Um dos recursos mais impressionantes do Photoshop foi adicionado ao After Effects. O Content-Aware Fill agora está disponível para remover automaticamente elementos indesejados do vídeo utilizando o Afer Effects.

O preenchimento sensível ao conteúdo está presente no Photoshop há quase dez anos: ele identifica um objeto, remove-o da foto, e preenche o espaço em branco baseado no que está a seu redor.

O After Effects faz a mesma coisa, mas para cada quadro de um vídeo. Ele usa a plataforma de inteligência artificial Adobe Sensei para acompanhar o mesmo objeto ao longo do vídeo, apagá-lo e preencher o espaço com os pixels adequados.

A Adobe promete que essa ferramenta consegue remover objetos até mesmo se, em algum momento, eles passarem atrás de outro objeto na cena. E, claro, é possível fazer ajustes manuais caso você queira fazer refinamentos.

Isso pode ser útil para a pós-produção de um vídeo: por exemplo, dá para apagar microfones que entram no enquadramento, ou pessoas e sombras que atrapalham a composição da cena. Segundo a Adobe, isso também pode ser usado para ajustar vídeos de realidade virtual em 360 ??graus; nesses casos, nem sempre é possível ocultar tudo ao redor da câmera.

O preenchimento sensível ao conteúdo já está disponível no After Effects 16.1, disponível através da assinatura Creative Cloud.

A Adobe anunciou essa novidade pouco antes da feira NAB 2019, voltada para profissionais de vídeo. Ela também promete melhorias de desempenho no Premiere: o tempo de exportação será menor graças à renderização com GPU. Além disso, o rastreamento de máscara ficará até 38 vezes mais rápido para vídeos 8K, e até 4 vezes mais rápido para cenas em HD.