A Rainha chegou ! – Nikon D4

spot_imgspot_img





A Nikon apresentou hoje a sua nova câmera DSLR/HDSLR D4.
Esta câmera vem com tudo que sonhávamos numa HDSLR. Saída limpa HDMI (pode usar um gravador externo como o Atomos Ninja e gravar várias horas sem parar e sem compressão), qualidade de captura de áudio; monitoramento de áudio com saída para fone de ouvido; limitação de 20 minutos por arquivo em Full HD e autofócus no modo vídeo.
O único problema que estou vendo nela é a saída limpa em HDMI é 1080i (interpolado) usado pela tv analógica, ninguém quer mais usar imagens interpoladas.
Estará despontável no mercado a 16 de fevereiro. Com preço rondando os $6000 USD
Veja os vídeos de apresentação em baixo

Mais informações no site oficial da Nikon Brasil

Amesterdão, Holanda, 6 de janeiro de 2012:
A Nikon anuncia hoje o lançamento da D4, o seu novo modelo principal D-SLR para fotógrafos que precisam do mais recente em termos de fotografia.

Concebida para deitar por terra os limites e concretizar todas as oportunidades de disparo, esta câmara de formato FX profissional traz consigo novos níveis de qualidade de imagem, velocidade e precisão tanto em termos de fotografia como de vídeo.

Equipada com um sensor de formato FX de 16,2 megapixéis, ISO fenomenalmente elevada e o poderoso motor de processamento de imagem EXPEED 3 da Nikon, esta oferece um desempenho sem compromissos e uma versatilidade sem rival em condições ambientais e de iluminação extremas.

“Com a Nikon D4, lançámos o que de mais recente se faz em fotografia,” afirma Dirk Jasper, Gestor de Produtos de Professional Products, Nikon Europe. “Se for um fotógrafo no topo da carreira, então necessita de uma câmara que nunca o deixe ficar mal – e essa câmara é a Nikon D4. A Nikon D4 foi concebida para expandir limites, assim como os fotógrafos que a vierem a utilizar o fazem ao expandir os limites diariamente no seu trabalho.”

Qualidade de imagem sem compromissos – Velocidade excecional

Concebida para fornecer uma integridade de imagem fantástica nas condições de iluminação mais diversificadas, a D4 oferece um desempenho fps espantosamente rápido e estabelece um novo padrão em desempenho de baixo ruído. O sensor CMOS de formato FX (em ecrã completo) de 16,2 megapixéis com leitura de canal rápida proporciona até 11 fps – mais rápido que qualquer outra câmara Nikon.

Imagens de qualidade espantosa com baixo ruído e ampla gama dinâmica podem ser conseguidas mesmo com sensibilidades ISO elevadas graças ao desenho de redução de ruído otimizado e ao processamento de sinal A/D de 14 bits integrado no sensor. A gama ISO fenomenal estabelece um novo padrão de ISO12800 e aumenta a gama mais um EV para fazer de ISO 100 a norma. Para condições de maiores desafios, sensibilidades equivalentes ISO 50 e ISO 204,800 tornam a D4 na câmara de eleição para fotógrafos que geralmente enfrentam desafios de iluminação extremos.

Motor de processamento de imagem EXPEED 3 super ampliado

Graças ao motor de processamento de imagem EXPEED 3 de próxima geração da Nikon, a D4 realiza facilmente tarefas exigentes em termos de dados sem sacrificar a velocidade e a qualidade a que os profissionais estão acostumados. O processamento de imagem de 16 bits de velocidade elevada segue a conversão A/D de 14 bits para proporcionar imagens JPG prontas para envio diretamente a partir da câmara. O desempenho nunca é comprometido, mesmo ao realizar as tarefas mais intensas em termos de dados. As imagens apresentam uma cor fiel e bem saturada e uma profundidade natural. Mesmo ao fotografar com iluminação reduzida com sensibilidades ISO elevadas, a redução de ruído de desempenho comprovado e inteligente da câmara reduz o ruído sem degradar a nitidez da imagem.

Vídeo de qualidade de difusão

Para profissionais cujo fluxo de trabalho exige vídeo, a D4 oferece toda a flexibilidade necessária para uma ampla variedade de aplicações de filmagem. Trata-se de filmagem em formato grande no seu melhor, com uma variedade abrangente de fotogramas por segundo.

