Quanto vale o número de seguidores que você tem na indústria de fotografia comercial? Esse número pode ser muito mais importante do que você imagina.
A fotógrafa Yvette Roman diz que perdeu um emprego numa campanha publicitária da Canon porque não tinha 50mil seguidores no Instagram.

Numa entrevista recente para a plataforma de educação empreendedora on-line The Futur ela fala sobre como ser um fotógrafo profissional no mundo de hoje. Aos  17.5 minutos do video, ela conta a história de perder o maior emprego de sua carreira.

Vamos falar sobre seguidores e a importancia deles. Eu vou te dizer que eu consegui um trabalho enorme – teria sido o maior trabalho da minha carreira, comercialmente. Eu apenas direi: com a Canon. Para filmar uma campanha publicitária para eles. Eu consegui o trabalho, foi incrível. E então, literalmente, 20 minutos depois, depois que eu já tinha começado a fazer ligações para começar a contratar uma equipe porque o prazo era curto, eles me ligaram e disseram: “Oh meu Deus, nós não podemos contratar você”.

E eu disse: “Por quê?”

E eles disseram: “Porque você não tem 50 mil seguidores no Instagram”.

Roman, que atualmente conta com cerca de 1.000 seguidores no Instagram, ficou compreensivelmente confusa, já que originalmente lhe disseram que seu trabalho e estilo seriam perfeitos para esse trabalho. Mas ela foi informada de que essa era uma decisão de RH ao invés de uma decisão criativa.

“No começo, pensei: ‘Ok, estou desistindo, pronto, já chega’”, diz Roman. “Eu nunca mais quero ver uma câmera. É isso aí.”

Mas Roman agora está vendo essa experiência como um alerta para se adaptar.

“Percebi que com essa próxima iteração da minha carreira […] eu tenho que conseguir fazer isso”.