Acabei de enviar o meu curriculum para a petroleira britânica BP, espero que a Petrobras nunca precise dos meus serviços.

No passado dia 22 de Abril, uma plataforma petrolífera no Golfo do México explodiu e se afundou. Desde essa data, estão sendo tomadas diversas medidas para combater a poluição causada por este desastre. Aliás, a BP está tão interessada em mostrar seus esforços que acabou por publicar no seu site fotos alteradas no photoshop.

Na imagem a cima mostra empregados da empresa em frente a algumas telas usadas no monitoramento do vazamento do poço danificado. Mas se olharmos com mais cuidado podemos ver que existem existem pormenores que não batem certo. O site AmericaBlog publicou algumas das falhas neste imagem que demonstram que esta foto é alterada.






Além de tudo isto, consultando a metadata desta foto podemos ver que a foto original foi tirada em 2001!

Mas esta não é a única foto que foi alvo de manipulação digital por parte da BP. No site da BP podemos ver outra foto que mostra o cockpit de um helicóptero que sobrevoa a área do desastre. Tudo parece bem, mas… Novamente, erros berrantes na má manipulação das imagens saltam à vista. Desde a torre de controlo no topo superior esquerdo, ao aviso que se vê no painel de instrumentos alertando que a porta da aeronave estaria aberta e ao piloto que parece ter nas mãos uma lista de verificações pré-vôo.

A petroleira britânica admitiu nesta quarta-feira ter adulterado as imagens divulgadas  em seu site que mostrava os trabalhos da empresa para conter o vazamento no Golfo do México, segundo o jornal americano The Washington Post.