Semana ABC 2010: Felix Monti, diretor de fotografia de "O Segredo dos Seus Olhos"

spot_img

A Semana ABC teve sua abertura hoje e começou muito bem. Com a casa cheia e transmissão ao vivo online, a mesa teve Adrian Teijido como mediador e o convidado especial Felix Monti, diretor de fotografia de “O Segredo dos Seus Olhos”. O tema da mesa de discussão foi em torno  da Câmera RED, suas vantagens e desvantagens, utilização no cinema atual, problemas na pós-produção e o grande dilema que se aponta com as novas tecnologias e formatos, que é conseguir trabalhar a relação do roteiro, workflow e estética.

Foi exibido o já famoso plano-sequência do filme “O Segredo dos Seus Olhos”, que começa com uma tomada aérea de um estádio de futebol e vai se aproximando até um close do protagonista, vivido pelo ator Ricardo Darín. Monti explicou como foi feita a fusão de computação gráfica e filmagem com “menos de 100 figurantes” para dar vida ao estádio virtual. De acordo com Felix, o filme foi feito com a RED devido a facilidades de produção, orçamento e a qualidade que o equipamento oferecia.  “Fizemos o filme com um sistema muito rigoroso, e assim foi possível atingir a qualidade técnica desejada”.

A RED tem sido muito utilizada no cinema atual e vem tendo uma boa aceitação no mercado nacional . Adrian Teijido contou um pouco sobre as dificuldades e alegrias da utilização da RED e sobre as opções de exposição que ela oferece. “Ainda há alguns pontos a ser discutidos e dificuldades, como o monitor muito pequeno para HD”.

John Bailey, diretor de fotografia (“When in Rome”), esteve presenta na platéia e deu sua contribuição ao debate falando um pouquinho de sua experiência com a RED e suas impressões. Bailey disse que “as ferramentas digitais são apenas ferramentas, não uma revolução”. Para ele, a RED nos EUA cometeu um erro ao não falar com os diretores de fotografia, apenas com os produtores e diretores. “Isso colocou o diretor de fotografia como um funcionário e não como um artista, já que ele fica à mercê da decisão técnica do diretor”.

Também estiveram presentes na mesa o supervisor de produção da O2, Paulo Barcellos e Alexandre Samori, assistente de câmera.

Fotos: Mujica

Fonte : http://www.abcine.org.br

Artigos recentes