A última versão do programa da Apple, o Final Cut Pro X , ou como praticamente todos chamam de iMovie Pro, tem sido muito mal recebido pelos proficionais.
Depois de uma longa espera de mais de tres anos, motivo esse que levou Dustyn a enviar uma carta aberta a Stive Jobs. Nele Dustyn lembra Steve do ano de 2005 onde ele anunciou ao mundo a transição para os processadores Intel, pois afirmou 3 vezes em 5 frases não ter da IBM/Motorola (fabricantes dos processadores PowerPC) um plano de evolução.
Então como ele (Dustyn) é um consultor de pós produção os seus clientes também lhe pedem um plano de evolução. Esses clientes têm milhares de dólares para gastar e precisam saber o que vai acontecer ao Final Cut Pro, Final Cut Server e Xsan. Precisam saber se a Apple não vai abandonar o Final Cut Pro porque vender iPads é mais lucrativo…(Leia aqui a carta)
E a resposta da apple não podia ser pior , simplesmente trazendo uma interface completamente renovada, código re-escrito do zero e muitos recursos, mas que, para ser um programa profissional ainda lhe falta muito.
Muitas das características apontadas pela Apple não são exatamente como dizem, um caso é o de trabalhar nativamente com os arquivos HDSLR, AVCHD e outros, mas depois de vários teste se confirmou que não é verdadeiro.
A forma que o FCP X trabalha com esses arquivos é a seguinte: No momento em que os importa, ele faz o transcoder em background para ProRes,( ver imagem )
Isto significa que se importamos uma hora de material, embora em teoria, podemos trabalhar com esses arquivos imediatamente, na realidade temos de esperar que faça o transcoder e depois analisar todo material para determinar o conteúdo, metadados, áudio, estabilização de imagem, e assim por diante e esse processo pode levar várias horas antes para que consigue finalizar o trabalho.
O caso da foto foi feito por mexicanos com um Mac Pro, com processador de 2.6GHz duplos com 16 núcleos, 24 GB de RAM, placa de vídeo nvidia gtx 285 com 1 GB de RAM e uma Geforce GT 120 com 512 Mb de RAM, o que obviamente é muito robusto e ainda levou horas para concluir o processamento de todo o material em background.
Quanto ao vídeo feito pelos editores de Conan O’Brien, eles criticam vários problemas que encontraram na edição.
No vídeo Conan O’Brien afirma:
“Aparentemente o Final Cut Pro X é tão diferente da ultima versão do Final Cut que os editores de Hollywood estão tendo dificuldade para se adaptar a ele.” Depois continua: “Mas os nossos editores aqui no Conan O’Brien são alguns dos melhores do mercado, e eles, na verdade gostaram do novo software. Tanto, que eles fizeram um vídeo apoiando o novo Final Cut Pro X.
Compre o Adobe Premiere e seja feliz : )
Bom pessoal eu tenho o novo final cut X . Realmentepra quem trabalha com HDCAM, cenas em alta definição (full HD, Pelícola e outros) realmente encontra muita dificuldade.
Uma delas e o a compilação do video, outra, é o numero excessivo de efeitos visuais ao mexer na edição como se fosse um jogo, pecando na sobra de beleza estética e um render que deixa a maquina extremamente lerda.
Não uso o Adobe premiere pois não é tão compatível com as nossas finalidades e demandas, mais a melhor dica mesmo sem sobra de dúvidas e o FCP 7.
Grande abraço a todos, entrem no nosso site!
http://www.redneckfilmes.com
Realmente, todo mundo só reclamou do fcp x, cara vou ser sincero, consigo editar meus videos da 7D (h.264) sem converter numa boa no premiere cs5, só falta eu achar um substituto para o color, alguém tem alguma sugestão de programa de colorização para o cs5???
Fernando, se você comprou o pacote Production Premium 5 da adobe ele tem o Color Finesse 3 integrado no After Effects. Excelente software para cor, mas prefiro ainda o color.
Obrigado pela dica!
[…] Conan O’Brien, quando fizeram um video demonstrando os problemas e o seu desagrado com o FCP X (ver aqui), eles voltam numa campanha pro Premiere CS6, numa parte do video falam mesmo que o CS6 é o novo […]