Este é o ano das opções. Cada vez aparecem novas opções no mercado. Ontem quando fui ver a apresentação da Panasonic AF-100, na BCTV, em São Paulo, recebo uma mensagem informando desta nova câmera.
Já tinha comentado aqui sobre ela, em novembro. Na altura era chamada pela Sony de NXCAM Super 35.

A NEX-FS100 é uma câmera muito bonita e apenas um pouco maior que uma 7D e muito parecida, em tamanho, com a nova RED Scarlet.

Quanto aos preços, pelo que tenho visto, deve ficar entre USD 4500 e 6000, o que a torna uma concorrente direta da Panasonic AF-100. Acredito que estarão disponíveis no mercado entre julho e setembro deste ano, mas vou fornecer maiores detalhes depois nos vídeos que enviarei da NAB show( sim vou estar lá fazendo reportagens para o blog, todos os dias vários vídeos, aguardem).
Esse video clip foi gravado em 48 horas e, é claro que com esse tempo não tiveram chance de dormir.
Um dos pontos fundamentais do teste era ver o comportamento do modelo com pouca luz, que é o ponto forte das Canon.
Para a gravação usaram SD cards, Sony Memory sticks e um disco de 128GB FMU solid state que vem com a câmera e lhes oferece 10 horas de gravação a 24mb/s AVC HD.

Gravaram tudo em 24mb/s AVC HD depois converteram para ProRes 422.
Tiveram por 36 hora num fim de semana com os dois protótipos NEX FS 100 existentes no mundo.

Camera: NEX FS 100
Lentes:
* Sony Alpha 50mm f1.4 com adaptador
* E mount 16mm f2.8
* Sony 18-200 f3.5-5.6

Video clip: Cozi: ‘Vertigo’

NEX FS 100 Video Blog

NEX-FS100(NXCAM Super 35mm Sensor Camcorder)

Quanto ao vídeo:
Este vídeo clip é o primeiro no mundo a ser feito com a Sony NEX-FS100. Foi realizado por Dan, um diretor de fotografia britânico,da escola F-Stop em londres e James da hangmanstudios.com . Eles não se limitaram a fazer o vídeo clip mas tambem contribuiram para o design desta camera.

Recentemente receberam um telefonema da Sony oferecendo-lhes duas  câmeras por 24 horas para fazer testes, mas eles queriam fazer mais que um simples teste.

5 COMENTÁRIOS

  1. É… concordo com o Eduardo… acho que para baterem as HDSLRs, a câmera tem que ter uma qualidade muito melhor além das facilidades! Não adianta ter vários recursos e ser mais fácil de operar se a imagem final não for no mínimo excelente! Na verdade acho que esta foi uma das razões das HDSLRs serem tão bem aceitas!

    Não a achei melhor que a 5DMKII em nenhum momento… nem em relação ao skin tone (e cores), que nas Canon são fantásticos! E achei meio ruidosa… tá certo que temos que dar um desconto pelo codec do Vimeo… etc… mas mesmo assim dá para se ter um boa idéia…

    Em fim ainda não trocaria a minha 5D MKII por essa…. vamos ver se a MK III resolve algumas questões mais críticas da MK II… se resolver será o golpe de misericórdia nas outras câmeras… rs.

    Grande abraço!

  2. Para mim, ainda nao ha comparação de cor com a canon, tive uma Sony Alfa que tinha imagem pior que a Powershot da Canon…
    A Panasonic tem um crop com as lentes , pelo menos as Canon de X2 ou seja uma clássica 50mm vira uma 100mm alem de ter de ficar muito mais longe para obter a mesma imagem isso faz com que se perca na distancio focal

  3. Acho que estamos acostumados a cores contrastadas. Onde a canon é menos imparcial e enche as imagens com cores vivas. Mas não acho que essa seja a melhor forma de analisar. Alexa e Red por exemplo, quando uiilizam a curva log-C entrega uma imagem cinza, aparentemente pior que as dslr, mas com 12bits e um alcance dinamico gigante.

    Primeiro que esse sensor da sony é 2k e pronto, cada pixel esta la para ser usado. O efeito estrobocopico é muito menor q a canon, ficando ok com a panasonic GH2 q é boa nessa questao. E gravador XLR de qualidade… Enfim é uma camera de vídeo, e com saida desomprimida em 10bits, acredito que seja uma camera de cinema interessante, claro que atras de alexa e red. Outra coisa interessante é a possibilidade de usar lentes leica M, e chegar muito perto de resultados top, com um custo bem menor.

    Entao resumindo, pra quem nao gosta das cores sony, saiba que geralmente pulamos a etapa de colorir o fime por poucas condiçoes de manipulaçao em pós. Acredito que essa nao seja uma limitaçao dessa sony