O clipe My Meisie encanta os olhos do público ressaltando a beleza da quebrada

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A câmera utilizada nas locações foi a Alexa Mini com as lentes Zeiss Super Speed e o
equipamento Movi Pro, as cenas iniciais foram captadas pelo drone Inspire 1. Para as cenas da chuva e chroma key, a escolhida foi a câmera Red Raptor, com lentes Zeiss Standard 2.1, que foi operada na mão e no tripé.

Com borboleta conduzindo a protagonista na quebrada, Winnit, um dos melhores Mc’s de
batalha de Rap do Brasil, lança o seu novo clipe cinematográfico assinado pela Ritmo
Visual e dirigido por Pedro H. M. Marques.

O videoclipe My Meisie do artista revelação Winnit, produzido pela premiada Ritmo Visual e
dirigido por Pedro H. M. Marques, foi gravado na Comunidade Pantanal em Diadema em
maio de 2022 e contou com a participação ativa dos moradores do local, que ficaram muito
curiosos e também animados com o filme.

Apesar de a Comunidade ser palco de diversas manifestações culturais como festas e
shows dos artistas locais, nunca havia recebido uma filmagem de grande porte como essa,
contando com uma enorme equipe de profissionais e com equipamentos cinematográficos
de alta qualidade.

Muitos moradores se envolveram no processo e ajudaram de diversas formas, inclusive,
atuando! Os serviços de alimentação, assim como de apoio à produção foram contratados
no local, gerando também renda para a população.

No filme, a protagonista, Dambudzo, que está triste após perder o trabalho, recebe o afeto
de seus amigos. Então, nos deparamos com a realidade de uma jovem mulher, moradora
de uma favela em Diadema – SP, que mesmo enfrentando dificuldades, resolve sair para
curtir com seus amigos e acaba tendo uma experiência transformadora.

Sobre o processo de criação, temos, a seguir, algumas palavras do diretor Pedro H. M.
Marques:
“Winnit me deu muita liberdade nesse projeto, no entanto, desde o início pontuou três
tópicos importantes que ele gostaria de abordar: em primeiro lugar, a afroancestralidade;
depois, o empoderamento feminino; e, por fim, a sexualidade.

Com esses eixos temáticos em mente, iniciei um processo criativo com o Paul Bessa
(idealizador do projeto e Diretor de Fotografia), que já havia pensado em uma sinopse para
o clipe, após muita conversa, comecei a desenvolver o roteiro junto a Marcilia Brito
(Corroteirista e 1° Assistente de Direção). Trabalhamos bastante no texto e tivemos apoio
de pesquisadores sobre o tema da afroancestralidade, justamente por esse não ser nosso
lugar de fala, o cuidado com cada detalhe foi redobrado para evitar ao máximo a
reprodução de estereótipos racistas. Só depois de muita pesquisa e discussão demos início
à pré-produção.

Minha primeira ideia foi ter uma borboleta conduzindo a história, que além de trazer beleza
para o filme, carrega o simbolismo da transformação, do renascimento, da esperança e da
bravura. Podemos enxergar todas essas qualidades tanto em Winnit, quanto em nossa
personagem principal, dessa forma, criou-se o vínculo entre os dois.

No clipe, a protagonista Dambudzo (Ana Paula Santana) cria uma conexão com a borboleta
monarca africana que irá conduzi-la em sua jornada até um desfecho que pode ser

interpretado como uma espécie de libertação feminina, em que a mulher, com o apoio de
outras mulheres, pode se transformar e ser o que ela quiser.

Fizemos muitas visitas na comunidade, para entender a dinâmica do lugar e como
poderíamos ter a melhor troca possível sem desrespeitar ou incomodar seus moradores,
sempre evidenciando que nossa intenção era enaltecer o local e mostrar sua beleza.
Acredito que conseguimos um trabalho bonito, geramos trabalho com renda e mostramos o
lado positivo do Pantanal, pois a nossa intenção sempre foi que os moradores se sentissem
orgulhosos ao ver sua comunidade retratada de forma sensível na tela.

Por falar em sensibilidade, esse foi um ponto que sempre considerei importante: eu queria
mostrar a beleza da favela, o seu lado acolhedor, já que o lado violento acaba sendo
sempre mais retratado pela grande mídia e pelo próprio cinema, e embora ache
fundamental essa discussão, neste trabalho a intenção sempre foi mostrar o outro lado da
quebrada, reforçando seus aspectos positivos, como o cuidado, o senso de comunidade e a
relação entre as pessoas.

Sem deixar de abordar um dos grandes problemas sociais de nosso tempo, como o
desemprego, colocamos na tela a projeção de um local onde gostaríamos de viver, sem
violência, sem preconceitos e cheio de cor e diversão.

Infelizmente não consegui filmar muitas cenas que estavam no roteiro, pois a ideia inicial
era nos aprofundar no mundo de nossos personagens, criando mais camadas para o filme,
mas isso não foi possível devido ao baixo orçamento e às adversidades locais. Entretanto,
eu já sabia que para filmar em lugar onde não se tem controle, como na diária que tivemos
em um estúdio cinematográfico, é preciso estar aberto às mudanças.

