A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura lançam a Belo Horizonte Film Commission, que será a responsável, na Prefeitura de Belo Horizonte, por apoiar as produções audiovisuais no município, autorizando, regulando e atraindo novas filmagens para a capital. Instituída por meio de Decretos Municipais nº 17.882 e nº 17.883, publicados no Diário Oficial do Município no último dia 24 de fevereiro.
Como principal resultado a partir da implementação da Belo Horizonte Film Commission, as autorizações de filmagens em locais públicos da cidade serão concedidas com maior celeridade e desburocratização pela Prefeitura. Os produtores e produtoras de audiovisual que desejarem filmar em Belo Horizonte, agora, deverão preencher um formulário único de solicitação, que pode ser acessado no site oficial da Film Commission.
A Belo Horizonte Film Commission, instituída pelo Decreto Municipal nº 17.883, é a instância da Prefeitura de Belo Horizonte responsável pela regulação, autorização e atração de filmagens no município. Seu objetivo é valorizar a cidade de Belo Horizonte por meio da facilitação da produção audiovisual, do acesso aos cenários urbanos, aos profissionais e às obras audiovisuais criadas na cidade.
Entre os seus principais serviços, destaca-se a autorização de filmagens e gravações em áreas públicas municipais para produções dos mais variados formatos: de programas de TV, obras de ficção, documentários, longas ou curtas-metragens, sejam nacionais ou estrangeiras. A colaboração da Belo Horizonte Film Commission se dá, especialmente, por meio da garantia de uma assistência para o melhor desenrolar da economia audiovisual no município, assegurando celeridade nos trâmites de autorização.
A produção que tenha o intuito de filmar em áreas públicas da cidade pode acessar o Formulário Único de Filmagens e Gravações, porta única das solicitações de autorização, disponível neste site (ao final da página) ou no Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte (servicos.pbh.gov.br).
A Belo Horizonte Film Commission possui também um catálogo de locações municipais, que pode ser acessado neste site e apresenta os mais diversos cenários existentes na cidade, passando por espaços como o Conjunto Moderno da Pampulha, algumas das principais praças da cidade, os equipamentos municipais da cultura, os Conjuntos Arquitetônicos tradicionais, a paisagem urbana e os parques da capital.
A Belo Horizonte Film Commission conta, ainda, com um cadastro de prestadores de serviços da cidade, buscando facilitar o acesso pelas produções de fora à reconhecida qualidade dos agentes produtivos do audiovisual mineiro.
A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual de Belo Horizonte, o BH nas Telas, lançado em 2018 pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e que compreende uma série de ações voltadas ao desenvolvimento do setor audiovisual na capital.