A direção de arte, a pós-produção e seus dilemas

A idealizadora desta mesa foi Vera Hamburguer, que esteve presente na platéia. A idéia inicial foi reunir diretores de fotografia, finalizadores, animadores e pós-produtores em geral para discutir o papel de cada um numa produção cinematográfica. O painel discutiu onde termina o papel do diretor de arte e onde começa o trabalho do finalizador para refletir se estes dois profissionais não deveriam se comunicar mais durante os processos de pré, produção e pós-produção.

Adrian Cooper começou a mesa de discussão dizendo que os efeitos especiais não são uma novidade no cinema, já que desde a década de setenta já era possível perceber efeitos em filmes como Star Wars, WestWorld entre outros. No Brasil, a sofisticação desta técnica veio com a publicidade, que incorporou as técnicas de animação e efeitos especiais com mais facilidade e rapidez . Adrian utilizou o exemplo do filme “O Coronel e o Lobisomem” de Maurício Farias, para iniciar uma discussão sobre a inclusão do efeito especial no longa metragem brasileiro e nos contou como lhe parecia estranha a inclusão de um lobisomem, todo em 3D. “Neste filme, o lobisomem parecia fora de época, senti que havia algo “estranho” naquele efeito”, diz Adrian. A partir disso iniciou um trabalho com o finalizador e então chegaram a um “meio termo” sobre qual deveria ser a luz certa, o tom, etc. Esta situação é recorrente no cinema, pois ainda há uma lacuna entre o diretor de arte, muitas vezes confundido com o cenógrafo, e a pós-produção.

Mateus Santos (sócio e diretor de criação da agência Lobo) e Guido (Agência Tribo), apresentaram aos participantes alguns cases onde houve a utilização parcial ou integral dos recursos de animação. Um dos cases apresentados por Guido foi do longa Quincas Berro Dágua, dirigido por Sérgio Machado que acaba de entrar em cartaz, onde algumas cenas utilizaram CG, com a participação do diretor de fotografia, Adrian Cooper.

O efeito especial para longa metragem, diz Adrian, é muito difícil de ser “camuflado”. “É complicado criar uma imagem invisível para formatos grandes como no cinema”. Na publicidade, diz Guido, “você pode optar por looks e abusar do fantástico”. Já no longa, a pós produção tem uma responsabilidade de fazer estas inclusões e efeitos passarem desapercebidas. Guido completa dizendo que o extrafantástico têm sido muito bem aceito pelo público, que no geral está mais aberto a efeitos especiais e isto gerou uma corrida tecnológica nas produtoras em geral. “Contudo ainda temos a indústria cinematográfica conduzindo as novas tecnologias e criação de softwares, já que as agencias de publicidade tem pouco tempo e seu trabalho é mais “dinâmico”.

Ana Mara Abreu, uma das mediadoras desta mesa, finalizou a discussão levantando mais uma vez a atenção ao fato de ser de extrema importância ter um diretor de fotografia trabalhando em conjunto com o produtor de efeitos no processo de criação e finalização de um job. Vera Hamburguer chamou a todos os diretores de arte e finalizadores para trabalharem em parceria, pois isso evitaria o excesso e repetição.

fotos: Mujica

Fonte : http://www.abcine.org.br


Artigos recentes

Video thumbnail
Inovação PDmovie: Follow Focos sem fio com AI, transformando todas as lentes em lentes com Auto Foco
01:20
Video thumbnail
Novidades maio 2023 Davinci 18.5: Relight, troca de céu, monitor remoto e mais
14:10
Video thumbnail
Todas as novidades para edição no novo Davinci Resolve 18.5 - NABShow 2023
06:34
Video thumbnail
Ultimas vagas!!!
00:46
Video thumbnail
SELECT 2023 dias 9 e 10 de maio. Ultimas vagas
00:37
Video thumbnail
Editar 4K num PC de 2014 com PREMIERE E DAVINCI: RX 5500 XT de R$600 + Ativar aceleração AMD OpenCL
13:13
Video thumbnail
Garantia de produtos do Aliexpress que deram problemas + Equipamentos de vídeo que não deve comprar.
12:56
Video thumbnail
#Shorts Congresso SELECT 2023 , 9-10 de maio
00:40
Video thumbnail
GRATIS 3 soluções: Editar por texto / Separar voz e música / Áudio de estúdio com qualquer mic
11:43
Video thumbnail
Teste no local com mais interferências do Brasil e review completo do Accsoon CineView
18:21
Video thumbnail
Microfones sem fio para celular baratos e de qualidade preparados para os próximos 30 anos
13:02
Video thumbnail
Tripé em fibra de carbono para a nova geração de câmeras e ideal para quem viaja. K&F Concept
12:36
Video thumbnail
Lente Cine com melhor preço/qualidade para M4/3, Blackmagic Pocket 4k, Sony, Canon R e Fuji
07:36
Video thumbnail
Principais vantagem de usar o monitor com TouchScreen portátil
11:00
Video thumbnail
Porque o lapela Hollyland Lark M1 é hoje a melhor opção de preço qualidade
13:26
Video thumbnail
2 acessórios para câmeras que uso ha mais de 2 anos e tem agora ótimo preço: Inkee BENBOX e IRONBEE
12:55
Video thumbnail
Como encontrar rapidamente pessoas nas suas gravações durante a edição de forma simples e automática
07:22
Video thumbnail
Um ano trabalhando com a Sony ZV-E10 Review completo
23:05
Video thumbnail
Painel de LED RGB bom e barato, com aplicativo IOS/Android compatível com outras marcas.
05:32
Video thumbnail
Do bom ao mau: Review da lente full frame Meike 85mm f/1.8 de R$1.000 para câmeras Sony
08:11