Filme que foi comprado por grande produtora mundial foi gravado com uma câmera de US $ 600, três luzes e nenhum orçamento

spot_imgspot_img

 

Os Ingleses Zander Weaver e seu irmão Elliot, passaram os últimos 5 anos dirigindo e produzindo o seu primeiro longa-metragem, COSMOS – uma aventura de ficção científica contemporânea que explora as emocionantes primeiras horas do primeiro contato quando três astrônomos amadores interceptam o que eles acreditam ser um sinal fraco de uma raça alienígena. É um filme pequeno e contido, ambientado durante uma noite, que explora como nossa busca por respostas “no universo” traz o melhor de nós “aqui na terra”.

A parte interessante da história deste filme COSMOS, no  entanto, é que ele não tinha orçamento. “Não tínhamos dinheiro reservado nem apoio financeiro. Nós gastamos dinheiro, é claro – aproximadamente US $ 7.000 (completamente do nosso próprio bolso) – comprando equipamentos, software, alimentos, gasolina e pagando pela eletricidade da locação, mas essas despesas, para um longa-metragem, são incrivelmente baixas. Alguns curtas-metragens têm orçamentos de mais de US $ 30 mil, portanto, para fazer um recurso completo com uma fração disso, por definição da indústria, é “sem orçamento””. Afirma Zander Weaver

Então, como fizeram isso? Melhor ainda … como esse “filme MacGyver”, feito por 3 pessoas, filmado na garagem de um amigo com uma câmera de US $ 600 com 3 luzes LED e software de uma década, foi comprado pelo principal distribuidor mundial de entretenimento independente, teve uma estreia em Hollywood , uma exibiçãonos cinema americanos e um lançamento mundial do VOD?

Veja a video com informações e bastidores:

Câmera usada:

Gravado em 1080p 24fps 172.8 no ProResLT com a Blackmagic Pocket Cinema Camera, teve um pequeno upscale para 2K usando o DaVinci Resolve. Como curiosidade tiveram operadores profissionais de câmera, PDs e produtores perguntando se gravaram com Alexa ou Epic.

2 lentes: 1 velha, 1 barata

90% da COSMOS foi filmado com uma lente fotográfica Sands Hunter 28mm, não modificada, dos anos 60. Por quê? Porque eles já possuíam e gostam da imagem. O anel de exposição clica. Ela floresce demais quando aberta e a roda de foco é rígida. Os outros 10% foram filmados com uma zoom barata, a Tamron 18-200mm que compraram na Amazon por menos de US $ 100.

Dolly para cadeira de rodas

Breve história – foram ao brechó, onde compraram uma cadeira de rodas e a usaram como carrinho de câmera improvisado. Não são os primeiros a fazer isso e certamente não devem ser os últimos porque funciona. Tínham um Konova Slider de 1 m que usaram rigorosamente e, ocasionalmente, também recorríam ao método testado e comprovado de deslizar a câmera sobre uma toalha.

Final Cut Pro 7 & Color 2

A edição e sound-mixed foram feitos no  fcp 7 de 2009. Por quê? Porque já o possuíam.
Só para registro e antes que alguem reclame por usar um programa de edição de 2009, o Bong Joon-Ho editor de Parasite, tambem editor o filme no FCP7 … isso importou para a Academia? Não. Ninguém se importa. Muitos cineastas concordam com isso, mas na época, o FCP7 era um líder da indústria. Se foi bom o suficiente para David Fincher e os Coens, é bom o suficiente para qualquer um. É o talento,  não as ferramentas, que importam.

A colorização foi feita no Apple Color 2, porque veio no pacote Final Cut Studio 2.

Software VFX grátis

O Blender3D é um programa VFX de código aberto gratuito extremamente potente. O COSMOS possui aproximadamente 170 frames VFX, todos modeladas com uma mão, rotoscopadas, compostas e renderizadas por você verdadeiramente durante 12 meses.

Conclusão

Se dois irmãos do Reino Unido, sem dinheiro, sem ajuda da indústria, equipamentos caseiros e uma combinação de câmera/lente que praticamente hoje todos dispensam e onde a maioria riria do cenário, pode fazer um longa-metragem comprado por um distribuidor global líder e que viu potencial suficiente para encenar uma estréia em Hollywood e financiar uma série teatral nos EUA e um lançamento mundial de VOD … então você também pode.

Aprimore sua arte, trabalhe duro, pegue sua câmera e faça.

Artigos recentes