Excelente trabalho realizado pelo norueguês Terje Sorgjerdplus.
Para realizar este vídeo ele passou várias semanas gravando este fenômeno que é a Aurora Boreal (nome batizado por Galileu Galilei em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos nortes).

Filmado na Noruega, nos arredores de Kirkenes e no parque nacional Pas junto a fronteira com a Russia, mais precisamente a 70 graus norte e 30 graus este. Temperaturas a rondar os -25 graus Celsius e afirma que foi divertido ( haja Vodka, embora afirme que foi muito graças a cafés e movendo-se constantemente).

Como trabalho com as imagens:
Converteu as imagens gravadas em RAW, para TIFF de 16-bit no Adobe Lightroon.
Renderizou as imagens TIFF na Adobe After Effects em vídeo 4k, modo resolução 95% Jpeg(mais do dublo do fullHD).
Editou o vídeo 4K no Final Cut.
Exportou usando o Compressor para 1080p codec h.264, de maneira a poder fazer o upload para o Vimeo.

Camera: Canon 5D Mark II
Lentes:
* Canon 24mm/1.4
* Canon 16-35mm/2.8
* Sigma 12-24mm
Musica: Musica do filme Gladiador – “Now we are free”

14 COMENTÁRIOS

    • Não sei seu grau de instrução, mas vou resumir.
      nesta modalidade de vídeo (chamada TimeLapse) que na verdade não é vídeo ainda. Pois é uma sequência de fotos. Por exemplo você clica 1 foto a cada 10 segundos(tudo automatizado claro). Dai você tem diversas fotos, mas ainda não um vídeo. Ele pegou essas imagens que ele fotografou em um tamanho grandissimo e foi baixando o formato até chegar no famoso Full-HD. Nisso ele ganhou a resolução que você vê. E formou o vídeo podendo tratar antes as imagens no lightroom. Por isso a qualidade de tratamento que você vê.

    • Rafael, o Guilherme está totalmente correto na sua expilcação. O processo TimeLapse é feito com o uso de fotografias sucessivas capturando imagens em períodos predeterminados e controlados geralmente por efeitos da própria câmera ou por dispositivos externos com timers que acionam a câmera. Especificamente nesse vídeo, foram usados tempos de exposição (abertura do diafragma da câmera) entre 1 e 20 segundos e houve cenas com delay (intervalo de tempo entre um e outro disparo da câmera) de até 13 horas!

  1. Com foto ele consegue puxar mais luz sem perder qualidade tendo que forçar iso e tal. Aumentando o tempo de exposição de cada foto, é simples. O efeito de traveling dai sim é um pocket dolly motorizado com temporizador. Tudo fica bem fácil de fazer bem planejado. Claro que o efeito pra se conseguir assim tão perfeito, vai tempo de testes e entender um pouco o comportamento disso. Mas se for ver não é o bixo de fazer não… Basta ter os equipamentos certos pra brincar de fazer timelapse… hehehe

    Grande Abraço pessoal. Se discordarem fico feliz em discutir o assunto. To aqui pra aprender tbm. Abraço

  2. Nunca ouvi falar de TimeLapse feito com gravação em vídeo, como o Rafael disse. Pode até ser que alguem já tenha feito, mas foge totalmente da proposta do processo do TimeLapse, além de ser uma maneira muito mais difícil e imprópria para manter a sequencia das imagens.
    Quanto ao travelling, o artifício utilizado nesse vídeo foi o uso de um equipamento que controla o movimento e o disparo da câmera acoplada à um trilho. Veja o equipamento que foi utilizado e como ele funciona nesse link: http://dynamicperception.com/index.php?main_page=product_info&cPath=3_9&products_id=27

    Finalizando, para os curiosos sobre esse efeito “mágico” da natureza chamado de Aurora Boreal, há um site que mostra em tempo real onde e quando está ocorrendo esse fenômeno, informando inclusive o grau da intensidade e da visualização: http://www.gedds.alaska.edu/AuroraForecast/Default.asp?Date=20110326

  3. Ola a todos , sim exatamente , ha ate programas de computador para os trilhos com motor, quero ver se preparo um …
    e são fotos sim com valor de exposição altos tipo 5 ou 10 segundos, podemos fazer isso com a Canon basta comprar um times de 35 dollars que se consegue fazer.
    Time lapse é vídeo , vídeo nao é mais de que uma sequencia de fotos, ex 24 fotos por segundo em cinema, 30 fotos por segundo em tv na America 25 na Europa. o resutado de como foi aquirido se a cada 10 segundo ficamos com um fotograma ou a 10000 fotogramas por segundo ,como em comerciais onde vemos leite ,vinho, agua,nada mais é que vídeo.

    • Não faço parte do site ainda. Mas to tentando ajudar.
      Fico feliz q tenha entendido como funciona o processo. Não sei se a t2i faz, mas acredito q sim. Se plugar no computador com os softwares dela vc consegue fazer o timelapse tbm… o foda é ter q levar o notebook pra alguns lugares, tipo alto do morro…. hehehe (já fiz essa, hehehe)

      Grande Abraço pessoal.

      Helder, grande abraço. Parabéns pela matéria na revista e claro, a dedicação com o site. Abraço

  4. Ola,
    Esquecemos de mencionar que podemos realizar Time Lapse com qualquer equipamento mesmo…segredo eh boa lente e exposiçao do frame. Tecnica usada acredito ser de Trucagem ( desenho ) 2D. naum eh a camera que se movimenta e sim a imagem. pois esta foi capturada em 4K possibilitando movimentos smooth via FCP, Motion, After Effects… Naum acredito q foi ulltilizado outros equipamentos alem da camera e um bom tripod…pois com o intenso frio nada funcionaria 100% e consumo de bateria naum o deixaria permanecer por longo tempo.
    Metade da primavera penso que foi filmado.
    lindas imagens
    Excelente site
    abraços

  5. Por causa desse timelapse eu fui pra noruega ver a Aurora Boreal (e conseguir ver…) Gostaria muito que alguem pudesse me ajudar ! Eu fiz tudo como ta escrito aqui, porem da parte pra frente do After Effects em que reenderiza as imagens… Filme 4K mas em que formato exportou ? Jpeg sequence ? Eu reenderizei as imagens pra filme 4K formato H.264 mas aqui no mac o Final Cut nao abre…. Sei la alguem poderia me ajudar ? Post da minha viagem para aurora (http://www.nandadodi.blogspot.jp/)