Locação de equipamentos audiovisuais cresce fortemente no Brasil

O período pós-pandêmico tem sido um grande desafio para empresas, fabricantes e prestadores de serviço da indústria audiovisual brasileira, com a alta demanda de produções digitais e a preocupante escassez de produtos e componentes em escala mundial.

Por conta dessa crise, somada aos altíssimos preços para o consumidor final, câmeras, lentes, iluminação, gravadores de áudio, notebook de edição de vídeo e outros acessórios vem ganhando força no segmento de locação. Um serviço consolidado, mas que se reinventa e se adequa às novas necessidades dos clientes e da audiência.

A oferta de ativos como serviço (“As a Service”) tem se destacado no mercado global como grande tendência no mercado de locação. E a previsão é de um crescimento de 25% nos próximos três anos. Isso representa US$ 344 bilhões. Um número quatro vezes maior do que nos últimos quatro anos.

E os números não param por aqui. A forma remota de trabalho, no mundo pós-confinamento, segue forte nas mais diversas áreas de atuação, incluindo a própria produção de conteúdo digital. Segundo estudo “O valor da Publicidade no Brasil” , em 2020, mais de 435 mil empregos diretos e indiretos foram gerados. Um momento especial em que as pessoas se descobriram como produtoras de conteúdo, a fim de manter contato direto com suas comunidades.

Esse é o caso de Cristiano Leão Pires, quiropraxista. Ele percebeu, pós-confinamento, que era necessário investir em equipamentos profissionais para produzir suas aulas online com o máximo de qualidade. “No início, eu gravava com meu próprio celular e a repercussão nas minhas redes sociais começou aumentar. Minha cobrança interna dizia que eu precisava de uma imagem mais nítida e um áudio mais limpo. Então, fez sentido ter acesso a uma câmera e microfone com bom desempenho”, ressalta o profissional. Os chamados infoprodutores, como Cristiano, têm aumentado, para além da aquisição permanente, a procura de equipamentos para vídeo e fotografia através da locação.

Quem sente, na outra ponta, os reflexos positivos dessa busca são as empresas dedicadas ao ramo. Um exemplo disso é a Mov Locadora, startup que vem se destacando no cenário nacional. Fundada em 2018, por Leandro Ferreira, empreendedor especializado em locação de equipamentos de Tecnologia, desde 2009. A empresa assegura uma alta de 50% nos aluguéis entre 2019 e 2021. Ele conta que monitorou essa demanda antes mesmo do surto de Covid-19, criando um ecossistema audiovisual de equipamentos que abrange várias frentes de produção e divulgação de conteúdo digital.

A empresa, que iniciou as operações na cidade de São Paulo, no bairro da Vila Madalena e hoje, já conta com mais duas unidades, uma em Pinheiros e outra na Av. Paulista e no primeiro semestre de 2023 vão abrir mais duas unidades em Alphaville e Vila Mariana.

A  Mov também está presente em outras capitais, como Florianópolis e Rio de Janeiro. Com o propósito de ofertar e ampliar essa acessibilidade, as próximas unidades serão em Brasília e em Porto Alegre. “Temos mais dez capitais mapeadas com altíssima demanda para o aluguel de produtos audiovisuais”, afirma Leandro.

Nessa trajetória de crescimento, durante o processo de validação do MVP (ou produto mínimo viável), a startup criou serviços diferenciados e conquistou parcerias estratégicas para atender o setor. Tarifas especiais como a Diária Final de Semana e Diária 12 horas, também têm aquecido o número de locações.

Recentemente, a Mov Locadora lançou para sua base o primeiro programa de assinatura audiovisual brasileiro – o Mov Meu –, que promete revolucionar novamente a indústria e facilitando, ainda mais, o acesso em todo país. Com o lançamento, os assinantes terão a opção por notebooks de alto desempenho ou kits de câmeras e lentes de última geração, com preços bastante competitivos.

