Os 100 filmes com a melhor fotografia do século XX, segundo a American Society of Cinematographers

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A ASC (American Society of Cinematographers) foi fundada a 8 de janeiro de 1919 e em 2019 comemorou seu centenário. Como parte das comemorações do aniversário, a ASC publicou esta interessante lista com ss 100 filmes com a melhor fotografia do século XX.

American Society of Cinematographers procura fomentar a história da cinematografia, centrando-se nos últimos tempos nas realizações dos cineastas cujo ofício marcou um marco e fomentou a arte na profissão. O ranking é o primeiro do género dirigido especificamente a a fotografia das fitas. “ Acredito que, como indivíduos e também como membros da ASC, devemos compartilhar com o público o que nos influenciou e inspirou em nosso trabalho e nossa arte: filmes que todos consideramos marcos em nossa profissão”, diz Steven Fierberg, organizador desta lista de honra que foi votada por cineastas profissionais.

Esta lista é uma coleção de títulos importantes que qualquer diretor de fotografia deveria ver e uma ferramenta educacional para qualquer estudante, professor ou amante de cinema que deseja compreender e apreciar a importância desta figura na indústria.

“Esperamos que a lista ajude o público a entender melhor a cinematografia e a mostrar o cineasta como um artista que contribui de forma essencial para a magia do cinema”, conclui Fierberg.

Estes são os 10 filmes mais votados pelos membros do ASC:

Lawrence da Arábia (“Lawrence da Arábia”, 1962)

Considerado um dos melhores filmes da história, o filme dirigido por David Lean é eleito pela ASC como o filme com a melhor fotografia do século XX. Rodado entre Espanha, Marrocos e Jordânia, destacam-se os seus impressionantes planos no deserto e o domínio do formato panorâmico, pela mão do cineasta Freddie Young .

Blade Runner (“Blade Runner”, 1982)

Este filme de culto lançou as bases para a estética da cinematografia e ficção científica moderna, graças ao diretor de fotografia  Jordan Cronenweth . Dirigido por Ridley Scott , sua visão sombria e decadente do futuro da cidade de Los Angeles, atormentada por feixes de luz dinâmicos através das janelas, poeira e fumaça, foi uma grande influência em todo o cinema subsequente.

Apocalypse Now (“Apocalypse Now”, 1979)

O filme de guerra americano dirigido e produzido por Francis Ford Coppola não poderia faltar neste ranking. Impressiona a obra de  Vittorio Storaro e a exibição de recursos técnicos e estilísticos que vão do naturalismo das cenas de guerra ao expressionismo das aparições do temível Coronel Kurtz.

Cidadão Kane (“Citizen Kane”, 1941)

Considerada outra das maiores obras-primas de toda a história do cinema, Gregg Toland , seu diretor de fotografia conseguiu ser um dos mais influentes e se tornar a história da cinematografia com ele. Ele o fez explorando as possibilidades expressivas e narrativas da luz como ninguém e acima de tudo antes de qualquer outra pessoa, introduzindo novos pontos de vista e enquadramentos nunca vistos no cinema até aquele momento.

O Padrinho (“The Goodfather”, 1972)

Gordon Willis foi apelidado de “o príncipe das trevas” por seu trabalho nesta obra-prima de Francis Ford Coppola , onde levou sua paixão por sombras e fotografia escura contrastante ao extremo, herdeiro das pinturas barrocas de Rembrandt.

Touro Indomável (“Raging Bull”, 1980)

Michael Chapman , que era o operador de câmera de Gordon Willis, começou a dirigir com Martin Scorsese. Entre os dois materializaram esta maravilha do cinema com uma incrível fotografia a preto e branco, que atinge os seus mais altos níveis de excelência nas sequências de combate.

O conformista (“Il Conformista”, 1970) Pode ver o filme completo AQUI

Vittorio Storaro aparece novamente neste ranking, desta vez pela mão de  Bernardo Bertolucci  na primeira das suas muitas colaborações. O estilo reconhecível e influente de Storaro, com seu famoso uso de cores, sombras, vigas fortes e contrastes, começou a tomar conta deste filme.

