Dois ladrões conseguiram roubar 150.000 euros de um caixa eletrônico na cidade francesa de Reims sem usar explosivos.
Eles conseguiram fazer o roubo voando um DJI Mini para uma sala técnica através de um duto de ventilação e conseguiram chegar com o drone a uma sala onde tem um botão que permite abrir a porta automaticamente . Segundo a polícia, esta é a primeira vez que um drone é usado em um assalto a banco dessa forma.
O roubo de alta tecnologia ocorreu no início deste ano em uma filial da Caisse d’Epargne em Reims. Os funcionários do banco ficaram surpresos ao descobrir que o conteúdo total do cofre, com 150.000 euros havia desaparecido, sem danos visíveis no caixa eletrônico ou na porta do cofre.
Ao visualizar as imagens de uma câmera de vigilância, parecia que os assaltantes usaram um drone de pequeno porte (do tipo DJI Mavic Mini) para pressionar um botão que abre a porta de uma sala técnica ao lado do caixa eletrônico. Para isso, eles forçaram uma grade de ventilação, que permitia que o drone voasse para dentro. Para determinar exatamente onde está o botão, os ladrões usaram primeiro um espelho em uma vara telescópica. O assalto durou menos de 10 minutos.
A polícia já prendeu quatro suspeitos. Investigações posteriores revelaram que um dos ladrões já havia trabalhado como mecânico para uma empresa que mantém caixas eletrônicos. Ele conhecia o código do cofre na sala técnica. Como esse código não era alterado com frequência, era possível remover o conteúdo do cofre sem danos.
O roubo de dinheiro é o assunto do dia nos círculos policiais de alto escalão. “Já vimos muitas aplicações criminosas de drones, desde o contrabando de drogas até a espionagem de pessoas. Mas usar um mini drone para realizar um assalto a banco é novo para nós.”