“Esses são os próximos passos rumo a uma gigante transformação na relação entre uso e acessibilidade dos bens e serviços. O futuro do consumo já chegou na Mov e isso alcançará todo o Brasil”, finaliza o CEO.

Outra novidade inédita, no Brasil, foi a recente instalação de um locker para autoatendimento, 24 horas por dia, , na unidade na Vila Madalena.

Outro serviço que eu e todos os clientes adoraram, pela praticidade e ganho de tempo, é o serviço de drive-thru, que embora recente é muito solicitado. Na nossa correria do dia dia de vídeos de guerrilha nos é exigido e exigimos agilidade.

LOCADORA NA LIVRARIA CULTURA – PAULISTA

No dia 23 de setembro a MOV locadora abriu mais uma unidade na avenida Paulista, dentro da Livraria Cultura

MOV LOCADORA PARCERIA COM SÃO PAULO F.C. E SANTOS F.C.

Nesta parceria com o São Paulo e Santos, a MOV tem acesso para realização de ações em dias de jogos, treinamento. Além de publicidade nas mídias sociais dos clubes e placas fixas dentro dos estadios e centros de treinamento. A MOV investe nesse tipo de publicidade visando a democratização do audiovisual e mostrar para mais pessoas que é possível alugar um equipamento.

A Mov é a locadora oficial de marcas gigantes, como FujiFilm e Avell.

Quer saber mais sobre a Mov Locadora? Entre no site https://www.movlocadora.com.br/ ou no instagram ou facebook

Artigos recentes

Video thumbnail
Usei tudo no Kling 4.0 . Será Esta a Melhor IA de Vídeo em Qualidade/Preço?
11:32
Video thumbnail
Curso Sony Alpha a6500 – Parte 3 | Aprenda a Configurar a Sua Câmera para Vídeo
43:15
Video thumbnail
O Grande Confronto: 8 Modelos de Vídeo IA Lado a Lado (A Escolha é Sua!)
19:54
Video thumbnail
Copiei os Efeitos e Motion Graphics de Videos Virais Usando Apenas 1 Comando no Claude
12:57
Video thumbnail
O Segredo para Faturar Milhares e Viralizar com AI Influencer
16:16
Video thumbnail
Campanha Completa em Minutos: Vídeos e Banners com Higgsfield Ads Studio
18:38
Video thumbnail
ArtCraft e ImageFlow: Os CLONES da Adobe, Microsoft, Autocad Que Prometem Tudo de Graça! Mas...
09:01
Video thumbnail
Curso Sony Alpha a6500 – Parte 2 | Aprenda a Configurar a Sua Câmera para Vídeo
33:35
Video thumbnail
Curso Sony a6500 – Parte 1 | Configuração, Personalização e Prática
40:30
Video thumbnail
Edição sem software com Claude Opus 5.5 e Higgsfield + Color no DaVinci e remoção no After Effects
22:50
Video thumbnail
Como usar a Higgsfield API sem pagar mensalidade (Ganhe $15)
19:52
Video thumbnail
GPT-6 Astra: Sincronia e Organização no Premiere + Comercial estilo Apple, do zero no After Effects
17:44
Video thumbnail
Da Praia para o Estúdio: O GPT-6 Criou a Minha Vinheta no After Effects
16:01
Video thumbnail
O Melhor Ring Grip BARATO para Gimbals DJI e Outras Marcas
07:17
Video thumbnail
Tropa de Elite se fosse animação
00:31
Video thumbnail
Automação de Vídeos no ChatGPT Para Produtoras e Afiliados (TikTok Shop, Aliexpres e Outros)
19:14
Video thumbnail
Higgsfield + Blender: O Futuro da Criação de Vídeos com IA
15:31
Video thumbnail
ABSOLUTAMENTE TUDO O QUE VOCÊ PODE FAZER COM ESTA NOVA IA
15:46
Video thumbnail
Meu dragão azul
00:39
Video thumbnail
Gerei Fotos e Vídeos Diretamente no Claude Grátis
13:49