Fotogramas por segundo: Vídeos Full HD (1080p) podem ser gravados em opções de 30p, 25p e 24p, com opções de 60p, 50p, 30p e 25p disponíveis a 720p. Os clipes de vídeo podem ter até cerca de 30 minutos de duração (cerca de 29:59 min.).

Modo de área múltipla: Gravação Full HD (1080p) possível em formatos baseados em FX e DX bem como em recorte Full HD original (1920×1080).

Controlo de áudio de alta fidelidade: respondendo às reações do setor, a D4 introduz novas possibilidade para a gravação de áudio D-SLR, permitindo que os seus vídeos soem tão bem como o seu aspeto. Para além da entrada para microfone estéreo externo, uma saída de áudio para auscultadores externos permite-lhe a sintonização fina do áudio em isolamento.

Saída HDMI não comprimida: para aqueles que necessitam da mais pura saída de vídeo para edição de qualidade profissional, a D4 oferece a possibilidade de saída de visualização em direto não comprimida para gravadores e monitores externos. A primeira vez que tal é possível numa câmara SLR; os dados são fornecidos a 1080i (Full HD) com o tamanho de imagem e velocidade de disparo designados. A saída de dados pode ser reduzida para uma qualidade inferior caso seja necessário e isenta da sobreposição de informação que pode ser visualizada simultaneamente no monitor TFT da câmara.

Controlos personalizados convenientes: a operação de visualização em direto é melhorada graças a controlos personalizados convenientes. Em vez de rodar o disco de controlo, a abertura motorizada permite um controlo da abertura mais suave através de botões designados na parte frontal da câmara. A marcação de índice permite marcar imagens importantes no espaço temporal durante a gravação de vídeo, o que torna fácil a localização durante a edição.

Novos níveis de velocidade e precisão

No que diz respeito a acertar nos momentos decisivos, a operação automática melhorada da D4 oferece aos fotógrafos uma nítida vantagem.

Reconhecimento de cenas avançado com sensor RGB de 91.000 pixéis. O sistema avançado de reconhecimento de cenas revolucionário da Nikon incorpora agora um sensor RGB de 91.000 pixéis de conceção nova que analisa meticulosamente cada cena para uma precisão espantosa.

O seguimento de temas em 3D foi particularmente melhorado durante o disparo e seguimento de temas mais pequenos. Os rostos humanos são detetados com uma exatidão espantosa até quando trabalhar apenas com o visor ótico. Este nível de análise de cenas pormenorizado também é utilizado para suportar uma focagem e uma exposição automática mais exata, mesmo nas mais difíceis condições de iluminação.

Módulo de sensor AF Multi-CAM3500FX avançado: O sistema AF Multi-CAM 3500FX AF altamente aclamado da Nikon – com definições de cobertura de 9 pontos, 21 pontos e 51 pontos configuráveis ou individualmente selecionáveis – foi reconcebido para uma deteção de temas mais rápida.

O módulo e os algoritmos do sensor de focagem automática melhoram as capacidades de sensibilidade de aquisição de luz reduzida até -2 EV (ISO 100, 20 °C/68 °F). Todos os 51 sensores AF, dos quais 15 são sensores de tipo cruzado, respondem plenamente com qualquer objetiva NIKKOR AF de f/5.6 e, pela primeira vez, este desempenho espetacular não termina nas aberturas f/5.6.

Sensores AF poderosos compatíveis até f/8: a D4 mantém o poder dos 11 sensores AF, mesmo que o valor da abertura aberta combinado seja f/8. Uma grande vantagem para fotografar eventos desportivos e vida selvagem, esta proporciona um novo nível de potencial de deteção ao combinar, por exemplo, uma objetiva NIKKOR AF de f/4 de 600 mm com um teleconversor NIKKOR 2.0x. Se o valor da abertura combinada estiver entre f/5.6 e f/8, tem ainda disponível o poder de quinze sensores AF centrais, dos quais nove são de tipo cruzado.

Velocidade de fluxo de trabalho total mais rápida

A velocidade da D4 difunde-se pelo seu fluxo de trabalho completo.

Obturador composto por fibra de carbono/Kevlar desenvolvido recentemente: o novo e altamente resistente obturador oferece um valor de ciclos standard de 400.000 disparos, com uma velocidade de obturador máxima de 1/8000 a 30s e uma sincronização do flash de até 1/250 segundos. Um monitor do obturador de diagnóstico automático inteligente e uma unidade de acionamento para reduzir a exigência de alimentação quando o obturador está levantado por períodos prolongados durante filmagens.

