Alguns dos vídeos da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foram criados pela produtora brasileira O2 Filmes utilizando o DaVinci Resolve 12.5 Studio para edição e coloração assim com o Fusion 8 para efeitos visuais.
A sequencia de cenas da abertura Jogos Olímpicos Rio 2016, que incluíram cenas gravadas com a Blackmagic Production Camera 4k, homenagearam atletas olímpicos do mundo todo assim com a cultura brasileira e seu patrimônio que fizeram do país um famoso destino.
A cerimônia de abertura foi dirigida pelo fundador da O2 Filmes e diretor de cinema Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”, “O Jardineiro Fiel”), e os diretores Daniela Thomas (“Paris, Te Amo”, “Midnight”) e Andrucha Waddington (“Casa de Areia”, “Eu, Tu, Eles”) e a cenógrafa Rosa Magalhães.
1-olympics-1000x547
“A O2 Filmes está imensamente orgulhosa de fazer parte do time criativo dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e entre os muitos que irão ajudar a injetar a emoção e originalidade brasileira neste evento marcante”, afirma Paulo Barcellos, gerente geralO2Filmes.
Trabalhando com o equivalente a 10% do orçamento dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
a equipe deu ênfase ao conteúdo criativo na cerimônia de abertura e à performance humana em oposição à extravagância técnica.

A Olimpíada é um dos eventos mais assistidos no mundo e a cerimonia de abertura e todos os jogos foram brilhantes. Sem dúvida, em termos de excelente desempenho visual o Rio promoveu uma cerimónia de abertura que incorporou o domínio visual de cineastas lendários do nosso país e do espírito do povo brasileiro.

 
O vídeo de cerimônia de abertura dos Jogos Olimpicos foi mostrado em telas e quiosques em todo o estádio Olímpico, bem como transmitido na TV tradicional. Alguns dos vídeos produzidos pela O2 Filmes serão também mostrados no museu do Comitê Olímpico Internacional em Lausanne na Suiça. O time da O2 Filmes passou 4 meses trabalhando na criação do conteúdo do vídeo em São Paulo e no Rio de Janeiro, o que se tornou possivel com a ajuda da Blackmagic Design workflow. O trabalho de edição e colocação foi dividido entre os escritórios do Rio e de São Paulo. Os recursos remotos DaVinci Resolve Estúdio permitiu que permanecessem conectado e trabalhar nos vários vídeos e sequências.
 
Grande parte do trabalho de cleanup foi feito Fusion Studio e enviado de volta para DaVinci Resolve Studio usando Fusion Connect. Isso tornou muito mais rapido trabalhar nas mudanças do que se os clips tivessem sido exportados manualmente. Sem esse nivel de integração teria sido dificil cumprir os prazos.
 
Os vídeos da cerimônia dirigidos por Meirelles foram produzidos pela O2 Filmes com pós produção sob comando da O2 Post, uma subsidiária da O2 Filmes.
COMPARTILHAR
Premiado Diretor de Fotografia e filmmaker que vive em Bauru, São Paulo Estudou cinema na New York Film Academy; AIC Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Fez Direção de Fotografia de diversos Longas Metragens e Documentários que foram exibidos na TV e participaram em festivais nacionais como Festival de Brasilia, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival de Gramado, É tudo Verdade e festivais internacionais como: Festival Internacional Fronteiras, Festival de Cinema Los Angeles, Festival Internacional Del Nuevo Cine Latino-Americano Havana/Cuba, Cineteca Nacional do México, Festival FILMAR (Genebra/ Suíça ), Festin em Lisboa/Portugal. Destaque para o filme "Fome" que entrou em cartaz em 2016 em 10 cidades em 7 estados.