Wedding
A polemica está lançada.
No ano passado, quando visitei a NAB Show, em Las Vegas, tive a oportunidade de ver e testar a Canon 1DC assim como fazer uma entrevista com os responsáveis da Canon. A 1Dc foi um dos centros das atenções da NAB, só perdendo mesmo para a Blackmagic Cinema Camera. Na altura a câmera ainda era um protótipo e ainda andavam ás voltas com o firmware, sabiam como seria o design mas ainda estavam estudando o codec, saídas de vídeo e outras características. Gostei bastante dela só fiquei mesmo desapontado com o tamanho da tela, que infelizmente parece ser a mesma que vem na versão para venda agora no dia 2 de janeiro. Na altura foi me explicado que seria uma câmera para cinema ( o próprio C do modelo o indica) e por esse motivo, como todo mundo do cinema usa monitor externo,  seria desnecessário um monitor maior.
premiere-preview-window
Recentemente apareceram vários vídeos teste realizados com a última versão da 1Dc (enviaram para vários países do mundo e claro que como o Brasil é muito pequeno e tem pouquíssimos clientes não tivemos direito a receber nenhuma câmera de teste, preferindo enviar para os enormes países europeus…).
Dos diversos vídeos que tenho visto este a baixo me chamou a atenção pela possibilidade de reverter o jogo nos casamentos. Essa reviravolta pode ser vender o vídeo e oferecer o álbum de fotos.
O vídeo foi realizado pela produtora australiana untitledfilms, que sabendo que iria causar polemica convidaram alguns dos melhores fotógrafos australianos para verificarem e testarem a 1Dc.
No vídeo observamos vários fotógrafos ficando admirados com a qualidade da imagem impressa e pela oportunidade em escolher o momento exato da fotografia.
Em termos de conclusão, a reação dos fotógrafos variou entre o espanto, choque e a duvida de que a foto foi retirada do vídeo. Depois de discutirem sobre a câmera, sobretudo sobre ela poder afetar negativamente o negocio dos fotógrafos, concluíram que é também uma nova ferramenta para os fotógrafos e não deve ser temida.
Still-Image-sourced-from-video-Canon-1DC-Abraham-joffe-untitled-film-works1
Quanto a mim, penso que poderá ainda não ser com esta câmera que seja feita essa mudança, há diversas desvantagens mostradas, este recurso deve ser visto e revisto exaustivamente antes de se decidir, mas o caminho está demonstrado no vídeo. Poderão falar que em movimentos rápidos a imagem do movimento não fica nítida e que o casamento seja durante o dia ou que seja bem iluminado. Poderão falar com a mesma certeza que falavam quando iniciamos os casamentos com 5D e 7D …

Quanto a qualidade das imagens em 4K elas têm uma resolução de 4096 x 2160 pixels como pode ser visto na imagem a cima. Um cartão de 16GB serve apenas para fazer 4 minutos de vídeo no formato MJPEG, o cartão de 128Gb servirá para 32 minutos.

fashion-sample-of-Motion-Blur

26 COMENTÁRIOS

    • Olá Luis… Feliz Ano Novo ! Há pelo menos 8 anos atrás, eu e um amigo conversávamos sobre o futuro da fotografia de casamento e chegamos a conclusão de que tiraríamos as fotos do vídeo, com qualidade para impressão em papel em grandes formatos. Com a notícia acima, acredito que em mais 2 anos, por causa do alto custo do equipamento, já estaremos fazendo isso. Abraços !

    • Feliz 2013 pra vc tb! Olha só, eu até concordo que tecnicamente, sim, vcs vão ser capazes de fazer isso, mas, e aqui vc me corrija se eu estiver falando besteira, o olhar fotográfico e o olhar “cinematográfico” são muito diferentes. Tanto o fotógrafo quanto o cinegrafista estão ali para registrar o momento, mas a meu ver, o vídeo é quase um registro “institucional”, enquanto a foto é um registro “emocional”. Não sei, pra mim é como tirar foto com iPad: Não é pq o equipamento te “permite” fazer isso, que vc “deve” fazer isso (veja o exemplo do Spike Lee com o Obama).

  1. Robert Balasko já trabalha de forma semelhante. Participei de um workshop dele em novembro e ele vende vídeo e fotos junto. Mas não existem fotógrafos ou cinegrafistas na equipe. Todos fazem as duas coisas. Estão filmando, vêem a possibilidade de tirar uma boa fota, disparam (já que usam 5D markIII). Obviamente ele conta com uma grande estrutura e uma ótima equipe. http://www.art-studio.tv/v2011/
    Acho difícil trabalhar as fotos com frames, por mais que a qualidade permita. São visões diferentes. Mas sem dúvida hoje a tecnologia e essas dslr tem aproximado cada vez mais o mundo do vídeo e the fotografia.

  2. Acho muito dificil de os fotógrafos acabarem, visto que existem varias da fotografia, aqui estamos falando unica e exclusivamente de fotografia social.

    E o que mais me faz ter certeza de que os fotografos não vão acabar é o propruo cinema, pois nas produções de cinama existe un fotografo, o chamado still de cinema é feito por esse profissional.

    Claro é uma tendencia que nos fotografos acabemos nos aventurando nos videos, mas acabar a fotografia acho realmente muito dificil…