Uma curiosidade, é que estava muito frio na época em que filmamos, e na nossa história a
ideia era ser calor. Por esse motivo, todo o elenco se sacrificou passando muito frio durante
toda filmagem, que inclusive pegou o dia mais frio do ano.

Por fim, estou muito feliz com o resultado, espero que o espectador possa sentir um pouco
de todo o amor que foi colocado em nosso projeto. Foram muitos meses de trabalho duro e
um esforço gigantesco meu e de uma equipe incrível, para poder viabilizar o filme. Gostaria
de deixar os meus sinceros agradecimentos e um viva ao cinema nacional! Muito obrigado”!

O elenco conta com o protagonismo de Ana Paula Santana (Dambudzo), moradora de
Diadema que fez o seu primeiro trabalho como atriz; com o ator Fernando Rubro
(coadjuvante amigo de Dambudzo) que veio do teatro para as telas com sua estreia em 3%
da Netflix. Outra personagem importante foi interpretada por Wandy Uchôa (coadjuvante
amiga de Dambudzo), moradora de Diadema e DJ, que também fez sua estreia como atriz;
e por fim, tivemos a participação especial do renomado ator Gabriel Chadan, que já tem
uma sólida carreira em diversas produções globais e séries, e que além de atuar, contribuiu
como preparador de elenco.

Com uma estética elegante, o filme apostou na maioria das cenas, numa câmera
estabilizada, que flutua pelos espaços, dando o tempo necessário para que todos os
detalhes possam ser apreciados na imagem.

O trabalho também está repleto de simbolismos, além da borboleta, já mencionada, há
também o elemento da chuva, que tem um papel importante de transformação e veio para
representar o lavar da alma de Dambudzo, funcionando como um momento de transição
que encerra um ciclo e ao mesmo tempo vem prepará-la para um recomeço, já na cena
final, uma nebulosa em formato de borboleta enfeita o céu, simbolizando o eternizar da
liberdade e da união entre as mulheres.

A fotografia do filme é um espetáculo à parte, a câmera passeia pelas faces dos habitantes
do local trazendo a vivacidade para a produção, a prioridade foi trabalhar a pele dos
personagens, por meio do contraste e de uma luz macia, dessa forma o olhar dos
personagens foi valorizado para trazer mais veracidade e impacto nas expressões.

Nas cenas de Dambudzo no quarto sozinha, optou-se por uma luz com alto contraste para
fortalecer a ideia de que ela estava num momento introspectivo. Na cena da balada, a
iluminação foi marcada por cores vibrantes que caracterizam as festas de Sound System,
para isso, utilizamos practical lights para trazer pontos luminosos e dinamismo ao ambiente.
Paul Bessa, o diretor de fotografia, pontua:
“A proposta fotográfica do clipe My Meise partiu primeiramente de respeitar a luz, as cores e
as texturas da quebrada. Então, quando fazia as visitas de locação, eu sempre buscava
analisar a luz que já existia no espaço e ver o que eu poderia aproveitar para o filme e o que
eu deveria adicionar de luz para reforçar aquela situação lumínica. A ideia foi sempre
aproveitar a atmosfera visual que a locação proporciona e reforçar com luz de refletor o que
me parecia necessário para manter o clima que sentia nessas visitas”.

A Direção de Arte, assinada por Paula Albuquerque, foi muito cuidadosa e precisa. A seguir,
Paula nos conta um pouco sobre o processo:
“Foi um processo muito orgânico porque não havia muitos recursos e nem era possível
entrar com milhares de objetos na comunidade, devido às dificuldades de acesso, ruas
estreitas, escadas e mais escadas para chegar a todos os ambientes. Então tivemos que
ser muito assertivos nas interferências de arte. Houve a generosidade da Maria, dona da
casa onde criamos o ambiente da nossa personagem principal, que já era uma locação
muito interessante, em ceder alguns dos seus móveis. Então, trabalhamos com uma
remodelagem dos espaços, adicionando os elementos que produzimos pensando no
universo dos nossos personagens, ao final, eu fiquei bastante satisfeita com o resultado.
Nas outras locações dentro da comunidade também houveram desafios, pois eram
ambientes vivos, pessoas estavam o tempo inteiro passando e vivendo a sua vida
cotidiana, enquanto a gente modificava os espaços, pensando nos nossos personagens.
Mas houve uma colaboração muito gratificante da comunidade, acho que pelo fato de ser
um projeto especial de uma pessoa de lá. Fiquei bem feliz com o resultado final. Achei que
o filme ganhou texturas e cores que estavam dentro da nossa proposta e ao mesmo tempo
que ficou muito natural”.

Por fim, mas não menos importante, é fundamental ressaltar o magnífico trabalho da pós-
produção da Ritmo Visual neste filme. O trabalho da equipe de pós foi extremamente importante
para contar a história, fizeram um trabalho meticuloso para que cada detalhe ficasse o mais

realista possível, isso trouxe, além de beleza, uma sofisticação muito particular para o
videoclipe.

