A DJI apresentou este ano, tanto na CES como na NABShow as telas ultra-brilhantes Crystal Sky. Ele também conta com um monitor secundário que mostra dados de telemetria.
A família de monitores dedicados Crystal Sky oferece telas mais brilhantes e confiáveis para pilotos, fotógrafos e cineastas que precisam de informação visual mais robusta do que a disponível em smartphones e tablets, mas será que é assim tanta a diferença, vale a pena o investimento?
Os monitores estão disponíveis em Crystal Sky 5,5 polegadas e 7,85 polegadas. Eles se conectam diretamente ao controle Cendence, e utilizam um novo suporte específico para encaixar-se em outros controles remotos DJI. E foram projetados para atuar em temperaturas entre -20 e 40 graus Celsius (-4 a 104 ?), e podem funcionar até 6 horas, sob condições ideais, utilizando uma bateria externa secundária.
O único ponto negativo, embora não faça falta para quem usa só para drones, é a falta de uma entrada HDMI para que possamos usar nas câmeras como monitor. Quem sabe quando sair a versão 2.
Os diversos fabricantes de telas no mercado sempre prometem ter melhores telas que os celulares e de aguentar mais temperatura, mas alguns testes que fiz ou eram piores ou iguais e tem sempre o problema dos adaptadores e baterias pesadas, por isso nem liguei muito a quando o vi na NABShow.
Recentemente no seu canal no intagram, Robert Starling, SOC, um reconhecido operador de steadicam e operador e instrutor voo de drones publicou uns videos onde fala dos monitores Crystal Sky, porque os usa no deserto Las Vegas onde vive e as diferenças de usar tanto telas de iPad/iPhone, ou até monitores profissionais de cinema, como no video abaixo onde compara com o monitor BON 15″ Super Bright de $2300 USD e o iPad Air 9″
Review do monitor DJI CrystalSky 5.5″ feito em Baker, California (Death Valley Area)
temperatura: 46 a 48 graus C, umidade 9%
Teste feito por Tom com iphone e ipad , mostra os 3 a 10:50
versão de 5,5 polegadas e 1000 cd/m2 por U$469; uma versão de 7,85 polegadas e 1000 cd/m2 a U$699; e uma versão de 7,85 polegadas e 2.000 cd/m2 por U$999.
Rodrigo Pereira Fábio Rezende
Ademir Ribeiro
Eles vacilaram, por que não colocaram uma entrada Hdmi? Tem apenas saída. Se tivesse entrada hdmi poderia ser usado como monitor de referência em câmeras, aí sim valeria o investimento. Agora pagar esse valor apenas para usar no drone não é lá tão vantajoso.
exato é uma pena isso
mas para quem usa drones so é vantagem quantas vezes ja tivemos problemas de super aquecimento e perdemos completamente de ver a tela por causa do sol. Para quem faz so isso é o indicado
Fernando Crispim Sanches Orlando K Júnior
Leandro Realista
Eu usava um iphone 6S e era uma bosta, ai comprei um sansung J5 e ta bombando.
Luiz Paulo Cavedagne
Gerson Sánchez
André Ricardo
[…] Fonte: Porque vale a pena o investimento no monitor CrystalSky da DJI (testes comparativos com iPad e iPhon… […]
Eu tenho o pro plus e nao me arrependo de nada.
Leandro Ribeiro de Mattos
Adriano Luz Ribeiro Marcio Santos
Juan Troncoso