Trammel Hudson e a equipe da Magic Lantern andaram sem dar noticias bastante tempo e neste mês ficamos sabendo o porquê. Primeiro foi o anuncio do novo firmware para a Canon 5D e agora QScale no firmware da T2i que aparente mente é estável a 60mbit/sec e com uma seleção variável de bit rate faz com que possa gravar em Full HD até 30 minutos.
As características principais deste firmware da Magic Lantern que estão sendo testadas são:




  • Controle de taxa de bit rate (parâmetro QScale)
  • Zebras para determinar a exposição
  • Bracketing para Autoexposição
  • Histograma
  • Spotmeter
  • Medidores de audio na tela
  • Eliminador de AGC (ganho de áudio Manual)
  • Fonte de entrada selecionáveis
  • Mostra o tempo restante durante as filmagens
  • Marcas de corte
  • Rack Focus

Estas funções são sem duvida um atrativo muito grande, e que torna a T2i 550D numa maquina verdadeiramente profissional.
Segundo testes realizados no Brasil por Arthur Nunes,o firmware funciona muito bem, sobretudo a opção Rack Focus, mas a indicação esta mal no site pois segundo o teste.
” Menu Focus
(como na T2i apenas o botao zoom out funciona pra focalizar, vc vai escolher a opção NEAR)
com a opção NEAR marcada, focalize o plano mais Distante.
vai em Focus A. e aperte SET para zerar ( +0 )
ainda em Focus A, vc aperta o botao de zoom OUT, o mesmo botão do AE Lock, aquele com o simbolo de asterísco
vc tem que fazer isso com um acionamento só! com o focus A zerado aperte o zoom out até o foco chegar no plano mais Perto desejado
pronto!
selecione a velocidade do Rack
toda vez que vc apertar Rack Focus do menu, ele vai percorrer os dois focos estabelecidos com a velocidade estabelecida
funciona muito bem!”

Magic Lantern 0.2.0 RC1 for 550D firmware 1.0.9

magiclantern.wikia.com/?wiki/?550D

129.187.43.19/?magiclantern-0.2.0.rc1.550d.fw109.zip

Vídeos:

31 COMENTÁRIOS

  1. Pra mim, esse hack não faz, mas nem de perto, a T2i melhor que a 7D (eu tenho as duas).

    Avaliar apenas a imagem é superficial. A T2i é uma camera barata de plástico. A 7D é porrada, feita para aguentar tranco (assim como a 5D e a 1D).

    E tenho medo desses hacks. Cameras originais já podem dar pau. Imagina o stress mudar um bitrate pra gravar mais e sei lá, corromper um arquivo.

  2. Eu realmente não entendo, porque o pessoal bate tanto na tecla que a melhor câmera é a mais pesada/robusta/inquebrável? Porque, no meu caso, carrego minha 60D Sempre dentro de uma bolsa especialmente para ela, acolchoada, tomo mais cuidado usando ela do que segurando um recém nascido, e acredito que a maioria deve ser assim.

    Então porque considerar a melhor câmera, a que é mais pesada? Se a imagem é melhor, com mais de 20mbit/sec de diferença! e com a função fantástica do Rack Focus, que ao meu ver é melhor que um follow focus, (entenda que este, não sai por menos de R$1.000 por aqui!)

    Acho que quando a Canon fizer uma câmera de pedra, os cara vão achar a coisa mais profissional do mundo!

    E para quem não sabe, existe um selo, na câmera: CE (Conformité Européenne) Este é o selo de qualidade européia, e ele garante que o produto continue funcionando, após quedas de até 1,80! Claro que ai, provavelmente sua lente já virou farelo!

    Então, se você usa a câmera para tirar fotos/filmar não se preocupe em ela ser de plástico ou não! Agora, se você quer jogar futebol com ela, melhor comprar uma 1D logo….

    Desculpe o desabafo, mas estou cansado de ler por ai, carinha falando que a 60D não presta porque é de plástico!

