“Curta metragem realizado com crianças de um projeto social, utiliza uma personagem para falar de muitas: seus sonhos, anseios, procura e espera.” Jef Telles.
O ano passado o Jef Telles produziu um curta com crianças do projeto social “MUNDO NOVO – IELAR UNILAGO” , onde Jef é professor de Teatro e Vídeo de crianças e adolescentes de 9 a 13 anos.
“O projeto atende 350 crianças que vivem em condições de vulnerabilidade social na cidade de São José do Rio Preto-SP.

Eu sou diretor teatral e videasta, e antes dava aulas apenas de teatro. Então resolvi, a partir deste curta, a dar aulas de TEATRO E VÍDEO, por entender que o vídeo pode eternizar os trabalhos desenvolvidos com crianças e quem sabe até oferecer uma possibilidade de futuro aos mesmos. Como aconteceu com o protagonista do filme, João Vitor, que depois da obra foi contratado pra fazer um comercial em rede nacional.

Entre outros trabalhos desenvolvidos com crianças, tenho os curtíssimas “Retrocesso” (http://www.youtube.com/watch?v=alKPIQayKqc) , semi-finalista do Claro Curtas 2011, e o “Sobre as Coisas que Não Acontecem” (http://www.youtube.com/watch?v=6y3A-7wO41w) , Menção Honrosa no Festival do Minuto Tema Livre, ambos gravados com uma Canon 60d.
“Ainda – Como Sementes e Joões” dialoga com a condição infantil: ainda não cresceram, ainda não são adultos, ainda, estão apenas sonhando com seus futuros. Daí a opção de coloração do filme, em PB utilizando apenas tons de vermelho, associado as cores do semáforo,uma vez que o projeto pretende ser uma trilogia: AINDA, AGORA e DEPOIS (vermelho, amarelo, verde).
As gravações aconteceram durante cerca de 20 dias entre os meses de setembro e outubro de 2010, em Rio Preto. Por causa da chuva houve bastante atraso no cronograma.” Jef Telles
Uma dos pontos que tenho a criticar é a coloração, não a consegui perceber o porque da escolha dessas cores para ajudar a contar a história do filme ou porque faça parte dele.

Camera: Canon T2i
Lentes: Canon 18-55mm (com grande angular em algumas cenas) e 75-300mm da Canon.
Captação de som: Panasonic DVX com microfone boom
Luz: rebatedor e dois Set Light

Making of:
http://www.youtube.com/arJy3SvsbD0
Curta: