Você já se perguntou quanto as artes e a fotografia contribuem para a economia dos Estados Unidos? De acordo com um relatório do governo recentemente publicado, as artes contribuem com mais de US $ 763 bilhões para a economia, e a fotografia representa mais de US $ 10 bilhões desse total.

Esses números vêm de novos dados divulgados no início deste mês pelo Departamento de Análise Econômica dos EUA (BEA) e pelo National Endowment for the Arts (NEA). Os resultados foram baseados em informações coletadas em 2015.

“As artes contribuem com US $ 763,6 bilhões para a economia dos EUA, mais do que agricultura, transporte ou armazenagem”, informa o NEA. “As artes empregam 4,9 milhões de trabalhadores em todo o país, com ganhos de mais de US $ 370 bilhões. Além disso, as artes exportaram US $ 20 bilhões a mais do que importa, proporcionando um saldo comercial positivo ”.

Na verdade, os numeros mostraram que as artes rendem quatro vezes mais à economia dos EUA do que a agricultura.
E dos US $ 763,6 bilhões gerados pelas artes, “serviços de fotografia e acabamento de fotos” representaram US $ 10,2 bilhões, com crescimento anual de 2,9% entre 2012 e 2015. Em comparação, a indústria cinematográfica contribuiu com US $ 99,3 bilhões.
“Os dados confirmam que as artes desempenham um papel significativo em nossas vidas diárias, inclusive através dos empregos que temos, dos produtos que compramos e das experiências que compartilhamos”, diz a presidente da NEA, Jane Chu.

Fonte: (via NEA via PDNPulse)