Como os drones civis são usados na guerra Russo-Ucraniana

spot_imgspot_img

Drones civis estão sendo amplamente usados pelos ucranianos para frustrar o avanço das forças inimigas russas, principalmente os fabricados pela DJI.

Não apenas o Ministério da Defesa pediu aos proprietários de drones civis que usem seus dispositivos para combate, mas também há muitos ataques com drones militares fabricados na Turquia.

Uso de drones civis

O Ministério da Defesa da Ucrânia pediu aos moradores de Kiev que possuem drones civis para ajudar a impedir a invasão russa. Pilotos de drones treinados são convidados a se juntar a uma brigada que monitora os movimentos inimigos. Os proprietários de drones com menos habilidades de voo são solicitados a entregar seus drones para que operadores experientes possam usá-los.

O ministério postou o apelo no Facebook na última sexta-feira, um dia após o início da invasão russa. Os civis foram mobilizados às pressas para a batalha. Ao fazer isso, o uso de tecnologia moderna, incluindo drones civis DJI, é de enorme ajuda.

“Você tem um drone? Então dê a um piloto experiente! Ou você sabe pilotar um drone? Junte-se à patrulha conjunta com a Unidade 112 da Brigada Especial da Cidade de Kiev!” o Ministério da Defesa escreveu . “Kyiv é a nossa casa, defender é uma tarefa comum. Kiev precisa de você e seu drone neste momento difícil! #PareRússia”

Pilotos de drones são questionados em qual distrito da cidade eles estão localizados, se eles têm experiência de voo, que tipo de drone é, quantas baterias eles têm e se eles serviram no exército.

A ideia é que os drones sejam usados ??para obter uma visão aérea dos movimentos das tropas e das posições inimigas para que o exército ucraniano possa lutar de forma mais eficaz no terreno.

Também é concebível que os drones sejam equipados com mecanismos para lançar explosivos sobre as posições inimigas.

Eles já esperavam a invasão

Andrei Puliaev da Matrix UAV faz um ajuste em seu drone de 10 rotores, o Commander.
Andrei Puliaev da Matrix UAV faz um ajuste em seu drone de 10 rotores, o Commander.

Na primavera de 2014, os graduados em TI ucranianos encontraram uma nova oportunidade de emprego. Do outro lado do Donbass, o cinturão de mineração de carvão e o centro industrial no sudeste da Ucrânia, milícias estavam se armando e bloqueios de estradas ocupados por mineiros furiosos estavam surgindo. À medida que armas, munições, equipamentos e tropas russos inundavam a região, o exército ucraniano foi repelido várias vezes.

Vendo que o exército era basicamente cego, entusiastas de aeromodelismo, pilotos de drones comerciais novatos e inventores de mesa de cozinha foram para suas garagens e começaram a construir UAVs para dar visão aos defensores da pátria.

Um desses grupos, Matrix UAV, avançou da garagem para um parque industrial soviético em ruínas. Em meio a um lote cheio de vans de entrega, a entrada do Matrix UAV está escancarada. Os tubos de foguete ameaçadores de um drone apelidado de Comandante apontam para a porta.

Eu entro na sala que abriga a peça central de guerra aérea de Matrix e ninguém percebe. De um corredor escuro ouço vozes. A sala para a qual eles me guiam é o paraíso de um funileiro: uma mesa gigante está repleta de mini rotores, placas de circuito, alicates, fuselagens, fios e um pequeno drone de corrida. Sorrindo das paredes da oficina estão várias fotografias de Rudolf Kálmán, um engenheiro elétrico americano que inventou um algoritmo amplamente utilizado nos sistemas de orientação de tudo, desde ônibus espaciais americanos até drones.

Voar em zona de exclusão aérea

No entanto, a questão é por quanto tempo os drones civis DJI podem ser usados ??na luta contra os russos. Há uma chance de que o governo chinês receba um pedido da Rússia para forçar a DJI a estabelecer uma zona de exclusão aérea em toda a Ucrânia. Como resultado, os drones teoricamente não poderiam mais decolar, a menos que sejam usados ??offline e o sistema de geofencing não receba atualizações. A DJI introduziu anteriormente uma zona nacional de exclusão aérea na Síria há alguns anos.

Uma possível zona de exclusão aérea nacional poderia ser contornada pelas forças armadas ucranianas, equipando os drones com os chamados mods NFZ. Os mods NFZ são peças de software e/ou hardware que garantem que o sistema de geofencing de um drone seja contornado. Ironicamente, os mods NFZ mais eficazes de hoje são comercializados por uma empresa russa. No No Limit Dronez, os proprietários de drones da Ucrânia podem solicitar temporariamente hacks NFZ de software gratuito .

Voar drones civis DJI na Ucrânia não é isento de perigo

Voar com drones DJI civis não é isento de perigo para o operador.

Se as forças armadas russas estiverem de posse de sistemas móveis DJI AeroScope, a localização exata do piloto do drone pode ser rastreada a partir de cada drone DJI em um raio de alguns quilômetros.

Há também equipamentos que podem detectar a fonte de sinais de rádio. Por exemplo, bombas improvisadas (IEDs) às vezes são detonadas remotamente usando sinais de RF.

Para evitar isso, qualquer fonte de suspeita de emissões de rádio pode ser imediatamente identificada e eliminada pelos russos.

Entrega de peças para drones civis

Para evitar que os militares fiquem sem baterias e peças de reposição, empresas de drones e fornecedores de outros países estão sendo chamados para fornecer peças.

Por exemplo, Jacob Cereteli, um desenvolvedor de drones de Kiev, escreve no LinkedIn :

“A todos os meus contatos na Polônia e em outros países. A Ucrânia precisa do seu apoio. Precisamos de peças pequenas para drones. Baterias, servos etc., prontos para serem recolhidos na fronteira. Quem puder ajudar na compra, por favor me avise. Podemos pagar imediatamente. Se você puder ajudar, me envie seu número de telefone via DM.”

Implantação russa de drones

Escusado será dizer que não apenas o exército ucraniano, mas também o exército russo usa drones.

Por exemplo, fotos foram compartilhadas no Twitter de uma unidade russa capturada que tinha um DJI Mavic 2 para coletar informações estratégicas do ar.

Além disso, é óbvio que os russos também usarão drones civis armados DJI em sua luta contra as unidades do exército ucraniano.

 

Artigos recentes