Dias do Céu (“Dias do Céu”, 1978)

Nestor Almendros , nascido em Barcelona e cubano por adoção, é o culpado pela presença espanhola entre os dez primeiros. A sua fotografia naturalista e artesanal atinge o seu nível máximo graças a Terence Malick , nas suas inesquecíveis sequências de disparos na chamada hora mágica, dando todo o destaque à paisagem e aos espaços abertos e aproveitando as fontes de luz natural.

2001 – Uma Odisseia no Espaço (“2001: A Space Odyssey”, 1968)
Uma obra-prima da ficção científica e uma verdadeira sétima revolução artística, o lendário filme de Stanley Kubrick não teria sido o mesmo sem o trabalho do primeiro ano de Geoffrey Unsworth e depois de John Alcott. Eles são os responsáveis ??por aquele aspecto asséptico, arrumado e limpo que inunda todas as filmagens e que marcou para sempre as produções de ficção científica. Um marco em tecnologia.

Operação França (“The French Connection”, 1971 )

Um exemplo de como a escassez de meios pode se tornar uma virtude. O trabalho de Owen Roizman neste filme William Friedkin
Este último filme do top ten da culturainquieta, pode surpreender muitos, mas o trabalho de Owen Roizman neste filme de William Friedkin  se move entre o calor e a naturalidade das cenas filmadas na França e a feiura das filmagens em Nova York.

Os restantes títulos não são classificados por ordem de importância da sua fotografia, “estamos a tentar chamar a atenção para as conquistas mais significativas da arte do cineasta, não pretendemos destacar uma conquista em detrimento da outra”. Em ordem cronológica, são estes:

Metropolis (1927), filmado por Karl Freund, ASC; Günther Rittau

Napoleon (1927), filmado por Leonce-Henri Burel, Jules Kruger, Joseph-Louis Mundwiller,

Sunrise (1927), filmado por Charles Rosher Sr., ASC; Karl Struss, ASC

E o Vento Levou (1939), filmado por Ernest Haller, ASC

O Mágico de Oz (1939), filmado por Harold Rosson, ASC

The Grapes of Wrath (1940), filmado por Gregg Toland, ASC

How Green Was My Valley (1941), filmado por Arthur C. Miller, ASC

Casablanca (1942), filmado por Arthur Edeson, ASC

The Magnificent Ambersons (1942), filmado por Stanley Cortez, ASC

Black Narcissus (1947), filmado por Jack Cardiff, BSC

The Bicycle Thief (1948), filmado por Carlo Montuori,

The Red Shoes (1948), filmado por Jack Cardiff, BSC

The Third Man (1949), filmado por Robert Krasker, BSC

Rashomon (1950) filmado por Kazuo Miyagawa

Sunset Boulevard (1950), filmado por John Seitz, ASC

On the Waterfront (1954), filmado por Boris Kaufman, ASC

Seven Samurai (1954), filmado por Asakazu Nakai

The Night of the Hunter (1955), filmado por Stanley Cortez, ASC

The Searchers (1956), filmado por Winton C. Hoch, ASC

Ponte sobre o rio Kwai (1957), filmado por Jack HIlyard, BSC

Touch of Evil (1958), filmado por Russell Metty, ASC

Vertigo (1958), filmado por Robert Burks, ASC

North by Northwest (1959), filmado por Robert Burks, ASC

Breathless (1960), filmado por Raoul Coutard

Ano passado em Marienbad (1961), filmado por Sacha Vierny

8 ½ (1963), filmado por Gianni Di Venanzo

Hud (1963), filmado por James Wong Howe, ASC

Dr. Strangelove ou: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (1964), filmado por Gilbert Taylor, BSC

