Durante a minha visita na NAB Show 2011 poucas novidades foram apresentadas no campo cinematográfico, os destaques estavam nas câmeras Alexa da Arri, F3 da Sony com 4 níveis de HyperGamma e S-Log que é o “Negativo digital”ou seja, permite o acesso a todo o range dinâmico do sensor de imagem Super35mm para máxima flexibilidade na manipulação de imagens durante a pós-produção(um sonho de câmera). A JVC continua nos protótipos, uma minicamera de 4K e outra de 2k, assim como uma minicâmera 3D que chegará ao mercado americano em setembro por $2500 dollars, eles falam que estão estudando o que o mercado quer… é simples basta nos perguntar,nós sabemos o que queremos pois estamos filmando todos os dias.
O que se viu mais foram soluções 3D(que não gosto) e soluções para transmissão ao vivo, sobretudo soluções portáteis. A Canon só apresentou duas novas lentes para cinema e a parceria com a Technicolor. Para quem esperava a 5D mark III vai ter de continuar esperando, como tinha falado, a política da Canon é fazer uma atualização a cada 3 anos e este é o ano da 5D, mas as câmeras top de linha (5D, 7D e 1D) sempre foram lançadas no segundo semestre do ano, por isso é de esperar a 5D em setembro/outubro. O que estranhei(ou nem tanto) foi o afastamento da Canon Brasil da Canon, ja fui a outras feiras nos estados unidos e nunca está presente um representante, ao contrário da Sony que tem vários representantes. Quanto à Panasonic lá estava com o “tijolo” aquela câmera nova que tem lentes intercambiáveis e vem com um sensor menor que a da T2i( dá vontade de rir quando comparam a Panasonic AF100 com sensor 17,3x13mm =225mm² com a 5D que te, 36x24mm =864mm² ou da T2i com 22,2×14,8mm=329mm2 ) alem de quando se coloca uma lente com adaptador ela passa para x2 ou seja para ter uma lente de normal de 50mm tem de comprar uma de 25mm (24mm 1.4 custa $1,699.95 da Canon ou $2,099.00 da Nikkor, enquanto a 50mm 1.4 custa $449.00 da Canon e $469.95 da Nikkor, preços em dollars).Tentei fazer uma entrevista na Panasonic mas quando falei de onde era e sobre que camera queria fazer perguntas apareceu um cliente que teve de atender, esperei meia hora e fui ver o resto da NAB…
Destaco a Atomos com o produto Ninja e nova atualização da Adobe, onde magníficas melhoras e soluções pensadas para as HDSLR foram apresentadas, como o fim de problemas de Rolling Shutter (vejam depois a entrevista tutorial que fiz a um dos engenheiros da Adobe)e a mega estabilização de imagem no After Effects.

Tambem encontrei alguns amigos como o Flávio Terra da Horizon movimentos , Philip Bloom e Vincent Laforet .

 

 

 

 

3 COMENTÁRIOS

  1. É de fato esperava mais também.
    Fiquei muito satisfeito foi com o lançamento do novo Final, mas tenho um certo receio dele. Vamos ver na prática assim que for distribuido.
    No mais, nenhuma MEEEEGA novidade para o meu dia-a-dia… Realmente esperava mais novidades lançadas.
    Enfim… Ficaremos na espera da 5D nova e assim por diante…
    Sobre a câmera da Pana, meu, não tinha pesquisado a respeito disso. Sério que o sensor dela é esse mesmo? PQP… q tiro no pé ein…

    Mas valeu Helder, representou bem a gente. Se tiver mais alguma novidade engavetada ai joga pra gente. =]

    Abraço

  2. Helder, muito bom você de ter ido a essa feira e nos traser informações importantes de antemão, essa AF100 eu já tinha desconfianças pois a panasonic sempre esconde o jogo.
    Isso me lembra quando a HVX200 (Otima camera) saiu todo mundo falava que era full HD, no entanto quando fui comprar, chequei direitinho e vi que não, fiquei muito puto e apesar de achar um a ótima camera, nao a comprei… fiquei com Z1 na época.