O alemão Tobias Schrenk escreveu ontem (12/9) um artigo baseado num post do diretor Robin Schmidt.
O Post é sobre os programas usados para converter os arquivos das Canon (5DtoRGB , MPEGStreamclip , Canon E-1 Plugin, e Red Giant ‘s Grinder) .
Eu pessoalmente uso o Adobe Premiere Pro CS5, porque trabalha nativamente com os arquivos das HDSLR.

Segue o teste efetuado por Tobias onde todos os arquivos foram convertidos a partir do original para ProRes 422.

Iniciou os testes pelos conversores 5DtoRGB (esquerda) e MPEG Streamclip(direita)

Neste teste ele tenta ver se há de fato diferenças e como pode verificar o MPEG Streamclip(direita) tem alteração no gama parece saturado. A imagem do 5DtoRGB é uma imagem mais flat , ótima para fazer a coloração.

Depois fez a comparação entre o 5DtoRGB e o plugin Canon E-1 Plugin, e depois de fazer o teste pareu-lhe muito similar ao 5DtoRGB, só que ampliando a imagem o Canon E-1 parece ser pouco embaçado, parece que perdeu nitidez.
5DtoRGB e Canon E-1 Plugin:

Os 3 primeiros conversores comparados entre si:  5DtoRGB vs Canon E-1 vs MPEG-Streamclip

O último a testar foi o Magic Bullets Grinder, o mais novo da lista . Testou a versão demo, que pode ser baixada pelo site da Red Giant.
O arquivo do Magic Bullets Grinder pareceu-lhe muito idêntico ao arquivo gerado pelo MPEG Streamclip.
5DtoRGB vs. Magic Bullet Grinder:

5DtoRGB vs. Canon E-1 vs. MPEG Streamclip vs. Magic Bullet Grinder:

Como conclusão Tobias Schrenk diz que o melhor conversor é o 5DtoRGB embora tenha algumas desvantagens. Os recursos são limitados por ainda ser uma versão beta. Os outros conversores  são mais funcionais. O Magic Bullets Grinde é o que tem mais recursos.

No final ele afirma que não é um expert no assunto, apenas descreveu a experiência que teve.

Ontem mesmo o diretor Robin Schmidt, respondeu no post dizendo que tinha feito o teste e quase ficou cego de tanto procurar diferenças entre todos os vídeos convertidos para  4:2:2 e que não viu muitas diferenças. No entanto, em 4:4:4 facilmente se consegue perceber as diferenças o que é uma grande surpresa para ele.

3 COMENTÁRIOS