Nvidia apresentou hoje as novas GeForce RTX 40, com o lançamento de três placas gráficas onde se destaca a maior capacidade de processamento em Ray Tracing e novo DLSS 3.
De acordo com a empresa, a nova placa chegará aos mercados no dia 12 de outubro. O RTX 4080 lançará em novembro com duas versões, um GDDR6X de 16 GB e um GDDR6X de 12 GB.
Jensen Huang, CEO da Nvidia, aformou que a nova arquitectura Ada Lovelace, representa um avanço significativo nas capacidades de processamento de gráficos em Ray Tracing, através da aplicação de até 200 núcleos RT, e em computação avançada de Deep Learling, com a aplicação de até 1400 núcleos Tensor de quarta geração. Isto permitirá, segundo Jensen, um aumento na capacidade de processamento de gráficos com Ray Tracing até 16x superior à primeira geração de placas gráficas compatíveis com a tecnologia, como a GeForce RTX 2080
Codificadores AV1
As placas gráficas construídas sobre a arquitetura Ada apresentam novos codificadores NVIDIA de oitava geração (NVENC) com codificação AV1, permitindo uma série de novas possibilidades para streamers, broadcasters e videochamadas.
Impulsionada por um novo hardware dedicado, a RTX Série 40 oferece um desempenho incomparável em renderizações 3D, edição de vídeo e design gráfico. Experimente recursos avançados acelerados por RTX nos principais softwares criativos, drivers NVIDIA Studio desenvolvidos para oferecer máxima estabilidade, e um conjunto de ferramentas exclusivas que utiliza todo o poder da RTX para fluxos de trabalho criativos otimizados por AI.
DLSS 3
O NVIDIA DLSS 3 é um avanço revolucionário em gráficos com inteligência artificial que aumenta enormemente o desempenho. Alimentado pelos novos Tensor Cores de quarta geração e Optical Flow Accelerator nas GPUs GeForce RTX 40 Series, o DLSS 3 usa IA para criar quadros adicionais de alta qualidade.
Núcleos RT de terceira geração
A NVIDIA tornou o ray tracing em tempo real uma realidade com a invenção dos Ray Tracing Cores (RT Cores), núcleos de processamento dedicados na GPU projetados especificamente para lidar com cargas de trabalho de ray tracing com alto desempenho.
Os RT Cores de terceira geração da Ada têm o dobro da taxa de transferência de interseção de triângulo de raio, aumentando o desempenho de RT-TFLOP em mais de 2x.
Os novos RT Cores também incluem um novo mecanismo Opacity Micromap (OMM) e um novo mecanismo Displaced Micro-Mesh (DMM). O OMM Engine permite um rastreamento de raios muito mais rápido de texturas testadas em alfa, frequentemente usadas para folhagens, partículas e cercas. O DMM Engine oferece um tempo de construção até 10 vezes mais rápido Bounding Volume Hierarchy (BVH) com até 20 vezes menos espaço de armazenamento BVH, permitindo ray tracing em tempo real de cenas geometricamente complexas.
Os primeiros modelos a utilizar esta arquitectura são a nova GeForce RTX 4090, que utilizará o GPU AD102-300 com 16.384 núcleos CUDA, 2520 MHz, e um poder de processamento de 82.6 TFLOPs, 2.3 vezes superior à sua antecessora, a GeForce RTX 3090. Esta utilizará 24 GB de memória GDDR6X, e deverá ver aumentada os requisitos de alimentação, uma vez que o valor máximo de TGP (Total Graphic Power) subiu para 660W.
GeForce RTX 4090 | GeForce RTX 4080 16GB | GeForce RTX 4080 12GB | |
GPU | AD102-300 | AD103-300 | AD104-400 |
Núcleos CUDA | 16384 | 9728 | 7680 |
Frequência Boost GPU | 2520 MHz | 2505 MHz | 2610 MHz |
Memória | 24 GB GDDR6X | 16 GB GDDR6X | 12 GB GDDR6X |
TDP / Máx. TGP | 450W / 660W | 320W / 516W | 285W / 366W |
PVPr (dólares) | R$ 14.999 | R$ 10.999 | R$ 8.199 |