A Technicolor associou-se à Canon e a alguns dos melhores diretores de fotografia da ASC (American Society of Cinematographers) para criar o CineStyle é um Picture Style (curva ) para as câmeras Canon 5D (penso que serve para todas) que otimiza o dynamic range da imagem, facilitando o uso e integração das HDSLR da Canon com produções televisivas e filmes, aproveitando as capacidades do chipset de imagem da Canon. Cineastas e quem trabalha em pós-produção terão maior flexibilidade na classificação de cor e acabamento de seus projetos.

Como as HDSLR da Canon gravam imagem comprimidas em H.264 ou seja filmam em JPEGs (ao contrario das RED ou Alexa, que gravam já em formato RAW), é bastante importante gravar com o mínimo contraste possível (elas vêm de fábrica com valores bem altos) para que tenha flexibilidade na classificação de cor.

Para instalar este CineStyle precisa do programa que vem no cd, o EOS Utility V 2.6 ou superior. Depois de instalado altere para as seguintes configurações em Estilo de Imagem:

Nitidez: 0
Contraste: -4
Saturação: -2
Tonalidade: 0

Tambem deve filmar sempre com ISO múltiplos de 160( 160,320,640,1250,2500), nunca a 100, 200, 400,etc, não se aplica só a este CineStyle, mas a todos. Se verificar vai ver que tem menos ruido na imagem com ISO a 320 que a ISO 200 ou mesmo a ISO 100. Isso acontecesse porque o ISO nativo do sensor é 160.

Lembre-se de nunca superexpor a imagem, de preferência até a deixe mais escura, pois consegue facilmente trabalhar nos tons médios e escuros, quando os tons claros ficam brancos não consegue mais os alterar.

Detalhe: Voce vai ficar com a imagem sem brilho, o que pode assustar, mas isso é bom porque quer dizer que a informação está toda lá, basta fazer a correção de cor e verá como ficou com melhor imagem e muito mais controle sobre ela. Um dos plugins que notará melhoras significativas é no Magic Bullet.

Download: Aqui

Segue a entrevista a Robert Rodriguez, da Technicolor, onde demonstra e fala sobre esta parceria com a Canon (em ingles)

33 COMENTÁRIOS

  1. Renato e Albert, Segui os pasos descritos no blog, usei o software da canon para colocar o Picture Style mas tive que passar a camera para o modo “M” para poder carregar o CineStyle. Consegui usar o CineStyle no modo foto tudo ok. Uso o Magic Lantern, e no Picture Style que defini o CineStyle ele não aparece, apenas no modo de vídeo.

    Não sei se consegui ser claro, mas basicamento foi isso que fiz.

    Se tiverem alguma dica agradeço…. 😀

    • Tiago, depois de fazer o upload, volte no modo movie, vá a Picture Style e aperte SET. Você deverá ver uma lista de estilos. Selecione User Def 1, 2 ou 3 e pressione DISPLAY. Com o picture style selecionado, pressione agora o SET e então você deverá ver 2 pequenas setas. Usando o pad (setas) da camera, vá para cima ou para baixo até selecionar CineStyle (que deverá aparecer como opção). Pressione SET novamente e pronto, vc terá o CineStyle selecionável sempre na sua lista no modo MOVIE. Desculpe se não fui muito claro, estou respondendo sua msg com a camera em uma mão e o celular na outra hehehe.

      Abs e espero que consiga usar!