A ASC (American Society of Cinematographers) foi fundada a 8 de janeiro de 1919 e em 2019 comemorou seu centenário. Como parte das comemorações do aniversário, a ASC publicou esta interessante lista com ss 100 filmes com a melhor fotografia do século XX.
A American Society of Cinematographers procura fomentar a história da cinematografia, centrando-se nos últimos tempos nas realizações dos cineastas cujo ofício marcou um marco e fomentou a arte na profissão. O ranking é o primeiro do género dirigido especificamente a a fotografia das fitas. “ Acredito que, como indivíduos e também como membros da ASC, devemos compartilhar com o público o que nos influenciou e inspirou em nosso trabalho e nossa arte: filmes que todos consideramos marcos em nossa profissão”, diz Steven Fierberg, organizador desta lista de honra que foi votada por cineastas profissionais.
Esta lista é uma coleção de títulos importantes que qualquer diretor de fotografia deveria ver e uma ferramenta educacional para qualquer estudante, professor ou amante de cinema que deseja compreender e apreciar a importância desta figura na indústria.
“Esperamos que a lista ajude o público a entender melhor a cinematografia e a mostrar o cineasta como um artista que contribui de forma essencial para a magia do cinema”, conclui Fierberg.
Estes são os 10 filmes mais votados pelos membros do ASC:
Lawrence da Arábia (“Lawrence da Arábia”, 1962)
Considerado um dos melhores filmes da história, o filme dirigido por David Lean é eleito pela ASC como o filme com a melhor fotografia do século XX. Rodado entre Espanha, Marrocos e Jordânia, destacam-se os seus impressionantes planos no deserto e o domínio do formato panorâmico, pela mão do cineasta Freddie Young .
Blade Runner (“Blade Runner”, 1982)
Este filme de culto lançou as bases para a estética da cinematografia e ficção científica moderna, graças ao diretor de fotografia Jordan Cronenweth . Dirigido por Ridley Scott , sua visão sombria e decadente do futuro da cidade de Los Angeles, atormentada por feixes de luz dinâmicos através das janelas, poeira e fumaça, foi uma grande influência em todo o cinema subsequente.
Apocalypse Now (“Apocalypse Now”, 1979)
O filme de guerra americano dirigido e produzido por Francis Ford Coppola não poderia faltar neste ranking. Impressiona a obra de Vittorio Storaro e a exibição de recursos técnicos e estilísticos que vão do naturalismo das cenas de guerra ao expressionismo das aparições do temível Coronel Kurtz.
Cidadão Kane (“Citizen Kane”, 1941)
Considerada outra das maiores obras-primas de toda a história do cinema, Gregg Toland , seu diretor de fotografia conseguiu ser um dos mais influentes e se tornar a história da cinematografia com ele. Ele o fez explorando as possibilidades expressivas e narrativas da luz como ninguém e acima de tudo antes de qualquer outra pessoa, introduzindo novos pontos de vista e enquadramentos nunca vistos no cinema até aquele momento.
O Padrinho (“The Goodfather”, 1972)
Gordon Willis foi apelidado de “o príncipe das trevas” por seu trabalho nesta obra-prima de Francis Ford Coppola , onde levou sua paixão por sombras e fotografia escura contrastante ao extremo, herdeiro das pinturas barrocas de Rembrandt.
Touro Indomável (“Raging Bull”, 1980)
Michael Chapman , que era o operador de câmera de Gordon Willis, começou a dirigir com Martin Scorsese. Entre os dois materializaram esta maravilha do cinema com uma incrível fotografia a preto e branco, que atinge os seus mais altos níveis de excelência nas sequências de combate.
O conformista (“Il Conformista”, 1970) Pode ver o filme completo AQUI
Vittorio Storaro aparece novamente neste ranking, desta vez pela mão de Bernardo Bertolucci na primeira das suas muitas colaborações. O estilo reconhecível e influente de Storaro, com seu famoso uso de cores, sombras, vigas fortes e contrastes, começou a tomar conta deste filme.
