Estas guerras de políticas realizadas por Trump pode ter dado um grande avanço na tecnologia. O presidente Trump ficou estes 3 anos lembrando os chineses que eles são dependentes dos americanos e isso tem levado as empresas chinesas a pensar que tem tudo para fazer melhores tecnologias que os americanos, vemos isso no 5G, no novo sistema operativo da Huawei e agora nos processadores, drones, gimbals, luzes LED, etc.
De acordo com informações do site chinês IThome, a Huawei poderá criar uma CPU de desktop baseada em ARM antes da Apple, já que a empresa está preparando um PC desktop para o plano 3-5-2 da China que tem como objetivo substituir todo o hardware estrangeiro de sua infraestrutura pública até 2022. E quando isso acontecer , esta CPU pode ser mais rápida em alguns cenários do que o Core i9-9900K da Intel, marcando um marco importante na estrada da China para a auto-suficiência tecnológica.
A Huawei construiu um estoque de chips que deve durar até o final de 2021. Além disso, em janeiro de 2019, a Huawei anunciou a família de CPUs Kunpeng 920 para servidores, que agora está sendo adaptada para uso em plataformas desktop. Elas são baseadas na microarquitetura TaiShan v110 e vêm com até 64 núcleos ARM v8.2 rodando a até 3 GHz (clock base de 2,6 GHz); microarquitetura construída em 7 nm.
Neste vídeo vemos como foi até ao inicio do SEC XXI a guerra de tecnologia com a Europa por parte dos Estados Unidos. Fazendo um paralelo voce percebe o porque da perseguição a empresas como DJI, Tiktok, Huawei, WeChat.