No mundo actual, o significado e a influência das redes sociais está crescendo exponencialmente na vida quotidiana da maioria das pessoas. As pessoas recorrem frequentemente às diferentes plataformas de comunicação social para registarem as suas queixas e as suas opiniões sobre tudo e qualquer coisa.
As marcas sempre se esforçaram em manter a sua imagem dos meios de comunicação social primordiais e adequadas, uma vez que uma grande maioria dos seus consumidores depende fortemente deles para tomar as suas decisões. As marcas utilizam frequentemente a publicidade que recebem nos meios de comunicação social para se promoverem a si próprias.
O levantamento realizado pela Rave Reviews baseia-se em mais de um milhão de tweets que estão relacionados com marcas. A empresa pesquisou estes tweets para analisar as marcas mais odiadas a nível global. A taxa de ódio (percentagem de tweets negativos) para cada marca foi então calculada e depois classificada de acordo com a categoria e localização.
Definiram ‘maiores marcas’/’marcas globais populares’ como aquelas com o maior volume de pesquisa no Google.
Principais conclusões
- Uber é a marca mais odiada nos EUA (48,35% de tweets negativos) e no Reino Unido (47,88%).
- Uber também é a marca mais odiada no maior número de estados americanos (8).
- A desenvolvedora de videogames Game Freak tem uma taxa de ódio de 100% no Canadá.
- A Sony é a ‘marca global popular’ mais odiada na maioria dos países (10, incluindo Canadá, Argentina e Grécia).
Sony é a marca mais odiada em 10 países
Usamos o Planejador de palavras-chave do Google para selecionar uma lista de 100 das maiores marcas globais de acordo com o volume de pesquisa. Em seguida, retiramos as menções de cada um do Twitter e avaliamos quais marcas receberam mais ódio.
A grande marca mais odiada é a Sony, que tem a maior taxa de ódio em 10 países. Como fabricante de eletrônicos, marca de console de jogos e produtor de filmes, o conglomerado japonês está perfeitamente posicionado para irritar os fãs com todas as decisões que os executivos da Sony tomam.
Em segundo lugar vem a Tesla, que é a marca mais odiada em sete países, incluindo Espanha – onde tem uma taxa de ódio de 70%. Paypal e Uber são os próximos, com cinco países cada – ambos são marcas que podem levá-lo a odiar tweets enquanto você espera que eles cumpram o serviço prometido.
Marca de Big Tech mais odiada da Microsoft em 22 países
Coletivamente, as grandes marcas de tecnologia são mais odiadas em 12 países. Mas a verdadeira luta aqui é a batalha entre as marcas digitais que atravessam nossas vidas diárias. Talvez surpreendentemente, a Microsoft leva a coroa como a mais odiada em 22 países. Em comparação, Facebook e Google têm 24 países entre eles.
A Amazon é mais odiada em apenas seis países, mas lembre-se de que a Amazon está ativa apenas em 18 países . Jeff Bezos estabeleceu um relacionamento presidencial com seus clientes, atraindo ira por explorar trabalhadores e gastar seu dinheiro em projetos de vaidade e ganhar fanboys pelo mesmo comportamento.
Desenvolvedores de Assassin’s Creed Battle Street Fighter para a marca de jogos mais odiada
Talvez nenhum fandom goste tanto de odiar quanto os jogadores. Com opiniões ferozes, horas de investimento pessoal e uma relação complexa entre jogos e problemas psicossociais , os jogadores querem contar às pessoas sobre isso. Eles reclamam mais da Ubisoft. O desenvolvedor de Assassins Creed é a marca de jogos mais odiada em 23 países.
A Capcom é a número dois, mais odiada em nove países. O produtor de Street Fighter irrita os fãs com códigos bugados e decisões curiosas e criativas. Por outro lado, a adorável marca de jogos Nintendo é mais odiada em apenas um país: a Noruega. “A Nintendo sabe que eles estão essencialmente matando o emulador SNES/NES da Nintendo Online ao lançar APENAS jogos de merda/esquecíveis?” reclama @TinyFluffyGoat.
KFC é a marca de fast food mais odiada do Twitter
Todo mundo adora o Coronel Sanders, certo? Não. Kentucky Fried Chicken é a marca de fast-food mais odiada em 14 países. “O Kfc é superestimado”, relata um usuário . “Esse é o tweet.” Uma hora depois, com mais de 100 respostas, ela acrescenta: “Fãs tóxicos do kfc me atacando”.
Apenas alguns anos atrás , o McDonald’s era a segunda marca mais odiada do mundo. Hoje, é a marca de fast-food mais odiada em apenas quatro países. Infelizmente, para o McDonald’s, isso não é necessariamente uma boa notícia: alguns países baniram completamente o restaurante, o que é uma forma de reduzir a publicidade negativa. E refletir sua impopularidade de volta para seus clientes não é exatamente um movimento adorável: “Quando as pessoas veem lixo na rua e veem uma marca naquele lixo, elas têm uma enorme resposta emocional a isso”, explica um vice-presidente da McDonald’s britânico, quando perguntado por que a marca é tão odiada.
Estado de Nova York odeia Lancôme
Você pode usar este mapa para identificar a marca mais odiada em seu estado. Refletindo as estatísticas nacionais, o Uber é o mais odiado na maioria dos estados (oito), seguido pelo LEGO (seis).
Os únicos incluem Lancôme (Nova York) e Chanel (Mississippi). Essas marcas podem ser muito amadas, mas o Twitter revela que seus preços são menos populares. A Geórgia é o estado com mais ódio: uma taxa de ódio de 85,51% para o PayPal.
LEGO é a segunda marca mais odiada nos EUA
Uber também é a marca mais odiada nos Estados Unidos. E, assim como o Reino Unido, o segundo mais odiado vem de surpresa. Afinal, o que a LEGO já fez para machucar alguém? “Pisar em um #lego é a pior sensação!!!!” aponta um twitteiro .
Outras marcas de ódio (não) populares de todo o mundo preenchem o restante do Top 10. A Red Bull parece ser vítima de seu sucesso: parcerias de marca com várias equipes e eventos significam que o nome da bebida energética tende a ser mencionado em maldições e insultos dirigidos aos parceiros da Red Bull.
Nenhuma publicidade é má publicidade
No final, as pessoas podem odiar essas marcas – mas ainda estão falando sobre elas . Use a tabela interativa abaixo para encontrar as marcas que os usuários do Twitter estão reclamando mais perto de você.