    Aguardo ansioso para que venha este hack para a 60D 😀

  3. O site eh sobre cameras SLR que filmam, por isso imaginamos que quando se fala em cameras, esta se falando dos recursos de video. Eu soh queria um motivo apenas que nao torna a t2i melhor que a 7d depois desse hack que nao seja o corpo. Analizando os quesitos de video a t2i depois disso ficou muuuuuito melhor que a 7d, infinitamente. Maior bit rete, histograma, muuitos isos e temepratura de cor em kelvin como na 7d. Alem de AGC desligado, controle de audio, opcao de escolher o audio que sera gravado (se sera o externo ou o interno ou os dois). Nao consigo entender noq a 7d eh melhor que ela no quesito video. A hvx-200 eh de plastico e nem por isso eh ruim… a z1 tem um corpo plastico e tbm nao eh ruim (pode ateh ser ruim, mas nao por isso). O lance eh nao sair derrubando a camera por ai e ter cuidado com ela assim como se deve ter cuidado extremo com cameras de 35mm e nem por isso sao cameras ruins. Tenho formacao em assitente de camera 35mm e tem cameras 35mm que sao muuuito frageis, por exemplo a aaton 35-III. Requer todo o cuidado ao manusear e cair nem pensaar senao com certeza alguma coisa vai empenar e quebrar com toa facilidade do mundo. Por isso o operador e o assitente tem q tr muito cuidado. Nao consigo imaginar menos cuidado numa hdslr de plastico. Saber pegar na camera, soh soltar se tiver certeza que nao vai cair… travar o tripe da forma correta, nuuunca deixar ela sozinha no caminho onde as pessoas estao passao e por ai vai. O corpo da 7d ajuda demais, mas isso nunca vai faze-la melhor quando se fala no quesito video. Uma coisa boa da 7d eh a saida hdmi, mas a t2i nesse hack ja consegue ter a saida completamente limpa via hdmi. Entao ja eh uma vantagem bem monstra em cima dos 1080i da 7d quando se esta gravando. Mas…. Falando na questao de foto, ai ja nao falo muita coisa… a 7d com certeza eh uma camera mais rapida e isso eh crucial para determinados fotografos. Abracos a todos e desculpem a falta de acentos (teclado americano).

  4. Sim Albert é isso ai ja tive a T2i acabei vendendo agora tenho a 7D e a 60D e morro de inveja destas características que tanto ajudam a ter uma melhor imagem, sobretudo se o objetivo é passar para película.
    Espero ter tempo em janeiro ou o mais provável em fevereiro fazer uns videos comparando imagens e como se deve filmar para poder colorir de forma correta, muita gente ainda trabalha com o tom de fábrica da canon.

  5. Bom pessoal, no quesito vídeo, até onde se sabe a T2i e a 7D possuem o mesmo sensor. Conforme o mestre Philip Bloom, é quase impossível notar a diferença entre o vídeo de uma e de outra.

    Mas com certeza a 7D deve possuir mais recursos como também maior resistência à humidade e a poeira. Tem que ser melhor mesmo, se não, qual seria a justificativa do preço em relação a T2?

    Gostei muito da atualização. Acredito que é a verdadeira realização da cinematografia de baixo orçamento. Já estava feliz com minha T2, agora então…

    Quanto aos bugs, já me aconteceram, com rara frequência, e é só desligar e religar a câmera. O máximo que se pode perder é uma cena.

    Sobre o alerta de provável dano à camera, se trata de uma ressalva obrigatória do ML e de outros que trabalham com firmwares.

    Os felizes proprietários das T2i não poderiam terminar o ano melhor. Vida longa ao Magic Lantern.

  6. Olá Eduardo , não ha muita diferença entre a 7D e a T2i, ja tive as duas ao mesmo tempo e cabei vendendo a T2i, o motivo é que ja tinha a algum tempo a 7D e não gostei da configuração da T2i não ter tantas opções de ISO como a 7D a bateria durar metade do tempo (perto disso), aquecer mais rápido.
    Atualmente tenho a 7D e a 60D, gostei bastante da 60D so que vi (dois problemas) um é quando se desliga um tempo ela volta às configurações normais, ou seja coloco 1080 24p e quando troco de bateria ela passa a 1080 30p que é um grande problema, tenho de ver o que se passa se é normal, outra coisa é a saida para monitor externo , quando se carrega em REC a imagem encolhe… tipo passas de 1.85:1 para 2.20:1
    Abraço

  7. Olá, conheci recentemente o site e achei espetacular, muito bem escrito, parabéns!
    Tenho uma certa experiência com câmeras, possuo um T2i mas ainda sou novo na gravação com DSLR, portanto, desculpe a pergunta que deve ser imbecil… Mesmo assim, gostaria de saber o que querem dizer quando mencionam o fato deste FW deixar a T2i com a saída HDMI “limpa”.

    Grande abraço!

  8. Pessoal, apenas para ajudar caso alguém tenha o mesmo problema, fiz ontem a noite a instalação do ML e tive o seguinte problema: após pressionar menu 3 vezes a câmera ficava com a tela preta e só voltava a funcionar tirando a bateria.
    Procurando no próprio site do ML, encontrei o seguinte post sobre este bug:
    https://bitbucket.org/hudson/magic-lantern/issue/217/550d-pressing-menu-button-3-times-causes
    Nele, outros usuários relataram o mesmo problema e já existe uma correção, que está na resposta #17 a este problema (http://groups.google.com/group/ml-devel/msg/3f5d5bc307d56a05).
    Caso alguém tenha o mesmo problema, basta copiar os arquivos deste último link para o cartão de memória, que no meu caso resolveram realmente este bug.

    Abraços!

  9. Pessoal,
    instalei ele direto, pois minha t2i ja veio com a versao 1.0.9 , porem o plugin esta meio louco. ligo a camera e ele carrega um monte de codigos e numeros na tela que so saiem se eu mandar tirar a safe area, as vezes nem saem, so desligando. Alem disso não aparece no meu todas as opcoes que vi na internet WHITE BALENCE, ISO…

    o que pode ter acontecido, me ajudem.

    instaleui usando cum cartao de 16gb.