CPU de desktop Kunpeng de 24 Núcleos da Huawei tem desempenho melhor que o do Core i9-9900K

spot_img

 

Estas guerras de políticas realizadas por Trump pode ter dado um grande avanço na tecnologia. O presidente Trump ficou estes 3 anos lembrando os chineses que eles são dependentes dos americanos e isso tem levado as empresas chinesas a pensar que tem tudo para fazer melhores tecnologias que os americanos, vemos isso no 5G, no novo sistema operativo da Huawei e agora nos processadores, drones, gimbals, luzes LED, etc.

De acordo com informações do site chinês IThome, a Huawei poderá criar uma CPU de desktop baseada em ARM antes da Apple, já que a empresa está preparando um PC desktop para o plano 3-5-2 da China que tem como objetivo substituir todo o hardware estrangeiro de sua infraestrutura pública até 2022. E quando isso acontecer , esta CPU pode ser mais rápida em alguns cenários do que o Core i9-9900K da Intel, marcando um marco importante na estrada da China para a auto-suficiência tecnológica.

A Huawei construiu um estoque de chips que deve durar até o final de 2021. Além disso, em janeiro de 2019, a Huawei anunciou a família de CPUs Kunpeng 920 para servidores, que agora está sendo adaptada para uso em plataformas desktop. Elas são baseadas na microarquitetura TaiShan v110 e vêm com até 64 núcleos ARM v8.2 rodando a até 3 GHz (clock base de 2,6 GHz); microarquitetura construída em 7 nm.

Alguém conseguiu colocar as mãos em um modelo básico, que vem com a CPU Kunpeng 920 2249K de oito núcleos com 16 GB de RAM, um SSD de 256 GB e uma placa de vídeo Yeston RX 550. Ele executa o Unified Operating System (UOS), que é uma distribuição Linux baseada em Deepin e desenvolvida pela Tongxin Software como um substituto para o Windows na China.

Aparentemente, o Kunpeng 920 pode superar o Core i9-9900K da Intel em termos de desempenho de vários núcleos. Do mesmo modo, não há menção ao desempenho em termos de um único núcleo, o que pode significar que o Kunpeng 920 não é particularmente bom nesse departamento.

Por fim, o Kunpeng 920 2249K de oito núcleos é capaz de terminar o teste Blender BMW em 11 minutos e 47 segundos; ao contrário dos 16 minutos e 45 segundos do Core i9-9900K. Mesmo assim, a gama de software que pode ser executada no UOS é muito limitada e não há camada de emulação para softwares populares.

Neste vídeo vemos como foi até ao inicio do SEC XXI a guerra de tecnologia com a Europa por parte dos Estados Unidos. Fazendo um paralelo voce percebe o porque da perseguição a empresas como DJI, Tiktok, Huawei, WeChat.

 

Artigos recentes