Resposta rápida: o arranque demora cerca de 0,12 segundos, o intervalo do tempo de libertação é minimizado até cerca de 0,042 segundos (equivalente à da D3S), com uma capacidade de cerca de 11 fps no formato FX e em todos os modos de recorte.

Suportes de armazenamento: a D4 oferece duas ranhuras para cartões. Uma para cartões CF (UDMA 7) de velocidade rápida e uma para cartões XQD de elevada capacidade e velocidade.

Conetividade: um sistema de controlo e comunicação de dados poderoso torna as transferências de ficheiros em LAN com fios e sem fios mais rápidas e mais fáceis que nunca. Suporte de LAN sem fios disponível através do transmissor sem fios WT-5 de conceção recente, o qual inclui modos de ligação HTTP e FTP e permite também o disparo simultâneo de várias câmaras equipadas com WT-5. Pela primeira vez, uma ligação LAN com fios é integrada no corpo da câmara.

Sempre à altura da tarefa

Cada milésimo de segundo pode contar, e a operação melhorada da D4 ajuda os fotógrafos a responder rapidamente a situações em constante evolução.

Controlo horizontal e vertical intuitivo: cada orientação tem controlos com uma disposição idêntica, colocados de forma conveniente de modo a que a câmara possa rapidamente tornar-se uma extensão da sua mão, quer esteja a fotografar com orientação horizontal ou vertical.

AF simplificada e seleção de modo de área de AF: agora possível sem retirar os olhos do visor.

Precisão de 8 cm (3,2 pol.), monitor LCD com ângulo de visualização amplo com cerca de 921.000 pontos com controlo automático de brilho do monitor. O monitor produz uma reprodução de imagem nítida e brilhante com uma capacidade de reprodução das cores muito mais ampla. O brilho do LCD é ajustado automaticamente de acordo com o ambiente de visualização e as imagens podem ser ampliadas até 46x durante a reprodução, o que pode ser uma grande ajuda para confirmação de focagem localizada.

Visor ótico de prisma de vidro: oferece uma cobertura de enquadramento de aproximadamente 100% e ampliação de 0,7x (objetiva de 50 mm f/1.4 em infinito, -1,0 m-1). A conceção do ponto de visão do olho elevado dos visores da Nikon é famosa por minimizar a fadiga visual ao utilizar a câmara durante longos períodos de tempo.

Horizonte virtual eletrónico de eixo duplo: oferece confirmação exata de nível de disparo ao permitir que verifique o monitor LCD, ou o visor, relativamente à posição da câmara em relação ao plano horizontal e à sua oscilação (rotação para a frente ou para trás).

Acesso direto aos controlos de imagem: através de um botão dedicado novo, em vez de através do menu. Os controlos de imagem permitem-lhe personalizar o visual das suas imagens fixas e vídeos através de parâmetros de sintonização fina como, por exemplo, nitidez, saturação e matiz.

1 Com base nas normas CIPA
2 Quando utilizado em conjunto com baterias diferentes da EN-EL15

Controlo total sobre o fluxo de trabalho

A D4 foi concebida para velocidade, mas não só para velocidade. A versatilidade e prontidão vão de mãos dadas com opções de controlo que conseguem proporcionar uma verdadeira vantagem quando o tempo é um imperativo.

Filmagem a intervalos: a D4 alarga a função de fotografia a intervalos popular através do armazenamento de imagens como um ficheiro de vídeo na câmara. Com velocidades de reprodução de 24 a 36.000 vezes mais rápidas que o normal.

HDR (gama dinâmica elevada): capta uma imagem em exposição excessiva e uma imagem em exposição insuficiente num único disparo do obturador. O intervalo pode ser ampliado em até 3 EV para visuais diferentes, plenos de saturação e gradação tonal. A suavidade das extremidades onde as duas exposições se encontram pode ser ajustada para um visual mais natural.

Controlo de temperatura de cor refinado: permite o controlo exato sobre o equilíbrio de brancos. O matiz do monitor de visualização direta e o equilíbrio de brancos da imagem resultante pode ser ajustado de modo a que os dois estejam alinhados. A temperatura de cor pode ser definida manualmente em intervalos de 10 Kelvin ou em unidades mired.