Eu Sou Cuba (Eu sou Cuba; 1964), filmado por Sergei Urusevsky

Doctor Zhivago (1965), filmado por Freddie Young, BSC

A Batalha de Argel (1966), filmado por Marcello Gatti

Quem tem medo de Virginia Woolf? (1966), filmado por Haskell Wexler, ASC

Cool Hand Luke (1967), filmado por Conrad Hall, ASC

The Graduate (1967), filmado por Robert Surtees, ASC

In Cold Blood (1967), filmado por Conrad Hall, ASC

Era uma vez no oeste (1968), filmado por Tonino Delli Colli, AIC

Butch Cassidy e o Sundance Kid (1969), filmado por Conrad Hall, ASC

The Wild Bunch (1969), filmado por Lucien Ballard, ASC

A Clockwork Orange (1971), filmado por John Alcott, BSC

Klute (1971), filmado por Gordon Willis, ASC

The Last Picture Show (1971), filmado por Robert Surtees, ASC

McCabe and Mrs. Miller (1971), filmado por Vilmos Zsigmond, ASC, HSC

Cabaret (1972), filmado por Geoffery Unsworth, BSC

Último Tango em Paris (1972), filmado por Vittorio Storaro, ASC, AIC

O Exorcista (1973), filmado por Owen Roizman, ASC

Chinatown (1974), filmado por John Alonzo, ASC

The Godfather: Part II (1974), filmado por Gordon Willis, ASC

Barry Lyndon (1975), filmado por John Alcott, BSC

One Flew Over the Cuckoo’s Nest (1975), filmado por Haskell Wexler, ASC

Todos os Homens do Presidente (1976), filmado por Gordon Willis, ASC

Taxi Driver (1976), filmado por Michael Chapman, ASC

Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), filmado por Vilmos Zsigmond, ASC, HSC

The Duellists (1977), filmado por Frank Tidy, BSC

The Deer Hunter (1978), filmado por Vilmos Zsigmond, ASC, HSC

Alien (1979), filmado por Derek Vanlint, CSC

All that Jazz (1979), filmado por Giuseppe Rotunno, ASC, AIC

Being There (1979), filmado por Caleb Deschanel, ASC

The Black Stallion (1979), filmado por Caleb Deschanel, ASC

Manhattan (1979), filmado por Gordon Willis, ASC

The Shining (1980), filmado por John Alcott, BSC

Chariots of Fire (1981), filmado por David Watkin, BSC

Das Boot (1981), filmado por Jost Vacano, ASC

Reds (1981), filmado por Vittorio Storaro, ASC, AIC

Fanny e Alexander (1982), filmado por Sven Nykvist, ASC

The Right Stuff (1983), filmado por Caleb Deschanel, ASC

Amadeus (1984), filmado por Miroslav Ondricek, ASC, ACK

The Natural (1984), filmado por Caleb Deschanel, ASC

Paris, Texas (1984), filmado por Robby Müller, NSC, BVK

Brasil (1985), filmado por Roger Pratt, BSC

The Mission (1986), filmado por Chris Menges, ASC, BSC

Empire of the Sun (1987), filmado por Allen Daviau, ASC

O Último Imperador (1987), filmado por Vittorio Storaro, ASC, AIC

Wings of Desire (1987), filmado por Henri Alekan

Mississippi Burning (1988), filmado por Peter Biziou, BSC

JFK (1991), filmado por Robert Richardson, ASC

Raise the Red Lantern (1991), filmado por Lun Yang

Unforgiven (1992), filmado por Jack Green, ASC

Baraka (1992), filmado por Ron Fricke

A Lista de Schindler (1993), filmado por Janusz Kaminski

Searching For Bobby Fischer (1993), filmado por Conrad Hall, ASC

Trois Coulieurs: Bleu (Three Colors: Blue; 1993), filmado por Slawomir Idziak, PSC

The Shawshank Redemption (1994), filmado por Roger Deakins, ASC, BSC

Seven (1995), filmado por Darius Khondji, ASC, AFC

O Paciente Inglês (1996), filmado por John Seale, ASC, BSC

LA Confidential (1997), filmado por Dante Spinotti, ASC, AIC

Salvando o Soldado Ryan (1998), filmado por Janusz Kaminski

The Thin Red Line (1998), filmado por John Toll, ASC

American Beauty (1999), filmado por Conrad Hall, ASC

The Matrix (1999), filmado por Bill Pope, ASC

In the Mood for Love (2000), filmado por Christopher Doyle, HKSC

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