Dias do Céu (“Dias do Céu”, 1978)
Nestor Almendros , nascido em Barcelona e cubano por adoção, é o culpado pela presença espanhola entre os dez primeiros. A sua fotografia naturalista e artesanal atinge o seu nível máximo graças a Terence Malick , nas suas inesquecíveis sequências de disparos na chamada hora mágica, dando todo o destaque à paisagem e aos espaços abertos e aproveitando as fontes de luz natural.
2001 – Uma Odisseia no Espaço (“2001: A Space Odyssey”, 1968)
Uma obra-prima da ficção científica e uma verdadeira sétima revolução artística, o lendário filme de Stanley Kubrick não teria sido o mesmo sem o trabalho do primeiro ano de Geoffrey Unsworth e depois de John Alcott. Eles são os responsáveis ??por aquele aspecto asséptico, arrumado e limpo que inunda todas as filmagens e que marcou para sempre as produções de ficção científica. Um marco em tecnologia.
Operação França (“The French Connection”, 1971 )
Um exemplo de como a escassez de meios pode se tornar uma virtude. O trabalho de Owen Roizman neste filme William Friedkin
Este último filme do top ten da culturainquieta, pode surpreender muitos, mas o trabalho de Owen Roizman neste filme de William Friedkin se move entre o calor e a naturalidade das cenas filmadas na França e a feiura das filmagens em Nova York.
Os restantes títulos não são classificados por ordem de importância da sua fotografia, “estamos a tentar chamar a atenção para as conquistas mais significativas da arte do cineasta, não pretendemos destacar uma conquista em detrimento da outra”. Em ordem cronológica, são estes:
Metropolis (1927), filmado por Karl Freund, ASC; Günther Rittau
Napoleon (1927), filmado por Leonce-Henri Burel, Jules Kruger, Joseph-Louis Mundwiller,
Sunrise (1927), filmado por Charles Rosher Sr., ASC; Karl Struss, ASC
E o Vento Levou (1939), filmado por Ernest Haller, ASC
O Mágico de Oz (1939), filmado por Harold Rosson, ASC
The Grapes of Wrath (1940), filmado por Gregg Toland, ASC
How Green Was My Valley (1941), filmado por Arthur C. Miller, ASC
Casablanca (1942), filmado por Arthur Edeson, ASC
The Magnificent Ambersons (1942), filmado por Stanley Cortez, ASC
Black Narcissus (1947), filmado por Jack Cardiff, BSC
The Bicycle Thief (1948), filmado por Carlo Montuori,
The Red Shoes (1948), filmado por Jack Cardiff, BSC
The Third Man (1949), filmado por Robert Krasker, BSC
Rashomon (1950) filmado por Kazuo Miyagawa
Sunset Boulevard (1950), filmado por John Seitz, ASC
On the Waterfront (1954), filmado por Boris Kaufman, ASC
Seven Samurai (1954), filmado por Asakazu Nakai
The Night of the Hunter (1955), filmado por Stanley Cortez, ASC
The Searchers (1956), filmado por Winton C. Hoch, ASC
Ponte sobre o rio Kwai (1957), filmado por Jack HIlyard, BSC
Touch of Evil (1958), filmado por Russell Metty, ASC
Vertigo (1958), filmado por Robert Burks, ASC
North by Northwest (1959), filmado por Robert Burks, ASC
Breathless (1960), filmado por Raoul Coutard
Ano passado em Marienbad (1961), filmado por Sacha Vierny
8 ½ (1963), filmado por Gianni Di Venanzo
Hud (1963), filmado por James Wong Howe, ASC
Dr. Strangelove ou: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (1964), filmado por Gilbert Taylor, BSC
Eu Sou Cuba (Eu sou Cuba; 1964), filmado por Sergei Urusevsky
Doctor Zhivago (1965), filmado por Freddie Young, BSC
A Batalha de Argel (1966), filmado por Marcello Gatti
