O vídeo, embaixo, mostra um Airbus A380 decolando do Aeroporto Plaine Magnien, localizado na Ilhas Maurícias, no Oceano Índico. O A380 é o maior avião de passageiros comercial do mundo e pode transportar mais de 500 passageiros em uma configuração típica de três assentos e até 850 passageiros em uma versão de cabine densificada em toda a classe economia. Quando o A380 decola da pista 14, o drone propositalmente filma o avião passando perigosamente perto a cerca de 60 metros da ponta da asa esquerda. O avião pertence à empresa Emirates, sediada em Dubai. Parece ser o vôo EK702 de 4:35 pm em horário regular para o aeroporto de Dubai.
Quem filmou e publicou o vídeo?
Até ao momento não há informações sobre a quem pilotava o drone. O vídeo foi publicado no Facebook por Thierry Paris, que se descreve como um capitão de A380 para a Air France. Ele escreveu na legenda do vídeo (auto-traduzida): “Isso é o que um cara maluco conseguiu fazer com um drone nas Ilhas Maurícias. Olá segurança de vôo !!! ”
O drone foi usado?
Qualquer drone poderia ter sido usado para filmar este vídeo, mas a presença de algum tipo de zoom digital no vídeo (1:12) poderia indicar que o piloto usou o novo Anafi Parrot . Ao contrário do DJI, os drones Parrot não estão equipados com recursos de geofencing. No entanto, a zona de exclusão aérea DJI na área é muito pequena (veja o mapa abaixo) e o drone estava voando para fora deste perímetro de qualquer maneira. Finalmente, as restrições de voo podem ser facilmente invadidas por drones de consumo.