O Programa Amplifica Cine tem como objetivo reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto no âmbito cultural e social. O Amplifica Cine atua no desenvolvimento, financiamento e implementação de ações que configuram um programa de políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias, prospectando o mercado para troca de experiências e escoamento de produção de produtos e serviços do setor de audiovisual.
O Amplifica Cine é uma iniciativa da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), em parceria com a Spcine, empresa pública de fomento ao cinema e audiovisual paulistano. A expectativa é que o programa proporcione aos jovens a oportunidade de se desenvolver no processo de transformação social por meio do audiovisual com ações voltadas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias.
O Amplifica Cine vai priorizar candidatos de camadas vulneráveis da sociedade, que trabalham com o setor do audiovisual e tenham entre 18 e 35 anos. Cada um dos dez coletivos será representado por três integrantes.
Serão levados em conta, como critérios de seleção, projetos que apresentem modelo de negócio inovador, repetível e escalável, com potencial para se desenvolver na cidade de São Paulo; estejam em fase de validação junto aos potenciais clientes e demonstrem potencial de viabilidade técnica e econômica; tenham ao menos um ano de atuação no mercado de audiovisual com a oferta de produtos e serviços de audiovisual focados em inovação e criatividade.
O programa foi criado com o objetivo de reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do setor de audiovisual, além de impulsionar novos negócios e criar pontes de relacionamento com os principais agentes do mercado.
Durante a etapa de pré-aceleração, serão realizadas oito oficinas com temas voltados para o empreendedorismo, como sustentabilidade financeira, modelagem de negócios, testes de mercado e, ainda, gestão comercial, networking e negociação com potenciais investidores.
A etapa de aceleração será on-line e terá oito encontros durante três meses com assessorias e mentorias individuais. Após esta fase, os coletivos apresentarão os pitches de saída sobre negócio a uma banca de avaliadores formada por representantes da Ade Sampa, Spcine e parceiros atuantes no ecossistema empreendedor.
Em seguida, acontecerá a rodada de negócios, em que serão oferecidos pelos participantes produtos e serviços a empresas produtoras de audiovisual do mercado nacional.