A estrela de Hollywood emprestou sua cara para um novo comercial de celulares russo.
Bruce Willis concordou em emprestar sua imagem para aparecer no anúncio, ou melhor, em uma série delas, como um deepfake. Em outras palavras, enquanto um ator completamente desconhecido desempenha o papel de Bruce Willis, o rosto do superstar se sobrepõe depois.
Em uma entrevista a um site russo , o Diretor de Comunicações de Marca e Marketing da empresa, Vasily Bolshakov, disse: “Criamos um dueto inesperado – o papel de parceiros foi desempenhado pelo comediante e apresentador dos populares programas de TV em quadrinhos Azamat Musagaliev e o ator de Hollywood Bruce Willis. Vários problemas aguardam nossos agentes especiais: engarrafamentos, férias, falta de dinheiro, mas em episódios da série, mostraremos como você pode lidar com esses problemas se for assinante do MegaFon. “
Surpreendentemente, trazer Willis a bordo foi bastante simples. Como você pode imaginar, receber a oferta de um salário massivo por não fazer nada teria sido um dilema bastante difícil para o ator. Bolshakov disse: “Todas as negociações com Bruce Willis foram conduzidas por nossa equipe. Era uma ideia muito arriscada, mas, surpreendentemente, a discussão sobre colaboração foi rápida e produtiva. Contamos a Bruce sobre MegaFon e a ideia do projeto. O ator estava interessado na marca e em nossa abordagem para organizar a produção. “
Sobre DEEPFAKE
O deepfake é uma tecnologia que usa inteligência artificial (IA) para criar vídeos falsos, mas realistas, de pessoas fazendo coisas que elas nunca fizeram na vida real. A técnica que permite fazer as montagens de vídeo já gerou desde conteúdos pornográficos com celebridades até discursos fictícios de políticos influentes. Circulam agora debates sobre a ética e as consequências da tecnologia, para o bem e para o mal.
O termo deepfake apareceu em dezembro de 2017, quando um usuário do Reddit com esse nome começou a postar vídeos de sexo falsos com famosas. Com softwares de deep learning, ele aplicava os rostos que queria a clipes já existentes. Os casos mais populares foram os das atrizes Gal Gadot e Emma Watson. A expressão deepfake logo passou a ser usada para indicar uma variedade de vídeos editados com machine learning e outras capacidades da IA.