A ARRI apresentou hoje, 28/3/19, sua nova câmera ALEXA Mini LF. Combinando o tamanho compacto e o baixo peso da popular ALEXA Mini com o sensor da ALEXA LF ??de grande formato, a ALEXA Mini LF traz novas possibilidades criativas para o sistema de câmeras de grande formato da ARRI. Robusta e confiável, oferece a melhor qualidade geral de imagem para gravação em grande formato e possui três filtros internos FSND motorizados, entrada de alimentação de 12V, saídas de energia extra, um novo Codex Compact Drive e um novo visor HD de alto contraste MVF-2.

O sistema de câmeras de grande formato da ARRI, foi lançado em 2018 e é baseado em uma versão de 4.5K do sensor ALEXA, que tem o dobro do tamanho e oferece duas vezes a resolução das câmeras ALEXA no formato 35. Isso permite que os cineastas explorem sua própria visão de grande formato, com melhorias na famosa colorimetria do sensor ALEXA, tons de pele agradáveis, baixo ruído e adequação para fluxos de trabalho de High Dynamic Range (HDR) e Wide Color Gamut (WCG). A ALEXA Mini LF agora se une aos elementos existentes do sistema, a câmera ALEXA LF ??de alta velocidade, as lentes ARRI Signature Prime, ao bocal da lente LPL, o adaptador PL-to-LPL e o Sistema de Dados de Lentes LDS-2. Os conjuntos de recursos combinados e o tamanho das duas câmeras de grande formato da ARRI, abrangem todos os requisitos de um set de filmagem.

Seguindo a longa tradição da ARRI de fabricar câmeras robustas e confiáveis, a ALEXA Mini LF foi projetada para uma vida útil prolongada e para condições profissionais desafiadoras. Com um corpo de carbono resistente e uma faixa de temperatura excepcionalmente ampla de -20°C a +45°C (-4°F a +113°F), cada ALEXA Mini LF é submetida a um teste de estresse rigoroso antes de deixar a fábrica da ARRI e tem o suporte através dos centros de serviços globais da ARRI.

Embora a ALEXA Mini LF seja compatível com quase todos os acessórios da ALEXA Mini, ela traz melhorias significativas para o design da câmera Mini. Entre elas estão conectores extras, incluindo alimentação regulada de 12V e 24V, um novo conector de áudio de 6 pinos, microfones embutidos e WiFi melhorado. Seis botões de usuário agora estão do lado esquerdo da câmera e, a câmera e o visor eletrônico possuem seus próprios botões de bloqueio, enquanto o acesso do usuário à mídia de gravação e aos conectores do visor e TC, foram facilitados.

A ALEXA Mini LF permite a gravação interna de MXF/ARRIRAW ou MXF/Apple ProRes em uma variedade de formatos e proporções do quadro e, é a primeira câmera a apresentar a nova mídia de gravação Compact Drive da Codex, um parceiro de tecnologia da ARRI. Pequena e leve, mas solidamente construída, a unidade de 1TB oferece uma solução de gravação confiável e acessível. Com ela vem um leitor de unidade compacta USB-C que pode ser usado sem qualquer software ou licenças extras em computadores Mac ou Windows. Além disso, um adaptador de Compact Drive pode ser usado em qualquer leitor que aceite os Capture Drives SXR, fazendo com que mais que duplique as velocidades de transferência.

Um outro desenvolvimento da Codex, agora torna a gravação em grande formato, uma opção mais prática e econômica, o Codex High Density Encoding (HDE), usa codificação sofisticada, sem perdas, para reduzir o tamanho dos arquivos ARRIRAW em cerca de 40% durante o download ou posteriormente no workflow. Isso reduz os custos de armazenamento, reduz o tempo de transferência e acelera os fluxos de trabalho, o que se traduz em uma economia direta de 40% em tempo e dinheiro. O HDE é gratuito para uso com o Codex Capture Drives ou Compact Drives, aberto ao compartilhamento e rápido. O ARRIRAW Open Gate 4.5K pode ser codificado a 24fps em um MacBook Pro moderno.

No coração do novo visor MVF-2 da ARRI para a ALEXA Mini LF, estão o mesmo visor OLED HD de alto contraste, ciência de cor e o ocular da ARRICAM, como no visor EVF-2 da ALEXA LF, permitindo um ótimo julgamento de foco, faixa dinâmica e cor em um set de filmagem. Além disso, o MVF-2 possui um grande monitor de 4” que pode exibir a imagem ou o menu de controle da câmera, oferecendo flexibilidade máxima para diferentes configurações de câmera. O MVF-2 pode ser usado em ambos os lados da câmera e se conecta através de um cabo CoaXPress VF novo, flexível e confiável que tem alcance de até 10m para operações remotas de câmera. Ele possui uma interface de usuário refinada, um aquecedor de ocular embutido para que o visor não embace e um conector de fones de ouvido integrado.

Stephan Schenk, diretor da ARRI Cine Technik e responsável pelos Sistemas de Câmeras da Unidade de Negócios da ARRI, diz: “A ALEXA Mini LF é uma fantástica adição ao nosso sistema de grande formato e complementará a ALEXA LF, em vez de substituí-la. A ALEXA LF é uma ótima câmera de alta velocidade, que é especialmente importante para os comerciais, onde 150 fps em resolução de 4.5K e qualidade total de imagem são importantes. É, de fato, como uma ARRIFLEX 435 ainda complementa uma ARRICAM no set. Com a adição da Mini LF, agora temos uma resposta para todos os requisitos de fotografia”.

A câmera ALEXA Mini LF está programada para começar a ser distribuída a partir de meados de 2019.

Para mais informações visite: www.arri.com/alexaminilf