Quatro opções de área de imagem: pode escolher entre uma variedade de modos de recorte de imagem, todos eles visualmente ocultos no visor. 5:4 (30,0 x 24,0 mm), 1.2x (30,0 x 19,9 mm) e formato DX (23,4 x 15,6 mm).

Edição na câmara: as imagens e os filmes captados podem ser alterados e editados na câmara e de forma imediata se assim pretendido. Os menus de retoque incluem um conjunto de funcionalidades úteis como, por exemplo, processamento NEF (RAW), redimensionamento, controlo de distorção e perspetiva para referir apenas alguns. Assim como a capacidade de designar o ponto de início e de fim de todos os clipes de vídeo de uma só vez, para os poder guardar de forma mais eficiente.

Acessórios

Transmissor sem fios W-T5 compacto (opcional): liga-se ao conetor da interface designado da câmara e é alimentado através do corpo da câmara. Inclui modos de ligação HTTP e FTP e permite o disparo simultâneo de várias câmaras equipadas com WT-5.

Unidade GPS GP-1 (opcional): grava informação de localização como, por exemplo latitude, longitude, altitude e hora (UTC) sob a forma de etiquetas de “georeferência” nos dados da imagem (Exif) e permite operação simultânea em conjunto com o WT-5.

Microfone estéreo compacto ME-1 (opcional): grava som nítido ao mesmo tempo que reduz significativamente o ruído mecânico.

Nikon SB-910 (opcional) – desempenho de iluminação sem igual: oferece i-TTL versátil para controlo de flash sem fios ou na câmara, operação refinada e um número guia poderoso de 34/112 (ISO 100, m/ft, STD, formato FX, zoom de 35 mm). Os menus e controlos foram melhorados para uma maior facilidade operacional. Estão incluídos filtros de cor fluorescente e incandescente de tipo rígido, os quais podem ajustar o equilíbrio de brancos da sua D4 de forma imediata.

Capture NX 2 (opcional) – Processamento de imagem rápido, poderoso e criativo: para possibilitar o poder de imagem da D4, o Capture NX 2 está mais rápido do que antes e compatível com a versão integral de 64 bits.

Camera Control Pro 2 (opcional) – Controlos de câmara remotos versáteis: para além de controlar o modo de exposição, velocidade do obturador e a abertura, o software disponibiliza agora inúmeras melhorias para tornar a operação de visualização em direto da D4 excecionalmente suave. Os novos controlos criativos incluem o início e fim remoto para realização de filmagem e comutação entre visualização em direto para imagens fixas e vídeos.

ViewNX 2 (incluído) – Procure, edite, partilhe e muito mais: conjunto de software “tudo em um” que implementa uma interface fácil de utilizar e um conjunto de funções de edição, incluindo edição básica de ficheiros RAW e de D-Movies. Integra de forma dinâmica o my Picturetown, o serviço de partilha e armazenamento de fotografias da Nikon.




Artigos recentes

43 COMMENTS

    • Juliano. O termo i depois da nomenclatura 1080 significa interpolado. entrelaçado seria se fosse depois da taxa de frames no caso 60i (60 campos entrelaçados). Sempre assim.

  1. Pelo que eu li a limitação é de 29:59min, igual a das concorrentes. Até que enfim a Nikon deu uma resposta a altura. Será que a “midia especializada” vai continuar fazendo jabá pra Canon ?? Essa eu quero ver !!

  2. Realmente é um BOM equipamento “MAS” temos de analisar diversas situações em que na Via de Transferênçia Wirless e Gravação Directa em HD a Canon 5D com o Punho WT-4 FAZ; Na questão de Lentes a Canon sempre foi superior a NIKON em termos de Lumonosidade e Qualidade de IMAGEM e Construção ( Até mesmo em Lentes para VIDEO PRO) Neste equipamento apenas destaco que é bom os dois slots de CF e a resolução PIXEL e saída HDMI ( MAS ESTÀ nas MÂOS da CANON colocar uma 5D MARK III com TODAS ESTAS CARACTERISTICAS)ou vamos voltar no TEMPO dos Adaptadores de LENTES de MARCAS DIFERENTES?……….Posso até dizer que Existe no mercado um gravador da EDIROL que grava VIDEO/ AUDIO em HDD-DIRECTAMENTE que hoje em Dia as Produtoras estão a validar pois é um processo EXCELENTE Parece que o preco tanbém não é muito convidativo e para quem não tem Lentes ainda mais desagradavél é ou então Adaptadores mas será BOM?………Penso que Não
    Pedro Remi