Luso-descendente é o fotógrafo oficial da Casa Branca.

Regressa assim à Casa Branca, onde esteve por cinco anos como fotógrafo oficial, durante o segundo mandato do republicano Ronald Reagan. Pete Souza confirmou à revista da Associação ter aceite o convite para o cargo de fotógrafo oficial da Casa Branca, que lhe foi endereçado por Robert Gibbs, porta-voz e futuro secretário de imprensa de Barack Obama.
Souza afirmou que aceitou o convite com a condição de que a sua função primordial ser a de documentar a presidência de Barack Obama “para a História”. Já Robert Gibbs, em declarações ao Chicago Tribune, elogiou o fotojornalista, considerando-o “uma excelente pessoa e um fotógrafo maravilhoso”. “A Casa Branca tem sorte em tê-lo de volta”, sublinhou ainda.
Pete de Souza conheceu Barack Obama em Janeiro de 2005, no primeiro dia de trabalho do recém-eleito senador democrata por Ilinóis. O luso-descendente trabalhava para o Chicago Tribune e foi destacado para documentar o primeiro ano de Obama no Senado americano. Acabou por acompanhar o senador nas viagens que este realizou a sete países, incluindo o Quénia (país de origem do pai de Obama), a África do Sul e a Rússia.
As fotografias foram compilados num livro que Pete Souza publicou em Julho do ano passado, com o título «The Rise of Barack Obama» («A Ascenção de Barack Obama»), que integrou a lista de «best-sellers» do New York Times e se tornou num êxito de vendas nos Estados Unidos.
Mas este não foi o primeiro livro lançado pelo luso-descendente. O resultado da sua experiência anterior na Casa Branca foi reunida em dois livros: «Unguarded Moments: Behind-the-scenes Photographs of President Reagan» («Momentos não guardados: Fotografias de astidores do presidente Reagan»), publicado em 1992 e «Images of Greatness: An Intimate Look at the Presidency of Ronald Reagan» («Imagens de grandeza: Um olhar íntimo sobre a presidência de Ronald Reagan»), de 2004.
Professor assistente na Universidade de Ohio, Souza tem trabalhos publicados nas revistas National Geographic, Fortune e Newsweek. O luso-descendente foi também um dos primeiros a fazer a cobertura fotográfica da guerra no Afeganistão, para onde viajou poucas semanas após o 11 de Setembro.
Souza tem como principais referências mestres como Sebastião Salgado e o mítico Henri Cartier-Bresson, considerado o pai do foto-jornalismo, daí que prefira sempre ter um papel de «documentalista» da História.
No ano passado, por altura do lançamento do livro sobre Barack Obrama, em entrevista à Agência Lusa, Pete Souza previu que este chegaria à Casa Branca e admitiu que gostaria de ser seu fotógrafo oficial. “Depois de alguns meses a documentar o senador Obama, tornou-se claro que tinha os atributos necessários a um futuro Presidente dos Estados Unidos”, disse à Lusa, destacando a sua “notável” história de vida, os dotes de “poderoso” orador e a forma como se relaciona com as pessoas e como estas lhe respondem. Questionado sobre se gostaria de regressar à Casa Branca como fotógrafo oficial, o luso-descendente admitiu que não lhe desagradaria.
No dia 14 de Janeiro, o gabinete de transição de Obama divulgou o primeiro trabalho de Pete Souza como fotógrafo da Casa Branca: a fotografia oficial do 44º presidente dos Estados Unidos da América.

As diferenças políticas entre os dois presidentes, Obama e Reagan, são demasiado evidentes, mas Pete Souza, que tantos acontecimentos públicos e privados testemunhou, não revela as suas preferências. Entrevistado pela Agência Lusa semanas antes de ser nomeado, não obstante os enormes elogios ao carácter de Obama, recusou sempre revelar qual tinha sido seu sentido de voto.

Souza tem como principais referências mestres como Sebastião Salgado e o mítico Henri Cartier-Bresson, considerado o pai do foto-jornalismo, portanto não admira que prefira salientar sempre o seu papel como um «documentalista» da História. Mesmo quando confessa a sua enorme admiração pelo músico Bruce Springsteen, diz que só o gostaria de fotografar de «forma documental».

As suas origens açoreanas e portuguesas foram faladas nessa mesma entrevista à Agência Lusa, quando revelou o desejo de um dia regressar aos Açores e registar em imagens a vida no arquipélago.
«Em 1988, acompanhei o meu tio numa visita à ilha onde nasceram os meus avós. É um lugar maravilhoso. Espero regressar. Em Portugal Continental estive uma vez com o Presidente Reagan nos anos 80. Nessa altura os meus colegas na Casa Branca diziam-me que toda a gente se parecia comigo».

Nesta foto feita com a Canon EOS 5D Mark II usou as seguinte opções:

Sem slash , lente 105 mm, 1/125 exp, f10, ISO100

Artigos recentes

Video thumbnail
Aputure Amaran 200d. Luz led barata que faz a diferença
12:59
Video thumbnail
Microfone bom e barato melhor que é melhor que Rode videomicro
09:47
Video thumbnail
Compras AliExpress: Muito barato Bastão LED RGB WW e camisas de times de futebol
13:54
Video thumbnail
Acessórios importantes para câmeras: Follow Focus SmallRig Mini melhor que Tilta
10:12
Video thumbnail
7º Congresso SELECT, dias 23 e 24 de novembro de 2021em São Paulo
00:55
Video thumbnail
SONY A6400 vs A6300: ISO + Autofocos
08:09
Video thumbnail
Review do SSD NVMe de 1TB mais barato que encontrei no Aliexpress
07:56
Video thumbnail
Lente com autofoco VILTROX AF 33mm f/1.4 de $238 USD para câmeras SONY, FUJIFILM e CANON
10:22
Video thumbnail
FÁCIL E GRÁTIS: Como postar REELS, Stories, IGTV fotos e vídeos PELO PC ou MAC
06:42
Video thumbnail
Excelente preço e qualidade neste LED RGBWW da Weeylite WE-9
09:18
Video thumbnail
Bons e baratos: Review de lapelas duplos com gravação nos transmissores Mirfak WE10 Pro
10:54
Video thumbnail
Canon C70: Review dicas, teste de ISO e novo firmware
17:46
Video thumbnail
Uma Solução para quando a rede não passa de 10 ou 100 Mbps no Windows
06:24
Video thumbnail
Review: Lâmpada led Aputure B7C indispensável no seu kit de luz
12:32
Video thumbnail
Use o computador para lives: No Instagram | Facebook/YouTube + Instagram | Câmera virtual. GRÁTIS
25:51
Video thumbnail
Use seu celular Android como monitor de câmera e para transmissões ao vivo - Review completo do app
24:02
Video thumbnail
Aula 18 Grátis: Técnicas cinematográficas para filmes de casamento com Edson Cardoso
01:56
Video thumbnail
Microfone Lapela Lensgo308c por apenas R$560. Possivelmente melhor lapela para youtubers
10:46
Video thumbnail
Tutorial FREEZE/ CLONE FRAME para Davinci Resolve 17 e Premiere Pro
25:48
Video thumbnail
Pros e Contras dos lapelas: Hollyland Lark 150 vs RODE Wireless GO II vs Saramonic 500 Pro
25:52

1 COMMENT