Dinamarqueses criam drone que se carrega automaticamente nas linhas de alta tensão

Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Sul da Dinamarca conseguiu criar um drone auto carregável que pode se recarregar agarrado a uma linha de energia. Logicamente, a tecnologia é ideal para drones que precisam inspecionar rotas longas e de alta tensão, mas outras aplicações também estão no horizonte.

Drone de carregamento automático em movimento
Embora o tempo de voo dos drones (multirotores) tenha melhorado consideravelmente nos últimos anos – um tempo de voo de uma hora com uma única carga de bateria não é mais incomum – a capacidade limitada da bateria ainda é um gargalo quando se trata de missões em distâncias maiores. Pense em inspecionar quilômetros de linhas de alta tensão: não é conveniente que um drone continue retornando porque a bateria está acabando.

Cientistas da Universidade do Sul da Dinamarca (SDU) pensaram que um drone poderia facilmente se carregar no caminho de uma linha de alta tensão. Dessa forma, o drone auto-carregável não precisaria retornar à base para uma nova carga de bateria. Isso beneficiaria não apenas as inspeções de linhas de alta tensão, mas outras aplicações também são concebíveis.

Sob o nome Drones4Energy, foi formada uma coalizão de empresas e instituições de pesquisa que investigam em conjunto como os enxames de drones podem ser usados ??para apoiar o trabalho nas rotas de alta tensão de mais de 7.000 km na Dinamarca. Carregar em uma linha de alta tensão era apenas um dos objetivos; Também está sendo examinado se os drones podem fazer contato físico com a infraestrutura para colocar sensores.

Recentemente, o drone auto-carregável foi testado pela primeira vez em uma conexão de 150 kV na cidade dinamarquesa de Odense. (Video a cima)

“Mostramos agora que podemos pousar em uma linha (de energia) e carregar diretamente”, disse o pesquisador da SDU Emad Samuel Malki Ebeid ao prefeito . “Isso significa que podemos ter enxames de drones autônomos colocando sensores e inspecionando os fios. Agora eles precisam ser desconectados e inspecionados por pessoas usando elevadores e helicópteros.”

Sourcedronexl

Artigos recentes