não importa se é um curta metragem de um diretor iniciante ou uma mega produção. Funcionalidades como o Color Tracking e Chroma Key ajudaram muito no caso do clipe VR da Ivete.”

A O2 Pós também está trabalhando na versão plana do clipe “O Farol” que será exibida em telas tradicionais como televisão e outras plataformas que ainda não suportam o conteúdo imersivo em 360º.

A O2 Pós é a divisão de Pós Produção da O2 Filmes, e divide com a produtora o espaço de 8500 metros quadrados em São Paulo. A finalizadora possui mais de 70 licenças de DaVinci Resolve Studio, usados para edição, conform, correção de cor e masterização. Os renomados trabalhos da O2 Filmes atraem montadores e finalizadores freelancers de todo o Brasil.

12486031_10153963176058530_5444420393430075379_o
Clique nas imagens para ver em tela completa:

Screen Shot 2015-12-22 at 7.50.57 PM

As 4 cameras:

Quem aí já aprendeu a coreografia? #IVETE360

Publicado por Ivete Sangalo em Terça, 22 de dezembro de 2015

O clipe original que foi feito com parceria com o Facebook:

? Eu quero o farol dos teus olhos iluminando a minha vida ?#IVETE360

Publicado por Ivete Sangalo em Segunda, 21 de dezembro de 2015

COMPARTILHAR
Premiado Diretor de Fotografia e filmmaker que vive em Bauru, São Paulo Estudou cinema na New York Film Academy; AIC Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Fez Direção de Fotografia de diversos Longas Metragens e Documentários que foram exibidos na TV e participaram em festivais nacionais como Festival de Brasilia, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival de Gramado, É tudo Verdade e festivais internacionais como: Festival Internacional Fronteiras, Festival de Cinema Los Angeles, Festival Internacional Del Nuevo Cine Latino-Americano Havana/Cuba, Cineteca Nacional do México, Festival FILMAR (Genebra/ Suíça ), Festin em Lisboa/Portugal. Destaque para o filme "Fome" que entrou em cartaz em 2016 em 10 cidades em 7 estados.