Ficha Técnica filme:
Artista / Ator/ colaboração criativa/ prod. executivo: Winnit – @oficialwinnit
Produtora de vídeo: Ritmo Visual – www.ritmovisual.com – @ritmovisualfilmes
Diretor | Prod. executivo/ Roteirista / Dir. criativo: Pedro H. M. Marques – @pedromarques67
Diretor de fotografia / colaboração criativa / Idealizador: Paul Bessa – @paul_bessa
Produtor executivo: Patrick Caracas – @patcaracas
Assist. Direção / co- roteirista: Marcilia Brito – @marciliabbrito
Coord. produção: Mayra Donatelli – @eumadonatelli
Diretora de Arte: Paula Albuquerque – @paulaalbuquerque.art
Preparador de elenco / ator: Gabriel Chadan – @gabrielchadan
Produtor de casting / Elenco: Akin – @mc_akin
Atriz: Ana Paula Santana – @_anahsantana
Atriz: Wandy Uchôa – @wandyup
Ator: Fernando Rubro – @fernandorubro
2 AD: Gabriel Alviano – @alvianooficial
Produtor de locação: DJ Fire Jah – @dj_firejah
Assist. produção estúdio: Anderson Jacob – @andersonjacob
Assist. produção: H.E – @herapnacional
Assist. produção: Miguel Amarante – @miguel_amarante
Ajudante produção: Xaudre – @cadeoxaudre
Op. Drone: Emerson Pena – @emerson_penaop
Op. de câmera de drone: Roseane Romao – @roseane_romao
1AC: Ricardo Hessel – @r.hessel_
2AC: Michely Ascari – @michelyascari
Técnico Gimbal: Jeff Guimaraes – @jeffz.cine
Logger: Ruan Carlos – @ruancarlos011
Gaffer: Diego Medeiros (Morcego) @D1360morcego
Maquinista: Raimundo Dantas – @raimundo8503
Assist. Elétrica: Rufus – @rufusbodyart
Assist. Maquinária: Humberto Ricardo
Maquinista estúdio: Claudio Luiz (Fumaça) – @damascenoclaudioluiz
Gaffer estúdio: Henrique Piazeentin – @henrique_piazeentin
Equipe elétrica estúdio: Rodrigo Barnete – @barneterodrigo
Assist. Elétrica estúdio: Wagner Damasceno

Assist. maquinária estúdio: Jean Rodrigo – @jean_rodrigo07
Assist. Elétrica estúdio: Carlão
Contrarregra: Valdecir Cardoso (Feijão) – @assistentefeijao
Ajudante arte: Sorriso Leandro – @Sorrisoleandro13
Ajudante arte: Robert Rodrigues – @robertrodrigues607
Assist. arte: Nathalia Mamede – @namamede
Figurinista: Adriana Barbosa – @adrianatudodibom
Maquiadora: Alice Martins – @alice.makeup
Camareira: Vera Castelo – @castelovera
making of: Uly Nogueira – @uly.nogueira
Ajudante produção: @scjcesar1
Coordenador de Pós: Yago Rodrigues – @yago.rodrigues02 / Patrick Caracas – @patcaracas
Montador: Julius Bueno – @juliusbuenovideo
Montagem Making of: Giovanna Stanzani – @gistanzini
Pós-Produção Color: Clandestino – @clandes.tino
Colorista: Alexandre Cristófaro – @alexandrecristofaro
Colorista: João Paulo Geraldo
Diretor de Animação: João Paulo
VFX: Miguel Pereira
Motion: Caio Vinicius – @caiovinimotion
Desenho de som: Patrick Caracas – @patcaracas
Motion / Supervisor VFX set: Erick Espinoza – @es.espinoza
Design Gráfico e Ilustração: José Pedro Bortolini – @josepedrobortolini
Transporte: FJ Transporte – @fj_transportecinema
Catering: Gabi Bolos – @gabibolos.decorados
Catering: S&M Lanches – @xbatata_e_lanches
Catering : Kelly Cristina – @kellycristcunha e Maria Cunha
Locação: Mesa Bar – @mezabaar
Patrocínio: Ritmo Visual – @ritmovisualfilmes
Parceria: Monstercam – @monstercam
Parceria: Barcelona – @barcelonafilmes
Parceria: Casa Tutti – @casa_tutti_24horas
Parceria: Barnett Locadora e Estúdio – @barnettlocadoraeestudios
Parceria: Cine Cidade – @cinecidade
Parceria: Casa do Produtor – @casadoprodutorsp
Parceria: Coptercam – @coptercam
Agradecimento: Red Bull – @redbullbr
Agradecimento: Betinho
Agradecimento: Lurdinha – @lurdinhabrit
Agradecimento: José Medeiros da Silva
Agradecimento / Locação: Maria Irala – @maria.irala
Agradecimento: Comunidade Pantanal – Diadema-SP
Ficha técnica música:
Composição e Voz: Winnit
Produção/Beat: Ragg
Mixagem/Masterização: DiPaiva
Lançamento: Batalha Do Real | Atabaque

 

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