Quem tem medo de Virginia Woolf? (1966), filmado por Haskell Wexler, ASC
Cool Hand Luke (1967), filmado por Conrad Hall, ASC
The Graduate (1967), filmado por Robert Surtees, ASC
In Cold Blood (1967), filmado por Conrad Hall, ASC
Era uma vez no oeste (1968), filmado por Tonino Delli Colli, AIC
Butch Cassidy e o Sundance Kid (1969), filmado por Conrad Hall, ASC
The Wild Bunch (1969), filmado por Lucien Ballard, ASC
A Clockwork Orange (1971), filmado por John Alcott, BSC
Klute (1971), filmado por Gordon Willis, ASC
The Last Picture Show (1971), filmado por Robert Surtees, ASC
McCabe and Mrs. Miller (1971), filmado por Vilmos Zsigmond, ASC, HSC
Cabaret (1972), filmado por Geoffery Unsworth, BSC
Último Tango em Paris (1972), filmado por Vittorio Storaro, ASC, AIC
O Exorcista (1973), filmado por Owen Roizman, ASC
Chinatown (1974), filmado por John Alonzo, ASC
The Godfather: Part II (1974), filmado por Gordon Willis, ASC
Barry Lyndon (1975), filmado por John Alcott, BSC
One Flew Over the Cuckoo’s Nest (1975), filmado por Haskell Wexler, ASC
Todos os Homens do Presidente (1976), filmado por Gordon Willis, ASC
Taxi Driver (1976), filmado por Michael Chapman, ASC
Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), filmado por Vilmos Zsigmond, ASC, HSC
The Duellists (1977), filmado por Frank Tidy, BSC
The Deer Hunter (1978), filmado por Vilmos Zsigmond, ASC, HSC
Alien (1979), filmado por Derek Vanlint, CSC
All that Jazz (1979), filmado por Giuseppe Rotunno, ASC, AIC
Being There (1979), filmado por Caleb Deschanel, ASC
The Black Stallion (1979), filmado por Caleb Deschanel, ASC
Manhattan (1979), filmado por Gordon Willis, ASC
The Shining (1980), filmado por John Alcott, BSC
Chariots of Fire (1981), filmado por David Watkin, BSC
Das Boot (1981), filmado por Jost Vacano, ASC
Reds (1981), filmado por Vittorio Storaro, ASC, AIC
Fanny e Alexander (1982), filmado por Sven Nykvist, ASC
The Right Stuff (1983), filmado por Caleb Deschanel, ASC
Amadeus (1984), filmado por Miroslav Ondricek, ASC, ACK
The Natural (1984), filmado por Caleb Deschanel, ASC
Paris, Texas (1984), filmado por Robby Müller, NSC, BVK
Brasil (1985), filmado por Roger Pratt, BSC
The Mission (1986), filmado por Chris Menges, ASC, BSC
Empire of the Sun (1987), filmado por Allen Daviau, ASC
O Último Imperador (1987), filmado por Vittorio Storaro, ASC, AIC
Wings of Desire (1987), filmado por Henri Alekan
Mississippi Burning (1988), filmado por Peter Biziou, BSC
JFK (1991), filmado por Robert Richardson, ASC
Raise the Red Lantern (1991), filmado por Lun Yang
Unforgiven (1992), filmado por Jack Green, ASC
Baraka (1992), filmado por Ron Fricke
A Lista de Schindler (1993), filmado por Janusz Kaminski
Searching For Bobby Fischer (1993), filmado por Conrad Hall, ASC
Trois Coulieurs: Bleu (Three Colors: Blue; 1993), filmado por Slawomir Idziak, PSC
The Shawshank Redemption (1994), filmado por Roger Deakins, ASC, BSC
Seven (1995), filmado por Darius Khondji, ASC, AFC
O Paciente Inglês (1996), filmado por John Seale, ASC, BSC
LA Confidential (1997), filmado por Dante Spinotti, ASC, AIC
Salvando o Soldado Ryan (1998), filmado por Janusz Kaminski
The Thin Red Line (1998), filmado por John Toll, ASC
American Beauty (1999), filmado por Conrad Hall, ASC
The Matrix (1999), filmado por Bill Pope, ASC
In the Mood for Love (2000), filmado por Christopher Doyle, HKSC